dc.relation | ALMEIDA, Ricardo Santos de; MELO, Maria Aparecida Vieira de. A geografia e seu processo de ensino na educação básica: reflexões necessárias. Revista Ensino de Geografia (Recife), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–13, 2021. DOI: 10.51359/2594-9616.2021.246303. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/246303. Acesso em: 25 de ago. de 2023.
ALVES, Telma Lucia Bezerra; PEREIRA, Suellen Silva; CABRAL, Laíse Do Nascimento. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Educação UFSM, v. 38, n. 02, p. 417-433, 2013. Disponível em:
http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442013000200013&script=sci_abstract. Acesso em: 24 de ago. de 2023.
AQUINO, Denize Tomaz; FREITAS, Marlene Burégio; SOBRAL, Thainá Santos; SANTOS, José Lucas dos. O lúdico na geografia: possibilidades e limites no ensino fundamental.: Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, Guarulhos – SP, v.8, n. 3, 19–35, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10779. Acesso em 27 maio 2023.
BARBOSA NETO, M. V., PESSÔA, A. L. C. B., SILVA, D. F., & NASCIMENTO, D. S. Solos, aprender e conservar: Promoção da educação em solos através de oficinas itinerantes em escolas da Educação Básica em áreas urbanas e rurais. Revista Caravana. Diálogos entre Extensão e Sociedade, v.4 n.2, p. 76-94, 2019. Disponível em:
https://caravana.ifpe.edu.br/index.php/caravana/issue/view/11. Acesso em: 24 de ago. de 2023
BASTOS, Almir Pereira. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. Conhecimento prático: Geografia, São Paulo, n.37, p. 44-50, mai. 2011.
BIONDI, D.; FALKOWSKI, V. AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O TEMA “SOLO”. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 22, 2012. DOI: 10.14295/remea.v22i0.2811. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2811. Acesso em: 19 de nov. de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacional de Geografia/Ensino Fundamental.1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Acesso em: 06 maio. 2023.
CARMO, Amanda Amália A.; TEIXEIRA, Catarina; MOREIRA, Manuela T. Solo: Um aliado na Educação Ambiental Sustentável em uma escola pública do interior de Minas Gerais. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2014/ VII-019.pdf. Acesso em: 7 abril, 2023
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Para entender a necessidade de praticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, KAERCHER, Nestor André (orgs). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CASTROGIOVANNI, A.C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2007.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.); CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
CAVALCANTI, L.S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. CEDES, Campinas, v.25, n.66, ago.2005. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WnXnVgTRQHZttxBQR44gt9x/?format=pdf&lang=pt, Acesso em: 12 dezembro, 2023.
CAVALCANTI, L. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 18. ed. Campinas: Papirus, 2013.
CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa científica. Administração on line, v. 1, n. 1, p. 25, 2000.
COSTA, A.A. da; MESQUITA, M.L.de. Solos e ensino: a proposta dos livros didáticos de
geografia e dos parâmetros curriculares nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DOS
GEÓGRAFOS: Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas, 16., 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Mediação, 2010.
Disponível em: <http://www.agb.org.br/xvieng/anais/index.html>. Acesso em: 9 abril. 2023.
CHRISTOPHERSON, R. W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 7 ed. Porto Alegre, 2017.
DE SÁ, Leonardo Nogueira et al. A importância da cobertura vegetal no processo de erosão e degradação do solo no ensino da geografia. INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, v. 3, n. 3, p. 173-188, 2020.
EMERIQUE, Paulo Sérgio. Aprender e ensinar por meio do lúdico. In: SCHAWARTZ, Gisele Maria. Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri: Manole, 2004.
ESPÍNDOLA, Carlos Roberto. Histórico das pesquisas sobre Solos até meados do século XX, com ênfase no Brasil. 2018 Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index. .php/ rig/article/view/12677. Acesso: 8 abril. 2023
FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. 2004. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/95637. Acesso em: 8 abril. 2023.
FERREIRA, Stella Mendes & VILELA, Carolina Lima. Conhecer para conquistar: o desenvolvimento de um jogo como estratégia didática para o ensino de geografia do 9º ano EF. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 14.,2019, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2019. Disponível em <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/ view/3157/3020> Acesso em: 8 abril. 2023.
FONSECA, Madalena. O que é um perfil de solo?. Revista de Ciência Elementar, v. 7, n. 2, 2019. DOI http://doi.org/10.24927/rce2019.021. Disponível em:
https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2019/021/. Acesso em: 29 de nov. de 2023.
FREITAS, A. L. F.; VITAL, A. F. M.; NASCIMENTO, B. M. S.; LUTOSA, A. F. S.; SOUZA, M. P.; RAMOS, G. G. R. Percepções sobre a importância do solo: Estudo de caso em uma escola de Itapetim – PE. Agropecuária científica no semiárido, v. 14, n. 1, p. 42-49, 2018. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/acsa/index.php/ACSA/article/view/932/pdf. Acesso em 05 maio. 2023.
GONÇALVES, Carlos Alberto; DE MORAES MEIRELLES, Anthero. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. Editora Atlas SA, 2004.
GOULART, A. V.; SILVA, C. C. F.; WABER, M. A. Importância das aulas práticas no
ensino de solos. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO,8, 2016, Uruguaiana – RS. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Uruguaiana – RS: Unipampa, 2016, p. 1-2. Disponível em: http://publicase.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/19281. Acesso em: 11 Dez. 2023.
GUIMARÃES, M.A., CRISTO, S.S.V., PAIXÃO, R.B., SANTIAGO, A.M.A. Educação
Ambiental: nossos solos, nossa vida: O TEMA SOLO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL - TO. . Rev. Ed. Amb., Novo Hamburgo, n.41, p.1-11, 2012. Disponível em :
https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1585. Acesso em: 29 de nov. de 2023.
KAERCHER, Nestor André. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011.
KLAUSEN, Luciana dos Santos. Aprendizagem Significativa: um desafio. Congresso
Nacional de Educação – EDUCERE, XIV, 2019, Curitiba-PR. Editora Universitária
Champagnat. Pág. 6403 a 6411. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2019/28296_14354.pdf. Acesso:25 maio.2023.
LEONARDO, F. de A. P.; MEDEIROS NETO, P. H.; SOUTO, J. S.; PEREIRA FILHO, J. V.; SOUTO, P. C.; AVES, A. U. Ciclagem de nutrientes e macrofauna do solo em áreas de caatinga. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 9, p. 16733–16752, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.9-175. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1449. Acesso em: 13 Dezembro. 2023.
LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
LEPSCH, Igor F. 19 lições de pedologia. São Paulo: oficina de textos, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2017.
LIMA, Valmiqui Costa; LIMA, Marcelo Ricardo de; MELO, Vander de Freitas (Eds.) O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2007.
LIMA, Marcelo Ricardo de (Org). Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Curitiba: UFPR, 2014.
MARTINS, Pollyany Pereira. A produção de jogos pedagógicos no ensino de geografia: a inserção lúdica na atividade do saber aprender. Mato Grosso: Revista Facisa on-line, v 09, n. 1, p. 24‐34, 2020. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php?journal=revistafacisa&page=article&op=view&path%5B%5D=374. Acesso em: 29 de nove. De 2023.
MARIUCI, Sergio; FERRI, Maricia Da Silva; FELICETTI, Vera Lucia. Uma sombra na educação brasileira: do ensino regular ao paralelo. Revista Latinoamericana de Educación Comparada: RELEC, v. 3, n. 3, p. 85-96, 2012.
MENDES, S. O. O solo no ensino de Geografia e sua importância para a formação
cidadã na educação básica. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) -
Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 17, Nº 2, 422-436, 2018. Disponível em:
http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf. Acesso em: 06 de dez. de 2023
MUGGLER, C.C.; SOBRINHO, F. de A. S.; MACHADO, F. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, p. 733- 740, 2006. DOI: 10.1590/S0100-06832006000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/Nm8pcwCzY4dh87dzkzQKQ9z/abstract/?lang=pt. Acesso em 22 de Agosto. de 2023.
NASCIMENTO, D. S.; BARBOSA NETO, M. V.; SILVA, D. F.; OLIVEIRA, I. V. A.; SOUZA, D. D. R. Desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de solos no ensino fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 18., 2019, Ceará. Anais SBGF. ISBN: 978-85-7282-778-2.
Oliveira, A. N. S., Marques, J. D. O., & Paes, L. S. Análise do tema Solo nos livros didáticos de Ciência da Natureza. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. URL: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0657-1.pdf. Acesso 02 MAIO.2023.
OLIVEIRA, Juliana Aparecida Santim de; SILVA, Nivaldo Correia da. O lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. Revista Saber Acadêmico, Presidente
Prudente, nº 25, p. 30 a 44, 2018. Disponível em:
https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20181113151737.pdf, Acesso 25 de maio. 2023.
OLIVEIRA, DBC de; SOARES, W. de A.; SILVA, SR da. Contribuição do solo natural para a drenagem urbana em área suscetível a inundações em Recife - PE. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 7, pág. 4110716269, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16269.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16269. Acesso em: 10 dez. 2023.
PALACIO, Orjana Dias; OLIVEIRA, Carlos Wagner; MEIRELES, Ana Célia Maia; SOUZA JÚNIOR, Teobaldo Gabriel. Análise de Susceptibilidade a Alagamento em Juazeiro do Norte. Revista Brasileira de Geografia Física, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 2204–2219, 2021. DOI: 10.26848/rbgf.v14.4.p2204-2219. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/rbgfe/article/view/246292. Acesso em: 06 de dez. de 2023
PONTUSCHKA, Nídia. N. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RANGEL, L. de A.; SILVA, A. C. Atividade prática para aprendizagem geográfica: ensino de solos na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020014, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658877. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658877. Acesso em: 21 de set. de 2023.
SALOMÃO, V. L., Ribon, A. A. & Souza, I.O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás/GO. Enciclopédia Biosfera, v.17 n.34; p. 355-368, 2020.
URL: http://www.conhecer.org.br/enci-clop/2020D/o%20ensino.pdf. Acesso 04 maio. 2023.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
SILVA, L. C. da; BERTAZZO, C. J. O LÚDICO, A GEOGRAFIA E A MEDIAÇÃO DIDÁTICA. Revista Geoaraguaia, [S. l.], v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4868. Acesso em: 11 dez. 2023.
SILVA, D. F.; BARBOSA NETO, M. V. ; BARROS, A. L. C. ; NASCIMENTO, D. S. . Contribuição da oficina de solos para o processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso numa escola de ensino médio. In: PINHEIRO, L. S.; GORAYEB, A.. (Org.). Geografia física e as mudanças globais. 1. ed. Fortaleza: UFC, v. 18, p. 1-5, 2019.
SILVA, V. da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes , Fortaleza, v. 5, pág. 62-68, julho de 2012. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117. Acesso em: 24 de ago. De 2023.
SILVA, C. C. E.; SILVA, F. P. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v. 8, p. 57-67, 2020. Disponível em: https://www.revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534/253. Acesso em: 21 de set. de 2023.
SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. 3. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2011.
SOUSA, M. A. da S.; ALMEIDA, J. N. de; CORDEIRO, J. M. P. Ensino de Geografia e Educação Ambiental por meio de orquidário. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 342–355, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.13620. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/13620. Acesso em: 24 de ago. de 2023.
STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 1. ed. Curitiba: interSaberes, 2012.
STEFFLER, M., Martins, V. M., Cunha, J. E., Rocha, A. S.& Danzer, M. (2012). O solo como instrumento de educação ambiental. Universidade Estadual do Oes-te do Paraná (Unioeste), PR. 15p. URL: https://docplayer.com.br/20222367-O-solo-como-in-strumento-de-educacao-ambiental.html. Acesso em 10 de Dezembro. 2023.
TABILE, Ariete Fröhlich; JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017. Disponível em:
https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/519/fatores-influenciadores-no-processo-de-aprendizagem--um-estudo-de-caso. Acesso em: 24 de ago. de 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18º.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TÔRRES, Lucas Matheus Garcia et al.. Capitalismo e cultura: o “jogo das pistas” como aplicação didático-pedagógica.. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68142>. Acesso em: 21 de set. de 2023.
TÔSTO, S.G. Sustentabilidade e valoração de serviços ecossistêmicos no município de Araras. 2010. 217 f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Campinas, 2010.
VEZZANI, Fabiane M. Valorização ambiental do Solo. In: LIMA, Marcelo Ricardo de (Org). Conhecendo os Solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Curitiba: UFPR, 2014.
ZANELLATO, D. C. Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos, PR. Dois Vizinhos: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. p. 93, 2015. | pt_BR |