dc.contributor.author | Maria Aparecida Cruz | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardina Santos Araújo de Sousa | pt_BR |
dc.contributor.editor | Yuri Gabryel Cabral da Silva | pt_BR |
dc.contributor.editor | Júlio Henrique Silva dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.editor | Maycha Avelino de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.editor | Nielson Sales de Santana | pt_BR |
dc.contributor.editor | Samuel Clemente de Oliveira Santos | pt_BR |
dc.contributor.editor | Sofia Barros Pinheiro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.editor | Tamyres Soares Silva de Lira | pt_BR |
dc.contributor.other | Dimas Brasileiro Veras | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Olinda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T01:30:03Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T01:30:03Z | |
dc.date.issued | 2024-11-04 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, Maria Aparecida; SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. O empoderamento feminino em discussão. 2024. 24 f. Produto Educacional: Podcast. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1503 | |
dc.description.abstract | PROFEPT) para conceder o título de mestre requer a elaboração de um produto educacional. Sendo assim, estamos propondo o podcast “O Empoderamento Feminino em Discussão”, a fim de fazer jus às mulheres participantes dos Negeds do IFPE, dos Campi Recife e Pesqueira. Este produto educacional tem como objetivo fazer com que as mulheres possam retratar sua história de vida, com imagens, fragmentos de suas narrativas, percepções de si para que, pela lembrança, possam fazer a travessia do que eram e do que são, em seu meio sócio-histórico, bem como do empoderamento apreendido ao longo de sua trajetória no Neged.
Morais (2020) afirma que “o produto educacional deve ser um material educativo que facilite o desenvolvimento de uma experiência de aprendizagem, propiciando a construção de novos saberes por meio da reflexão e da ressignificação de conhecimentos outros”. Deste modo, a série de podcast será intitulada: “O Empoderamento em Discussão”, e, certamente, irá corroborar com o processo formativo de outras mulheres para que, sabendo das transformações alheias, possam fazer a travessia necessária e se empoderar, se posicionando diferente do padrão da história que enquadra as mulheres na invisibilidade.
O Produto Educacional é uma prerrogativa para a conclusão do ProfEPT, previsto no regulamento do Programa, seguindo as diretrizes estabelecidas para a área de Ensino, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O referido produto deverá ser elaborado, testado por possíveis usuários, apresentado à banca de defesa, como material encartado ao texto dissertativo, para fins de sua validação. Em seguida deverá ser disponibilizado em repositórios institucionais, para consolidar sua socialização. Para Zaidan et al. (2020, p. 12),
A realização da pesquisa e a elaboração do produto educacional se intercambiam e se mostram como parte de um processo de formação docente, proporcionando que o(a) mestrando(a)-professor(a) tenha consciência de sua experiência profissional, das possibilidades e dificuldades de sua prática, um caminho profícuo de fortalecimento de seu desenvolvimento profissional -uma das metas do MPE.
Dentro do estabelecido pela Capes no Documento de Área, considerando ainda a possibilidade de existência de outros tipos de materiais, a tipologia referente aos Produtos educacionais, de acordo com Rizzatti et al. (2020), atende à seguinte categorização: Material didático/instrucional; Curso de Formação Profissional; Tecnologia Social; Software/aplicativo; Evento organizado; Relatório Técnico; Acervo; Produto de comunicação; Manual/Protocolo; Carta; mapa ou similar. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Igualdade | pt_BR |
dc.subject | Educação - Gênero e diversidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Políticas afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento feminino | pt_BR |
dc.title | O empoderamento feminino em discussão | pt_BR |
dc.type | Recording, oral | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Equality | pt_BR |
dc.subjectx | Education - Gender and diversity | pt_BR |
dc.subjectx | Inclusion | pt_BR |
dc.subjectx | Affirmative Policies | pt_BR |
dc.subjectx | Female empowerment | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |