dc.description.resumo | O mestrado profissional possibilita a inserção da pesquisa aplicada no cenário real da
profissão do mestrando, pois se trata de um ambiente vasto para exploração, criação e
intervenção. Fundamentado no desenvolvimento do conhecimento científico com base na
pesquisa, estabelece uma abordagem crítica e reflexiva acerca da corrente conceitual sobre a
EPT. “As produções acadêmicas do ProfEPT têm sido um campo de discussão e criação de
ferramentas que buscam criar, aprimorar ou questionar situações vivenciadas no âmbito das
instituições de ensino voltadas à educação profissional e tecnológica” (Urbanetz, 2020,p. 159)
Referente à funcionalidade de um PE, é apontada por Farias (2019) a importância que
se tenha clareza das características do público-alvo a que se destina a pesquisa, seus
contextos e necessidades. “O produto é concebido de forma direcionada e de modo que possa
ser utilizado com autonomia por terceiros” (Farias, 2019, p. 11). Ainda neste contexto, a
concepção de PE deve ter como base um problema, mas um problema de ensino,
aprendizagem ou outro de característica educacional mais amplo, que proponha soluções a
um problema didático a ser sanado (Buss, 2019).
Dessa forma, surgiu o desejo de produzir um PE a partir dos conceitos das tecnologias
digitais, buscando responder à questão inicial que levantamos na construção do projeto desta
pesquisa, que foi: Quais as possibilidades de ampliar as discussões sobre a aplicabilidade da
perspectiva CTS e do Educar pela pesquisa nas práticas curriculares na EPT, com base no
uso das mídias digitais?
A partir dos resultados desta pesquisa, com as ratificações que surgiram nas narrativas
dos participantes da pesquisa de que reconhecem a pesquisa como princípio educativo como
elemento importante para formação sólida no estudante, emergiram aspectos que revelam o
sentimento de que suas graduações não os prepararam para a sala de aula, e certamente não
os preparam para atuação no EMI. Essa lacuna deverá ser preenchida no decorrer de sua
atuação como docente, mediante ações institucionais de formação continuada docente ou
pelo próprio interesse em buscar conhecimentos teóricos e metodológicos que possam
colaborar com sua prática pedagógica.
Perante o exposto, percebemos a necessidade de contribuir no preenchimento dessas
lacunas com informações de acesso simples e dinâmicas, mas com temáticas em contexto com
a pesquisa como princípio educativo no EMI. Assim, idealizamos a criação de conteúdos
digitais em formato de Videocast com o objetivo de introduzir abordagens sobre os sentidos
da Perspectiva CTS e a pesquisa como princípio educativo e suas relações com as práticas
pedagógicas no EMI. Neste caso, criamos o “Programa CONEX EPT”, que tem como
público-alvo os docentes do IFPE Campus Barreiros.
O videocast é um formato de conteúdo multimídia que une a força do áudio e do vídeo.
Ao contrário dos Podcasts, que se limitam ao áudio, os videocasts podem ser compartilhados
em diversas plataformas, como Instagram®, TikTok® e YouTube®. Além disso, o conteúdo
de um videocast pode ser extraído e transformado em um podcast tradicional, ampliando
ainda mais seu alcance (Costa, 2022) | pt_BR |