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dc.contributor.authorMarcos Juliano Gouveiapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T22:10:00Z
dc.date.available2025-01-28T22:10:00Z
dc.date.issued2024-10-29
dc.identifier.citationGOUVEIA, Marcos Juliano. Programa Conex EPT: Videocast Informativo sobre a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade e a pesquisa como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado. 2024. 10 f. Produto Educacional: Videocast Informativo. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1486
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherO autor.pt_BR
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dc.subjectEducação - Pesquisapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titlePrograma Conex EPT: Videocast Informativo sobre a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade e a pesquisa como Princípio Educativo no Ensino Médio Integrado.pt_BR
dc.title.alternativeConex EPT Program: Informative Videocast on the Science- Technology-Society Perspective and Research as na Educational Principle in Integrated High School Educationpt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoO mestrado profissional possibilita a inserção da pesquisa aplicada no cenário real da profissão do mestrando, pois se trata de um ambiente vasto para exploração, criação e intervenção. Fundamentado no desenvolvimento do conhecimento científico com base na pesquisa, estabelece uma abordagem crítica e reflexiva acerca da corrente conceitual sobre a EPT. “As produções acadêmicas do ProfEPT têm sido um campo de discussão e criação de ferramentas que buscam criar, aprimorar ou questionar situações vivenciadas no âmbito das instituições de ensino voltadas à educação profissional e tecnológica” (Urbanetz, 2020,p. 159) Referente à funcionalidade de um PE, é apontada por Farias (2019) a importância que se tenha clareza das características do público-alvo a que se destina a pesquisa, seus contextos e necessidades. “O produto é concebido de forma direcionada e de modo que possa ser utilizado com autonomia por terceiros” (Farias, 2019, p. 11). Ainda neste contexto, a concepção de PE deve ter como base um problema, mas um problema de ensino, aprendizagem ou outro de característica educacional mais amplo, que proponha soluções a um problema didático a ser sanado (Buss, 2019). Dessa forma, surgiu o desejo de produzir um PE a partir dos conceitos das tecnologias digitais, buscando responder à questão inicial que levantamos na construção do projeto desta pesquisa, que foi: Quais as possibilidades de ampliar as discussões sobre a aplicabilidade da perspectiva CTS e do Educar pela pesquisa nas práticas curriculares na EPT, com base no uso das mídias digitais? A partir dos resultados desta pesquisa, com as ratificações que surgiram nas narrativas dos participantes da pesquisa de que reconhecem a pesquisa como princípio educativo como elemento importante para formação sólida no estudante, emergiram aspectos que revelam o sentimento de que suas graduações não os prepararam para a sala de aula, e certamente não os preparam para atuação no EMI. Essa lacuna deverá ser preenchida no decorrer de sua atuação como docente, mediante ações institucionais de formação continuada docente ou pelo próprio interesse em buscar conhecimentos teóricos e metodológicos que possam colaborar com sua prática pedagógica. Perante o exposto, percebemos a necessidade de contribuir no preenchimento dessas lacunas com informações de acesso simples e dinâmicas, mas com temáticas em contexto com a pesquisa como princípio educativo no EMI. Assim, idealizamos a criação de conteúdos digitais em formato de Videocast com o objetivo de introduzir abordagens sobre os sentidos da Perspectiva CTS e a pesquisa como princípio educativo e suas relações com as práticas pedagógicas no EMI. Neste caso, criamos o “Programa CONEX EPT”, que tem como público-alvo os docentes do IFPE Campus Barreiros. O videocast é um formato de conteúdo multimídia que une a força do áudio e do vídeo. Ao contrário dos Podcasts, que se limitam ao áudio, os videocasts podem ser compartilhados em diversas plataformas, como Instagram®, TikTok® e YouTube®. Além disso, o conteúdo de um videocast pode ser extraído e transformado em um podcast tradicional, ampliando ainda mais seu alcance (Costa, 2022)pt_BR


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