dc.creator | Paula Junior, Alcidesio Neves de | |
dc.date.accessioned | 2024-12-30T12:49:12Z | |
dc.date.available | 2024-12-30T12:49:12Z | |
dc.date.issued | 2024-07-22 | |
dc.identifier.citation | PAULA JUNIOR, Alcidesio Neves de; LIRA, Erika Loren Lima; BARRETO, Miquéias Alves; SANTOS, Rafael Vitor Bezerra dos . Estresse dos motoristas do sistema de transporte público rodoviário. Orientador: Luiz Guimarães Ribeiro Neto. 2024. Artigo (Tecnólogo em Processos Gerenciais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Paulista, Paulista, PE, 2024. 22 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1477 | |
dc.description.abstract | The objective of this article is to identify the most relevant causes, caused in the work environment, that cause stress in urban public transport drivers of a company located in the metropolitan region of Recife. The work routine of these workers is associated with risk factors. Such aspects contribute to greater physical and emotional
exhaustion of this group, which results in the deterioration of their quality of life and loss of operational productivity. That way, understanding these causes can alleviate the triggers of physical and emotional exhaustion, providing greater comfort to employees and improving their quality of life and work. The methodology used was an exploratory, applied research using a quantitative approach. As for the procedure,
a case study was conducted, with 212 drivers from the organization in question being interviewed. The research identified that variables related to the physical condition of the vehicles and issues caused by situations that generate injustice on the part of the organization's leaders were the main causes of the phenomenon under study. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.subject | transporte urbano coletivo | pt_BR |
dc.subject | motoristas | pt_BR |
dc.title | Estresse dos motoristas do sistema de transporte público rodoviário. | pt_BR |
dc.title.alternative | The everyday stress of drivers in the urban road public transport system. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3255182249601046 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro Neto, Luiz Guimarães | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7781945841002844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro Neto, Luiz Guimarães | |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Carlos Gustavo Paiva | |
dc.contributor.referee3 | Martins, Luiz Henrique de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 7781945841002844 | pt_BR |
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dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 9029385313765777 | pt_BR |
dc.publisher.department | Paulista | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente artigo é identificar quais são as causas mais relevantes, ocasionadas no ambiente de trabalho, que provocam estresse nos motoristas do transporte rodoviário urbano coletivo de uma empresa situada na Região Metropolitana do Recife. A rotina laboral destes trabalhadores está associada a fatores de risco. Tais aspectos contribuem para um maior desgaste físico e emocional deste grupo, o que acarreta na deterioração da sua qualidade de vida e perda de produtividade operacional. Dessa forma, entender essas causas podem
amenizar os gatilhos de esgotamento físico e emocional, proporcionando maior conforto aos funcionários e melhoria na sua qualidade de vida e trabalho. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com natureza aplicada, usando uma abordagem quantitativa. Quanto ao procedimento, foi
realizado um estudo de caso, sendo entrevistados 212 condutores da organização em questão. A pesquisa identificou que as variáveis relacionadas ao estado físico dos veículos e as questões provocadas por situações que geram injustiça por parte dos líderes da organização como as principais causas do fenômeno em estudo. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Lira, Erika Loren Lima | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/0106797071747639 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 0009-0003-5173-9091 | pt_BR |
dc.creator.ID4 | 0009-0008-9293-4877 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/8195990280999268 | pt_BR |
dc.creator.Lattes4 | http://lattes.cnpq.br/9496730879629137 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Barreto, Miquéias Alves | |
dc.creator.name4 | Santos, Rafael Vitor Bezerra dos | |