dc.description.abstract | This research aimed to analyze solid waste management strategies in the Araçá
community, Glória de Goitá municipality, Pernambuco. Thus, some "open-air" waste
disposal sites in the Araçá community were analyzed through punctual monitoring,
considering socio-environmental responsibility and the perception of the residents in
the area under study. It is worth noting that in addition to the population surrounding
these waste disposal sites, students and staff from the Rosa Beltrão de Farias
Municipal School also participated in the research. In this sense, it is emphasized
that this audience was essential for the development of the research, as several
negative environmental impacts caused by waste disposal in the community were
identified, such as unpleasant odor, animals associated with the spread of diseases
(flies, rats, scorpions, cockroaches, among others), burning of waste generating
Greenhouse Gases - GHG (high potential for global warming risks), and damage to the
local landscape. In an attempt to solve and minimize such impacts, two environmental
education workshops were held in order to engage and sensitize the population.
Through an evaluative survey containing an evaluation script of the workshop with four
objective questions, the discomfort registered by the workshop participants was
perceived, understanding the target audience's view on solid waste disposal and its
confirmation to assist in the continuous improvement of a clean city with socio environmental responsibility. After analyzing the data, it was possible to identify with
the rural population of the municipality of Glória de Goitá that theabsence of municipal
selective collection, the lack of waste pickers and recycling cooperatives in the rural
area of this municipality, as well as the absence of actions focused on formal and
informal environmental education in rural areas, is leading to incorrect waste disposal
in the environment, causing extremely negative environmental impacts in that region.
Therefore, it is emphasized that for the strengthening and progress of rural solid waste
management strategies, the entry of waste pickers in an integrative way with
continuous education will be necessary. This way, there will be an improvement in the
socio-environmental well-being of the Araçá community, demonstrating the importance
of a focus on rural areas, especially in relation to the theme of sustainable rural
management, integrating rural solid waste with environmental education. | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções
penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao
meio ambiente, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da
União, 1998.
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ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras
providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1999.
BRASIL. Lei Nº 9.974, de 06 de julho de 2000. Altera a Lei no 7.802, de 11 de
julho de 1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a
produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a
comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a
exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a
classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus
componentes e afins, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial
da União, 2000
BRASIL. Lei Nº 14.236, de 13 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Política
Estadual de Resíduos Sólidos, e dá outras providências. Brasília, DF:
Diário Oficial da União, 2010.
BRASIL. Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional
de Resíduos Sólidos, altera a lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e dá
outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2010.
BRASIL. Lei Nº 17.023, de 13 de agosto de 2020. Altera a Lei Nº 14.236, de
dezembro de 2010, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos
Sólidos, e dá outras providências, a fim de promover a proteção e a
valorização de mulheres que integram o fluxo organizado de resíduos
sólidos, especialmente as catadoras e classificadoras de materiais
reutiizáveis e recicláveis. . Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2020.
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dc.description.resumo | Essa pesquisa teve o objetivo de analisar as estratégias de manejo de resíduos sólidos
na comunidade do Araçá, município de Glória de Goitá, Pernambuco. Assim, analisou se através de monitoramentos pontuais alguns locais “ao ar livre” de descarte de
resíduos sólidos na comunidade do Araçá, considerando a responsabilidade
socioambiental e a perceção dos residentes da área em estudo. Ressalta-se que além
da população do entorno desses pontos de descarte deresíduos, também participaram
da pesquisa os estudantes e servidores da Escola Municipal Rosa Beltrão de Farias.
Nesse sentido, enfatiza-se que esse público foi essencial para o desenvolvimento da
pesquisa, haja vista que foi identificado vários impactos ambientais negativos
causados pelo descarte dos resíduos na comunidadeem tela, exemplificando: odor
desagradável, animais associados a disseminação de doenças (moscas, ratos,
escorpiões, baratas, entre outros), queima dos resíduos gerando Gases do Efeito
Estufa – GEE (grande potencial de riscos ao aquecimento global), sendo também
impactante a danificação da paisagem local. Na tentativa de solucionar e minimizar
tais impactos, duas oficinas de educação ambiental foram realizadas, no intuito de
dialogar e sensibilizar a população, e através de uma enquete avaliativa, contendo um
roteiro avaliativo da oficina, com quatro perguntas objetivas, percebeu-se o incômodo
registrado pelos participantes das oficinas, entendendo a visão do público alvo acerca
do descarte dos resíduos sólidos, e sua confirmação para auxiliar na melhoria contínua
de uma cidade limpa com responsabilidade socioambiental. Após análise dos dados,
foi possível identificar com a população rural do município de Glória do Goitá que a
ausência da coleta seletiva municipal, a falta de catadores e cooperativas de materiais
recicláveis na zona rural desse município, assim como a ausência de ações voltadas
para uma educação ambiental, formal e informal nas áreas rurais, está gerando os
descartes dos resíduos no meio ambiente de forma incorreta, provocando impactos
ambientais extremamente negativos naquela região. Sendo assim, destaca-se que,
para o fortalecimento e progressividade das estratégias do manejo dos resíduos
sólidos rurais faz-se-á necessário a entrada dos catadores de materiais recicláveis de
forma integrativa com uma educação contínua. Desse modo, haverá melhoria no bem estarsocioambiental da comunidade do Araçá, demonstrando a importância de um
olhar voltado para o meio rural, principalmente relacionando a temática da gestão rural
sustentável, integrando os resíduos sólidos rurais a educação ambiental. | pt_BR |