dc.description.abstract | De repente, eu comecei a me ver em mundo que não era meu
habitual. Percebi: nunca é tarde para os olhos começarem a
enxergar o meio ambiente que estamos inseridos. De fato, eu sou
prova disso.
A minha vida acadêmica tem passado por várias mudanças,
acredito que tudo que eu tenho conseguido conquistar até hoje,
além da realização profissional, foram os mais verdadeiros
desejos que sempre estiveram guardados em mim. Eu ingressei no
curso de Licenciatura em Matemática, em Palmares-PE; passei
pelo curso de Licenciatura em Física, em Caruaru-PE; e consegui
realizar um sonho de fazer parte de uma especialização em
Ensino de Astronomia, em Recife-PE.
No entanto, iniciei uma jornada de orientação de projetos de
pesquisas e investigação de iniciação científica na etapa final da
educação básica, o ensino médio. Eu, simplesmente, apaixonei-me
pela produção e construção das ideias dos meus estudantes com
um viés totalmente sustentável e ecológico.
Os anos foram passando. Eu não conseguia mais me desvincular
dessa responsabilidade socioambiental que fazia parte da minha
identidade enquanto professor.
Diante do exposto, com muita satisfação, apresento a vocês o
Diário de Bordo da Unidade Curricular Eletiva "Ecocidadania em
Prática: Oficina dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável",
material inspirado e desenvolvido fazendo uso da Metodologia G5
Ambiental, com práticas idealizadas e explanadas pelo Professor
Gilson Lima da Silvam, do Centro Acadêmico Agreste /
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). Metodologia
essa patenteada na Biblioteca Nacional pelo então professor
juntamente com Bruno Ferreira da Costa Borba. Espero que
essa Metodologia conquiste a todos vocês como me conquistou. | pt_BR |