Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDanielle Muniz Macario Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T16:07:34Z
dc.date.available2024-10-24T16:07:34Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.identifier.citationMONTEIRO, Danielle Muniz Macario. Currículo integrado no Ensino Médio Integrado. 2022. 18 f. Produto Educacional: Mini Curso (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1406
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherO autor.pt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação - Currículopt_BR
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleCurrículo integrado no Ensino Médio Integradopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumorealizamos. Para os(as) docentes que participaram da pesquisa, a integração é quase inexistente; o que há são atividades pontuais em que, vez ou outra, insere-se um conhecimento trazido por outra disciplina. De acordo com os(as) participantes, essa falta de integração ocorre porque não há momentos para pensar/planejar estratégias de integração curricular. Com isso, percebemos, nas representações sociais dos(as) professores(as), que a integração curricular é um desafio. Os(as) docentes indicam, assim, dificuldades para a efetivação da integração 7 curricular, das quais destacamos a oferta de formações voltadas ao tema. Para Machado (2008), colocar em prática o currículo integrado demanda uma formação docente continuada, de forma a assegurar o trabalho coletivo entre os(as) professores(as) das disciplinas gerais e específicas. É necessário pensar e desenvolver os princípios educativos do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, construir diálogos entre a teoria e a prática, e buscar constituir práticas libertadoras para a construção da emancipação do educando, enquanto sujeitos de direitos e deveres. Dessa forma, percebemos a necessidade de se investir nas formações continuadas dos(as) docentes, buscando aproximar o currículo da realidade de vida e de sala de aula de cada professor. Esse movimento torna a escola um espaço mais democrático e aberto para todos (FREIRE, 2001). Para Nóvoa (1993), uma formação não se constrói apenas pela acumulação de cursos ou de conhecimentos técnicos, mas através de um trabalho reflexivo e crítico sobre nossas práticas e, consequentemente, sobre nossa identidade enquanto profissional. Por esse motivo, a formação torna-se fundamental para a construção e ampliação dos conhecimentos. Nesse sentido, após os resultados da pesquisa, produzimos, como Produto Educacional, um minicurso para formação de professores que atuam no Ensino Médio Integrado do IFPE – campus Recife, cujo objetivo geral é favorecer reflexões teóricopráticas sobre o currículo integrado, no Ensino Médio Integrado, que contribuam para o desenvolvimento de práticas docentes que favoreçam a formação integral dos estudantes. Kaplún (2003) apresenta alguns eixos centrais que ajudam os indivíduos a avaliar de forma coerente os Produtos. Esses eixos são: conceitual, procedimental, atitudinal, pedagógico e comunicacional. O eixo conceitual constrói-se a partir do momento em que buscamos saber o que os sujeitos da pesquisa sabem, o que querem, o que imaginam e, a partir dessas informações prévias, identificar a que necessidades o Produto vai atender. O eixo procedimental leva em consideração as técnicas, os métodos e as estratégias que foram utilizadas durante as aulas. O eixo atitudinal contribuirá para que os participantes estejam em constante movimento de ação-reflexão-ação em sua prática. O eixo pedagógico ajudará a identificar as concepções iniciais que serviram de base para construir novas concepções, ampliando as aprendizagens dos sujeitos. No eixo comunicacional, por fim, será possível estabelecer, de forma concreta, uma relação direta com os indivíduos. 8 É fundamental proporcionar momentos de estudo, reflexão, construção e trocas de experiências, que se tornam fundamentais para desenvolver mudança de atitudes e práticas. A partir disso, concordamos com Nóvoa (1993), quando mostra a necessidade de reencontrar espaços de interação entre as dimensões pessoais e profissionais, o que permitirá que os(as) professores(as) se apropriem das formações, construindo sentido para os novos aprendizados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples