dc.contributor.author | Patrícia Arruda de Moura | pt_BR |
dc.contributor.author | Kleber Fernando Rodrigues | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Olinda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T21:26:22Z | |
dc.date.available | 2024-09-19T21:26:22Z | |
dc.date.issued | 2021-08-26 | |
dc.identifier.citation | MOURA, Patrícia Arruda de. Avaliar para integrar: desenvolvendo práticas avaliativas com o horizonte da formação humana integral. Produto Educacional: Cartilha (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1372 | |
dc.description.abstract | Esta cartilha é um produto educacional vinculado à pesquisa de mestrado intitulada PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM ELEMENTOS DA OMNILATERIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Sob orientação do Professor Dr. Kléber Fernando Rodrigues, essa investigação foi voltada para a área de concentração em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Práticas
Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Nas discussões, esquadrinhadas a partir dos achados teóricos-empíricos da pesquisa, apontamos a necessidade de fortalecimento dos elementos da formação humana integral nas práticas avaliativas. Diante dessas reflexões inferimos que há uma necessidade premente de fortalecimento das discussões sobre práticas avaliativas, especialmente, no ensino médio integrado, haja vista a perspectiva de formação integral, almejada nos documentos normativos que alicerçam os princípios filosóficos da Rede Federal de Educação, Profissional e Tecnológica, ainda não estar consolidada na prática avaliativa de todos os docentes. Para tanto, diversas frentes devem ser impingidas com o horizonte de construção de uma formação que promova a transformação social e emancipatória, comprometida com a justiça social. Uma delas é a socialização da amplitude conceitual e pedagógica das práticas avaliativas. Com esse intuito, presentamos esse produto educacional como uma das possibilidades de contribuir no avanço dessas discussões. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação omnilateral | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | Avaliar para integrar: desenvolvendo práticas avaliativas com o horizonte da formação humana integral | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Assessment | pt_BR |
dc.subjectx | Learning assessment | pt_BR |
dc.subjectx | Assessment practices | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching - Mathematics | pt_BR |
dc.subjectx | Omnilateral training | pt_BR |
dc.subjectx | Integral human formation | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.subjectx | Integrated High School | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |