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dc.contributor.authorPatrícia Arruda de Mourapt_BR
dc.contributor.authorKleber Fernando Rodriguespt_BR
dc.coverage.spatialOlindapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-19T21:26:22Z
dc.date.available2024-09-19T21:26:22Z
dc.date.issued2021-08-26
dc.identifier.citationMOURA, Patrícia Arruda de. Avaliar para integrar: desenvolvendo práticas avaliativas com o horizonte da formação humana integral. Produto Educacional: Cartilha (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1372
dc.description.abstractEsta cartilha é um produto educacional vinculado à pesquisa de mestrado intitulada PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM ELEMENTOS DA OMNILATERIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Sob orientação do Professor Dr. Kléber Fernando Rodrigues, essa investigação foi voltada para a área de concentração em Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Olinda do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Nas discussões, esquadrinhadas a partir dos achados teóricos-empíricos da pesquisa, apontamos a necessidade de fortalecimento dos elementos da formação humana integral nas práticas avaliativas. Diante dessas reflexões inferimos que há uma necessidade premente de fortalecimento das discussões sobre práticas avaliativas, especialmente, no ensino médio integrado, haja vista a perspectiva de formação integral, almejada nos documentos normativos que alicerçam os princípios filosóficos da Rede Federal de Educação, Profissional e Tecnológica, ainda não estar consolidada na prática avaliativa de todos os docentes. Para tanto, diversas frentes devem ser impingidas com o horizonte de construção de uma formação que promova a transformação social e emancipatória, comprometida com a justiça social. Uma delas é a socialização da amplitude conceitual e pedagógica das práticas avaliativas. Com esse intuito, presentamos esse produto educacional como uma das possibilidades de contribuir no avanço dessas discussões.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEducação – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectEnsino - Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação omnilateralpt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.titleAvaliar para integrar: desenvolvendo práticas avaliativas com o horizonte da formação humana integralpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.subjectxEducation – Assessmentpt_BR
dc.subjectxLearning assessmentpt_BR
dc.subjectxAssessment practicespt_BR
dc.subjectxTeaching - Mathematicspt_BR
dc.subjectxOmnilateral trainingpt_BR
dc.subjectxIntegral human formationpt_BR
dc.subjectxProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectxIntegrated High Schoolpt_BR
dc.creator.affilliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.creator.affilliationInitialsIFPEpt_BR


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  • Cartilha
    Produto Educacional - Cartilha

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