dc.contributor.author | Helder Dantas Vieira | pt_BR |
dc.contributor.editor | Helder Dantas Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Cecília de Souza Vieira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | Olinda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T19:13:36Z | |
dc.date.available | 2024-09-17T19:13:36Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Helder Dantas. A arte cinematográfica: potencialidades metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem. Produto Educacional: Cartilha. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1361 | |
dc.description.abstract | a cartilha intitulada “A Arte Cinematográfica: potencialidades metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem”. Essa cartilha foi pensada a partir das análises de conteúdo das entrevistas realizadas, com as professoras e com os professores participantes, durante o processo de desenvolvimento dessa investigação.
Pudemos constatar nas análises das falas sobre a necessidade de se adquirir maior conhecimento do campo da narrativa cinematográfica para melhor utilização do produto cinematográfico como recurso didático em sala de aula, como podemos observar a seguir: Eu não sei se consigo extrair do filme […] todo seu potencial artístico, estético, porque eu realmente não conheço, eu não tenho arcabouço pra fazer essa análise. […] na parte estética sempre foi muito intuitivo [...] (P1BC). […] esta entrevista está sendo até informativa pra mim porque me despertou, nesse sentido, assim de que eu uso o recurso, uso o cinema como recurso didático, mas eu nunca parei pra mostrar: - Olha, gente, como esse filme assim, em termo de arte, veja como é importante! Eu nunca parei pra pensar nisso e realmente é uma coisa que me despertou agora […] como esse conhecimento mais técnico em relação ao cinema pode ajudar, né, no processo de implementação dessa forma de arte no processo de ensino-aprendizagem (P2BC). […] eu não compreendo nenhum conceito, seu próprio formulário de pesquisa, eu fui pesquisar alguns conceitos, porque não sabia de nada de cinema, além de assistir um filme [...] mas era muito importante, porque a gente conseguiria extrair mais ainda do que ele possa oferecer se a gente tivesse uma compreensão mínima de determinados aspectos conceituais da produção da Sétima Arte [...] (P4BT). […] eu sei que tem grau de sofisticações que eu não alcanço porque não me dediquei e não tive a oportunidade de aprender isso a assistir um filme, digamos, apreciando o sentido artístico ou a importância de arte […] P5BT. Essa preocupação já havíamos encontrado nas colocações da professora Rosália Duarte (2002, p. 38), no livro “Cinema e Educação”, no qual, em determinado momento ela afirma: A maior parte de nós aprende a ver filmes pela experiência, ou seja, vendo (na telona ou na telinha) e conversando sobre eles com outros telespectadores. […] Mas isso não significa que devamos deixar o conhecimento da gramática cinematográfica para os especialistas. Ao contrário, conhecer os sistemas significadores de que o cinema se utiliza para dar sentido às suas narrativas aprimora nossa competência para ver e nos permite usufruir melhor e mais prazerosamente a experiência com filmes (grifo da autora) | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFPE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Arte - Educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema na Educação | pt_BR |
dc.subject | Materialismo Histórico-Dialético | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | A arte cinematográfica: potencialidades metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subjectx | Art - Education | pt_BR |
dc.subjectx | Cinema in Education | pt_BR |
dc.subjectx | Historical-Dialectic Materialism | pt_BR |
dc.subjectx | Historical-Critical Pedagogy | pt_BR |
dc.subjectx | Integrated High School | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |