dc.description.resumo | De repente, eu comecei a me ver em mundo que não era meu habitual.
Percebi: nunca é tarde para os olhos começarem a enxergar o meio
ambiente que estamos inseridos. De fato, eu sou prova disso.
A minha vida acadêmica tem passado por várias mudanças, acredito que
tudo que eu tenho conseguido conquistar até hoje, além da realização
profissional, foram os mais verdadeiros desejos que sempre estiveram
guardados em mim. Eu ingressei no curso de Licenciatura em
Matemática, em Palmares-PE; passei pelo curso de Licenciatura em
Física, em Caruaru-PE; e consegui realizar um sonho de fazer parte de
uma especialização em Ensino de Astronomia, em Recife-PE.
No entanto, iniciei uma jornada de orientação de projetos de pesquisas e
investigação de iniciação científica na etapa final da educação básica, o
ensino médio. Eu, simplesmente, apaixonei-me pela produção e
construção das ideias dos meus estudantes com um viés totalmente
sustentável e ecológico.
Os anos foram passando. Eu não conseguia mais me desvincular dessa
responsabilidade socioambiental que fazia parte da minha identidade
enquanto professor.
Diante do exposto, com muita satisfação, apresento a vocês o Itinerário
Formativo de Unidade Curricular Eletiva "Ecocidadania em Prática: Oficina
dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", material inspirado e
desenvolvido fazendo uso da Metodologia G5 Ambiental, com práticas
idealizadas e explanadas pelo Professor Gilson Lima da Silvam, do Centro
Acadêmico Agreste / Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).
Metodologia essa patenteada na Biblioteca Nacional pelo então professor
juntamente com Bruno Ferreira da Costa Borba. Espero que essa
Metodologia conquiste a todos vocês como me conquistou.
Boa leitura | pt_BR |