dc.contributor.author | Monick Alves de Moura Severo | pt_BR |
dc.contributor.author | Valquiria Farias Bezerra Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T23:59:17Z | |
dc.date.available | 2024-02-20T23:59:17Z | |
dc.date.issued | 2023-10-30 | |
dc.identifier.citation | SEVERO, Alves de Moura; BARBOSA, Farias Bezerra. Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial. 2023. 25 f. Produto Educacional: Guia Didático. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1179 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores. | pt_BR |
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dc.subject | Educação - Currículo | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Diversidade Étnico-Racial | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação brasileira possui realidade alicerçada na diversidade dos indivíduos, fomentada a partir de uma legislação que concebe a obrigatoriedade de uma educação intercultural. O “Guia para Abordagem Didática da Diversidade Étnico-racial” surge embasado no objetivo de propor um Produto Educacional que possa auxiliar numa prática docente interdisciplinar para a diversidade na Educação Profissional Tecnológica. Baseado na pedagogia histórico-crítica. o Produto Educacional visa romper com a cultura do racismo na educação ao favorecer ações didáticas por meio da vertente interdisciplinar na formação para o mundo do trabalho.
Desse modo, o Guia possibilitará verificar indicações de materiais e aulas para abordagem da temática no cotidiano do Ensino Médio Integrado, já que na atual conjuntura se faz cada vez mais necessário afastar-se de práticas excludentes no interior das escolas, e, dessa forma, privilegiar a diversidade étnico-racial no sistema educacional brasileiro. É preciso pensar e considerar a abordagem da diversidade étnico-racial ao questionar a cultura elitista e branca colonial brasileira, e, assim, buscar valorizar as características histórico-culturais dos diversos povos que integram a nação, para que as discussões não girem em torno apenas de uma concepção falaciosa de que muitos grupos étnicos no Brasil não sofreram dominação, mas demonstrar que eles carregam uma herança histórica excludente que deve ser superada. E, assim, a origem do “Guia para Abordagem Didática da Diversidade Étnico-racial” está vinculada à pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFPE/Campus Olinda, baseada na concepção de uma educação inclusiva e antirracista. Nesse guia abordaremos algumas orientações sobre educação para as relações étnico-raciais baseadas na lei n. 10.639/2003, lei n. 11.645/2008 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2018). Nessa perspectiva, é importante ressaltar que a Lei 10.639/2003 completa, em 2023 (ano de elaboração desse material), 20 anos. Por fim, agradecemos a todos os profissionais que contribuíram com a possibilidade da divulgação deste material. Viva a euforia de ser diferente. Avante | pt_BR |