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dc.contributor.authorMonick Alves de Moura Severopt_BR
dc.contributor.authorValquiria Farias Bezerra Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T23:59:17Z
dc.date.available2024-02-20T23:59:17Z
dc.date.issued2023-10-30
dc.identifier.citationSEVERO, Alves de Moura; BARBOSA, Farias Bezerra. Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial. 2023. 25 f. Produto Educacional: Guia Didático. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1179
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autores.pt_BR
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dc.subjectEducação - Currículopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectDiversidade Étnico-Racialpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleGuia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA educação brasileira possui realidade alicerçada na diversidade dos indivíduos, fomentada a partir de uma legislação que concebe a obrigatoriedade de uma educação intercultural. O “Guia para Abordagem Didática da Diversidade Étnico-racial” surge embasado no objetivo de propor um Produto Educacional que possa auxiliar numa prática docente interdisciplinar para a diversidade na Educação Profissional Tecnológica. Baseado na pedagogia histórico-crítica. o Produto Educacional visa romper com a cultura do racismo na educação ao favorecer ações didáticas por meio da vertente interdisciplinar na formação para o mundo do trabalho. Desse modo, o Guia possibilitará verificar indicações de materiais e aulas para abordagem da temática no cotidiano do Ensino Médio Integrado, já que na atual conjuntura se faz cada vez mais necessário afastar-se de práticas excludentes no interior das escolas, e, dessa forma, privilegiar a diversidade étnico-racial no sistema educacional brasileiro. É preciso pensar e considerar a abordagem da diversidade étnico-racial ao questionar a cultura elitista e branca colonial brasileira, e, assim, buscar valorizar as características histórico-culturais dos diversos povos que integram a nação, para que as discussões não girem em torno apenas de uma concepção falaciosa de que muitos grupos étnicos no Brasil não sofreram dominação, mas demonstrar que eles carregam uma herança histórica excludente que deve ser superada. E, assim, a origem do “Guia para Abordagem Didática da Diversidade Étnico-racial” está vinculada à pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFPE/Campus Olinda, baseada na concepção de uma educação inclusiva e antirracista. Nesse guia abordaremos algumas orientações sobre educação para as relações étnico-raciais baseadas na lei n. 10.639/2003, lei n. 11.645/2008 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2018). Nessa perspectiva, é importante ressaltar que a Lei 10.639/2003 completa, em 2023 (ano de elaboração desse material), 20 anos. Por fim, agradecemos a todos os profissionais que contribuíram com a possibilidade da divulgação deste material. Viva a euforia de ser diferente. Avantept_BR


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