dc.identifier.citation | MOURA, Graziella Chrysóstomo da Silva.Produto Educacional: Caderno digital direcionado a capacitação dos estudantes do ensino médio integrado em práticas de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica. 2023. 72 f. Produto Educacional: Caderno Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto escolar, a necessidade de acesso à informação tornou imprescindível aos estudantes desenvolverem habilidades para buscar e utilizar informações relevantes e fidedignas para construção do conhecimento. Nesta perspectiva, Veiga (2017) afirma que os bibliotecários possuem o papel de atuar como mediadores da informação também no ambiente escolar, contribuindo para o aprendizado do estudante, por meio do letramento informacional. No tocante aos Institutos Federais, Matias (2020) afirma que as bibliotecas dessas instituições devem contribuir com o papel dos próprios Instituto Federais (IFs), na perspectiva da formação humana
integral dos estudantes do ensino médio. Visando integrar os estudantes ao espaço da biblioteca, e fazê-la cumprir seu papel educativo e social na construção do conhecimento, colaborando para práticas de pesquisa por meio do letramento informacional, surge este produto educacional, em formato digital, como caderno
orientativo, cujo objetivo é contribuir para a promoção da pesquisa acadêmica por meio da difusão de práticas de letramento informacional, que corroboram para o entendimento sobre a escolha de fontes de informações de qualidade na internet, plágio acadêmico e normalização. Este produto educacional é o resultado da
pesquisa intitulada “Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de Pernambuco (IFPE – Campus Olinda). O caderno digital é composto por 3 (três) módulos: Fontes de informação na internet; Plágio e Normalização. Cada módulo foi dividido em aulas que trazem conceitos, exemplos
e indicações de leituras complementares. Espera-se que o conteúdo seja proveitoso para aquisição de conhecimentos necessários para escolha de fontes de informação de qualidade no desenvolvimento de pesquisas
acadêmicas, técnicas e científicas. E que os estudantes saibam buscar informações em bibliotecas eletrônicas e bases de dados; que compreendam as implicações e prejuízos causados pelo plágio, e por fim, que conheçam
as normas da ABNT e saibam como aplicá-las no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. É importante salientar que para a elaboração deste produto educacional, foi adotado o formato de caderno digital, tendo em vista que este material visa ser um roteiro sugestivo de como trabalhar letramento informacional em instituição de ensino. Evita-se, portanto, estabelecer qualquer imposição quanto ao uso do material. Muito embora, espera-se que este caderno contribua para elucidar a comunicação entre bibliotecários, professores e alunos, tornando-se instrumento de apoio no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de práticas de pesquisa no Ensino Médio Integrado do IFPE. | pt_BR |