Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGraziella Chrysóstomo da Silva Mourapt_BR
dc.contributor.authorRosângela Maria de Melopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T10:40:37Z
dc.date.available2024-02-16T10:40:37Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.identifier.citationMOURA, Graziella Chrysóstomo da Silva.Produto Educacional: Caderno digital direcionado a capacitação dos estudantes do ensino médio integrado em práticas de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica. 2023. 72 f. Produto Educacional: Caderno Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1168
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectLetramento Informacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa em sala de aulapt_BR
dc.subjectBibliotecários de escolaspt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleCaderno digital direcionado a capacitação dos estudantes do ensino médio integrado em práticas de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoNo contexto escolar, a necessidade de acesso à informação tornou imprescindível aos estudantes desenvolverem habilidades para buscar e utilizar informações relevantes e fidedignas para construção do conhecimento. Nesta perspectiva, Veiga (2017) afirma que os bibliotecários possuem o papel de atuar como mediadores da informação também no ambiente escolar, contribuindo para o aprendizado do estudante, por meio do letramento informacional. No tocante aos Institutos Federais, Matias (2020) afirma que as bibliotecas dessas instituições devem contribuir com o papel dos próprios Instituto Federais (IFs), na perspectiva da formação humana integral dos estudantes do ensino médio. Visando integrar os estudantes ao espaço da biblioteca, e fazê-la cumprir seu papel educativo e social na construção do conhecimento, colaborando para práticas de pesquisa por meio do letramento informacional, surge este produto educacional, em formato digital, como caderno orientativo, cujo objetivo é contribuir para a promoção da pesquisa acadêmica por meio da difusão de práticas de letramento informacional, que corroboram para o entendimento sobre a escolha de fontes de informações de qualidade na internet, plágio acadêmico e normalização. Este produto educacional é o resultado da pesquisa intitulada “Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE – Campus Olinda). O caderno digital é composto por 3 (três) módulos: Fontes de informação na internet; Plágio e Normalização. Cada módulo foi dividido em aulas que trazem conceitos, exemplos e indicações de leituras complementares. Espera-se que o conteúdo seja proveitoso para aquisição de conhecimentos necessários para escolha de fontes de informação de qualidade no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, técnicas e científicas. E que os estudantes saibam buscar informações em bibliotecas eletrônicas e bases de dados; que compreendam as implicações e prejuízos causados pelo plágio, e por fim, que conheçam as normas da ABNT e saibam como aplicá-las no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. É importante salientar que para a elaboração deste produto educacional, foi adotado o formato de caderno digital, tendo em vista que este material visa ser um roteiro sugestivo de como trabalhar letramento informacional em instituição de ensino. Evita-se, portanto, estabelecer qualquer imposição quanto ao uso do material. Muito embora, espera-se que este caderno contribua para elucidar a comunicação entre bibliotecários, professores e alunos, tornando-se instrumento de apoio no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de práticas de pesquisa no Ensino Médio Integrado do IFPE.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples