dc.creator | Correia, Izavan dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T00:00:56Z | |
dc.date.available | 2023-11-17T00:00:56Z | |
dc.date.issued | 2023-09-28 | |
dc.identifier.citation | CORREIA, Izavan dos Santos; PEREIRA, Steffano Xavier; VIANA, Marcelo Tavares; MACHADO, Moacir Martins; SANTOS, Henrique Correia Torres; ARAÚJO, Rômulo César Carvalho de. Cálculo da dinâmica percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recife. 2023. 7 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1092 | |
dc.description.abstract | The Metrorail Transport System of the Metropolitan Region of Recife is of great
importance for the transportation of its citizens. The RailBee System emerged as a
dynamic and autonomous telemetry system, and it is composed of a network of
wireless sensors and embedded electronic systems. RailBee performs the strategic
monitoring of trains in the Metropolitan Region of Recife in order to improve the
services provided to its users. Thus, our research group develops new technologies to
assist in the monitoring of trains and contribute to the advancement of the metro-
railway sector. Among the modules that make up RailBee, the RailBee Accelerometer
Module stands out. This module is an innovative device composed of inertial sensors.
Inertial sensors capture information from trains and, through the application of
algorithms in their software, they make it possible to obtain information on the
acceleration, orientation, inclination, position and distance traveled by the train on the
railroad. This information is sent, through the RailBee Telemetric System, to the
Operational Control Center. In the Control Center the data is visualized by traffic
controllers, technicians and engineers. The RailBee Telemetric System will enable the
strategic decisions of employees of the Metrorail Transport System to take place more
quickly and safely. | pt_BR |
dc.format.extent | 7 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | COSTA, Jorge. Plano de Vias Sinalizadas e Sequência de Códigos do ATC -
Linha Sul 31/05/2004 (documento interno). Documento produzido pela empresa
Alstom para a CBTU/METROREC STU-REC; armazenado no arquivo técnico do
Centro de Controle Operacional do Metrô do Recife.
ESTEVES, Eduardo. Apontamentos de Estatística. Departamento de Engenharia
Alimentar Escola Superior de Tecnologia, Universidade de Algarve. Versão 2.7, Pág.
18, Faro, fev. 2007. Disponível em: https://silo.tips/download/apontamentos-de-
estatistica. Acesso em: 03 jul. 2020.
FARIAS, Ana. Fundamentos de Estatística Aplicada. Universidade Federal
Fluminense. P. 24, dez. 2016. Disponível em:
https://web.archive.org/web/20161213092956/http://www.professores.uff.br/anafarias
/images/stories/meusarquivos/get00116-I-0.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
GORARD, Stephen. Revisiting a 90 year old Debate: The Advantages of the
Mean Deviation. Department of Educational Studies, University of York. Disponível
em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003759.htm. Acesso em: 04 jun.
2020.
MATOS, Maria. Erro e Tratamento de Dados Analíticos. Universidade Federal de
Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/nupis/files/2012/03/aula-2-Erro-
e-tratamento-de-dados-Quimica-Analitica-IV-Curso-Farmácia-2012.1.pdf. Acesso
em: 04 jun. 2020.
PEREIRA, Steffano; ARAÚJO, Rômulo. Desenvolvimento de módulos das
estações móveis para aplicação ao sistema telemétrico RailBee. In: Engenharia
Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e
Tecnológico 3. 1. ed. Ponta Grossa-PR: Editora Atena, 2020. cap. 5, p. 49–62.
Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/42571. Acesso em: 08
out. 2020.
TRIOLA, Mario. Introdução à estatística. 10a edição. Tradução: Vera Regina Lima
de Farias. Rio de Janeiro: LTC, 2005. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | Transporte Metroferroviário | pt_BR |
dc.subject | RailBee | pt_BR |
dc.subject | Sistema telemétrico dinâmico | pt_BR |
dc.subject | Acelerômetro | pt_BR |
dc.title | Cálculo da distância percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6528689009188266 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Henrique Correia Torres | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1664284153985134 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Rômulo César Carvalho de | |
dc.contributor.referee2 | Guedes, Paulo Abadie | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7079843148914551 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2543620368514830 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO | pt_BR |
dc.description.resumo | O Sistema de Transporte Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife é de
grande importância para o deslocamento dos seus munícipes. O Sistema RailBee
surgiu como um Sistema telemétrico dinâmico e autônomo que utiliza uma rede de
sensores sem fio e sistemas eletrônicos embarcados. O RailBee realiza o
monitoramento estratégico dos trens da Região Metropolitana do Recife com a
finalidade de melhorar os serviços prestados aos seus usuários. Dessa forma, o Grupo
de Pesquisa desenvolve novas tecnologias para auxiliar no monitoramento dos trens
e contribuir com o avanço do setor metroferroviário. Dentre os módulos que compõem
o RailBee destaca-se o Módulo Acelerômetro RailBee. O referido módulo é umdispositivo de caráter inovador o qual é composto por sensores inerciais. Os sensores
inerciais captam as informações dos trens e, através da aplicação de algoritmos no
seu software, torna possível obter a aceleração, orientação, inclinação, posição e
distância percorrida pelo trem na via férrea. Essas informações são enviadas, por
meio do Sistema Telemétrico RailBee até o Centro de Controle Operacional. No
Centro de Controle os dados são visualizados pelos controladores de tráfego, técnicos
e engenheiros. O Sistema Telemétrico RailBee vai possibilitar que as decisões
estratégicas dos funcionários do Sistema de Transporte Metroferroviário ocorram de
forma mais rápida e segura. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Viana, Marcelo Tavares | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/0606642931395879 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 123.255.244-50 | pt_BR |
dc.creator.ID4 | 787.523.538-34 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/1434113054508078 | pt_BR |
dc.creator.Lattes4 | http://lattes.cnpq.br/7827551779361772 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Pereira, Steffano Xavier | |
dc.creator.name4 | Machado, Moacir Martins | |