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dc.creatorCorreia, Izavan dos Santos
dc.date.accessioned2023-11-17T00:00:56Z
dc.date.available2023-11-17T00:00:56Z
dc.date.issued2023-09-28
dc.identifier.citationCORREIA, Izavan dos Santos; PEREIRA, Steffano Xavier; VIANA, Marcelo Tavares; MACHADO, Moacir Martins; SANTOS, Henrique Correia Torres; ARAÚJO, Rômulo César Carvalho de. Cálculo da dinâmica percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recife. 2023. 7 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1092
dc.description.abstractThe Metrorail Transport System of the Metropolitan Region of Recife is of great importance for the transportation of its citizens. The RailBee System emerged as a dynamic and autonomous telemetry system, and it is composed of a network of wireless sensors and embedded electronic systems. RailBee performs the strategic monitoring of trains in the Metropolitan Region of Recife in order to improve the services provided to its users. Thus, our research group develops new technologies to assist in the monitoring of trains and contribute to the advancement of the metro- railway sector. Among the modules that make up RailBee, the RailBee Accelerometer Module stands out. This module is an innovative device composed of inertial sensors. Inertial sensors capture information from trains and, through the application of algorithms in their software, they make it possible to obtain information on the acceleration, orientation, inclination, position and distance traveled by the train on the railroad. This information is sent, through the RailBee Telemetric System, to the Operational Control Center. In the Control Center the data is visualized by traffic controllers, technicians and engineers. The RailBee Telemetric System will enable the strategic decisions of employees of the Metrorail Transport System to take place more quickly and safely.pt_BR
dc.format.extent7 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationCOSTA, Jorge. Plano de Vias Sinalizadas e Sequência de Códigos do ATC - Linha Sul 31/05/2004 (documento interno). Documento produzido pela empresa Alstom para a CBTU/METROREC STU-REC; armazenado no arquivo técnico do Centro de Controle Operacional do Metrô do Recife. ESTEVES, Eduardo. Apontamentos de Estatística. Departamento de Engenharia Alimentar Escola Superior de Tecnologia, Universidade de Algarve. Versão 2.7, Pág. 18, Faro, fev. 2007. Disponível em: https://silo.tips/download/apontamentos-de- estatistica. Acesso em: 03 jul. 2020. FARIAS, Ana. Fundamentos de Estatística Aplicada. Universidade Federal Fluminense. P. 24, dez. 2016. Disponível em: https://web.archive.org/web/20161213092956/http://www.professores.uff.br/anafarias /images/stories/meusarquivos/get00116-I-0.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020. GORARD, Stephen. Revisiting a 90 year old Debate: The Advantages of the Mean Deviation. Department of Educational Studies, University of York. Disponível em: http://www.leeds.ac.uk/educol/documents/00003759.htm. Acesso em: 04 jun. 2020. MATOS, Maria. Erro e Tratamento de Dados Analíticos. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/nupis/files/2012/03/aula-2-Erro- e-tratamento-de-dados-Quimica-Analitica-IV-Curso-Farmácia-2012.1.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020. PEREIRA, Steffano; ARAÚJO, Rômulo. Desenvolvimento de módulos das estações móveis para aplicação ao sistema telemétrico RailBee. In: Engenharia Elétrica e de Computação: Atividades Relacionadas com o Setor Científico e Tecnológico 3. 1. ed. Ponta Grossa-PR: Editora Atena, 2020. cap. 5, p. 49–62. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/42571. Acesso em: 08 out. 2020. TRIOLA, Mario. Introdução à estatística. 10a edição. Tradução: Vera Regina Lima de Farias. Rio de Janeiro: LTC, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectDesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectTransporte Metroferroviáriopt_BR
dc.subjectRailBeept_BR
dc.subjectSistema telemétrico dinâmicopt_BR
dc.subjectAcelerômetropt_BR
dc.titleCálculo da distância percorrida em um sistema de monitoramento em tempo real dos trens da Região Metropolitana do Recifept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6528689009188266pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Henrique Correia Torres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664284153985134pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Rômulo César Carvalho de
dc.contributor.referee2Guedes, Paulo Abadie
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079843148914551pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543620368514830pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOpt_BR
dc.description.resumoO Sistema de Transporte Metroferroviário da Região Metropolitana do Recife é de grande importância para o deslocamento dos seus munícipes. O Sistema RailBee surgiu como um Sistema telemétrico dinâmico e autônomo que utiliza uma rede de sensores sem fio e sistemas eletrônicos embarcados. O RailBee realiza o monitoramento estratégico dos trens da Região Metropolitana do Recife com a finalidade de melhorar os serviços prestados aos seus usuários. Dessa forma, o Grupo de Pesquisa desenvolve novas tecnologias para auxiliar no monitoramento dos trens e contribuir com o avanço do setor metroferroviário. Dentre os módulos que compõem o RailBee destaca-se o Módulo Acelerômetro RailBee. O referido módulo é umdispositivo de caráter inovador o qual é composto por sensores inerciais. Os sensores inerciais captam as informações dos trens e, através da aplicação de algoritmos no seu software, torna possível obter a aceleração, orientação, inclinação, posição e distância percorrida pelo trem na via férrea. Essas informações são enviadas, por meio do Sistema Telemétrico RailBee até o Centro de Controle Operacional. No Centro de Controle os dados são visualizados pelos controladores de tráfego, técnicos e engenheiros. O Sistema Telemétrico RailBee vai possibilitar que as decisões estratégicas dos funcionários do Sistema de Transporte Metroferroviário ocorram de forma mais rápida e segura.pt_BR
dc.creator.name2Viana, Marcelo Tavares
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0606642931395879pt_BR
dc.creator.ID3123.255.244-50pt_BR
dc.creator.ID4787.523.538-34pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/1434113054508078pt_BR
dc.creator.Lattes4http://lattes.cnpq.br/7827551779361772pt_BR
dc.creator.name3Pereira, Steffano Xavier
dc.creator.name4Machado, Moacir Martins


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