dc.creator | Oliveira, Diêgo Santos de | |
dc.date.accessioned | 2023-11-02T19:25:21Z | |
dc.date.available | 2023-11-02T19:25:21Z | |
dc.date.issued | 2023-05-22 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Diêgo Santos de.; RODRIGUES JÚNIOR, Ricardo Matias. Busybus: plataforma para a visualização e compartilhamento de informações do transporte público rodoviário. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1071 | |
dc.description.abstract | The present work aims to develop a set of applications to allow public transport users
to have more information about vehicles, potentially improving decision making, the
main application displays the capacity level of the next buses on a given line, so that
the user can select a vehicle that minimizes their discomfort, respecting the time of
arrival at their destination. There are also applications aimed at companies thatmanage public transport, enabling a possible improvement in the effectiveness of
inspectors' actions, using the collection of information produced by users of the main
application. Data entered in a simple and practical way by drivers, increases the
confidence of information related to the level of vehicle capacity and as a result of
this information, it also makes possible a better distribution strategy for these
transports or minimally better understanding of “bottlenecks” that compromise the
performance of this distribution of vehicles by lines and time. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | CINTRA, M. Os custos dos congestionamentos na cidade de São Paulo.
Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/11576>. Acesso
em: 27 mar. 2023.
CITTAMOBI. Cittamobi. Disponível em: <https://www.cittamobi.com.br/home/>.
Acesso em: 27 mar. 2023.
Devmedia. Primeiros passos no HTML5, JavaScript e CSS3. Disponível em:
<https://www.devmedia.com.br/primeiros-passos-no-html5-javascript-e-css3/25647>.
Acesso em: 27 mar. 2023.
DSACADEMY. O Que é Visão Computacional?. Disponível em: <
https://blog.dsacademy.com.br/o-que-e-visao_computacional/>. Acesso em: 27 mar.
2023.
GOVBR. Ministério dos Transportes. Disponível em: <https://www.gov.br/
transportes/pt-br/search? SearchableText=Frota%20de%20veiculos >. Acesso em:
27 mar. 2023.
IONIC. Ionic Framework - Ionic Documentation. Disponível em:
<https://ionicframework.com/docs>. Acesso em: 27 mar. 2023.
Kovacs, Leandro. O que são plataformas low code?. Disponível em:
<https://tecnoblog.net/responde/o-que-sao-plataformas-low-code/>. Acesso em: 28
mar. 2023.
Marques, Jessica. Ônibus é escolhido pelos passageiros por ser econômico e
metrô, pela rapidez, diz pesquisa da Anfavea. Disponível em: <
https://diariodotransporte.com.br/2018/11/09/onibus-e-escolhido-pelos-passageiros-
por-ser-economico-e-metro-pela-rapidez-diz-pesquisa-da-anfavea/>. Acesso em: 27
mar. 2023.
Microsoft. COGNITIVE-SERVICES. Disponível em: <https://azure.microsoft.com/en-
us/products/cognitive-services/> Acesso em: 27 mar. 2023.
MOOVIT. O aplicativo de mobilidade urbana mais popular em Recife e Região.
Disponível em: < https://moovitapp.com/recife-1662/poi/pt-br>. Acesso em: 27 mar.
2023.
ONLINE, J. C. Recife ostenta recorde nacional de espera por ônibus e metrô
nos pontos e estações. Disponível em: <https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/jc-
transito/noticia/2020/01/15/recife-ostenta-recorde-nacional-de-espera-por-onibus-e-
metro-nos-pontos-e-estacoes-397387.php>. Acesso em: 27 mar. 2023.
OutSystems. Build Applications Fast, Right and For the Future | OutSystems.
Disponível em: <https://www.outsystems.com/>. Acesso em: 27 mar. 2023.
Portela, Laércio. Estudo expõe gargalos de lotação e falta de proteção contra
covid-19 nos ônibus do Grande Recife. Disponível em:
<https://marcozero.org/estudo-expoe-gargalos-de-lotacao-e-falta-de-protecao-a-
covid-19-nos-onibus-do-grande-recife/>. Acesso em: 27 mar. 2023.
RODRIGUES, M. O qualidade do transporte coletivo urbano. Disponível em: <
https://www.researchgate.net/profile/Jose-
Sorratini/publication/267387600_A_QUALIDADE_NO_TRANSPORTE_COLETIVO_
URBANO/links/549807360cf2c5a7e342874f/A-QUALIDADE-NO-TRANSPORTE-
COLETIVO-URBANO.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2023.
TOTVS. O que é backoffice e qual sua importância nos negócios?. Disponível
em: < https://www.totvs.com/blog/negocios/backoffice/>. Acesso em: 28 mar. 2023
Vision AI. API do Cloud Vision. Disponível em:
<https://cloud.google.com/vision?hl=pt-br>. Acesso em: 27 mar. 2023. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.title | Busybus: plataforma para visualização e compartilhamento de informações do transporte público rodoviário | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7892530580152674 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Eduardo de Melo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4191900873432924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Henrique Correia Torres | |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Tiago Lins | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1664284153985134 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4597843122900471 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de
aplicações para permitir que usuários de transporte público tenham mais
informações sobre os veículos, melhorando potencialmente as tomadas de decisões.
A aplicação principal exibe o nível de lotação dos próximos ônibus de uma
determinada linha, para que o usuário possa selecionar um veículo que minimize
seu desconforto, respeitando o tempo para chegada em seu destino. Há também
aplicações voltadas para as empresas que gerenciam o transporte público,
possibilitando uma possível melhoria na efetividade de ações dos fiscais, usando-se
da coleta de informações produzidas por usuários da aplicação principal. Dados
introduzidos de forma simples e prática por motoristas, torna muito maior a confiança
das informações relacionadas ao nível de lotação dos veículos e como resultado
dessas informações, também se faz possível uma melhor estratégia de distribuição
desses transportes ou minimamente melhor compreensão de “gargalos” que
comprometem a performance dessa distribuição de veículos por linhas e horário. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Rodrigues Júnior, Ricardo Matias | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/7160781582603963 | pt_BR |