dc.relation | ARANOVICH, C.; KRIEGER, M. da G. T. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia, v. 53, n. 2, 2020. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/aletheia/article/view/6275. Acesso em: 05 abr. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. Ed. São Paulo, 2016.
BESERRA, E. P. et al. Educação Ambiental E Enfermagem: Uma Integração Necessária. Revista Brasileira De Enfermagem, v. 63, p. 848-852, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000500026. Acesso em: 05 abr. 2023.
BESERRA, E. P.; ALVES, M. D. S. Enfermagem e saúde ambiental na escola. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 666-672, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000500004. Acesso em: 04 abr. 2023.
BOFF, L. Saber cuidar, ética do humano: compaixão pela terra. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999.
BRASIL. Lei 8.080 de 19/09/1990. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm. Acesso em: 5 mai. 2022.
BRASIL. Lei n 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 31 jul. 2022.
BRASIL. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%204.281%2C%20DE%2025,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 04 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997. p. 16. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd09_16.pdf. Acesso em: 8 jan. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
BRASIL. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
CAMPOS, C. E. A. Estratégias de avaliação e melhoria contínua da qualidade no contexto da Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira Saúde Materno-Infantil, v. 5, p. s63-s69, dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-38292005000500007. Acesso em 04 abr. 2023.
CAMPONOGARA, S. et al. Enfermagem e meio ambiente: uma revisão bibliográfica. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 1, n. 3, p. 472-480, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5902/217976923268. Acesso em: 05 abr. 2023.
CARVALHO, I. C. de M. As transformações na esfera pública e a ação ecológica: educação e política em tempos de crise da modernidade. Revista brasileira de educação, v. 11, n. 32, p. 308-315, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v11n32/v11n32a09.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023. CORRÊA, L. B. et al. O saber resíduos sólidos de serviços de saúde na formação acadêmica: uma contribuição da educação ambiental. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 18, p. 571-584, 2005. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/v9n18/a08v9n18.pdf. Acesso em: 05 abr. 2023.
DICKMANN, I. Pensamento de Paulo Freire pode apoiar ensino de educação ambiental crítica. 2019. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/pensamento-de-paulo-freire-pode-apoiar-ensino-de-educacao-ambiental-critica/. Acesso em: 04 abr. 2023. FACCHINI, L. A.; TOMASI, E.; DILÉLIO, A. S. Qualidade da Atenção Primária à Saúde no Brasil: avanços, desafios e perspectivas. Saúde em Debate, v. 42, p. 208-223, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S114. Acesso em: 05 abr. 2023
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GEHLING, C. R. et al. O. Uma experiência de educação ambiental aplicada a trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde, v. 16, n. 1, p. 181-190, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/1123. Acesso em: 05 abr. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
GONÇALVES, M. F. Crimes ambientais por acumulação: Aspectos sociológicos e dogmáticos. Editora Dialética, 2021.
HENDGES, A. S. Educação ambiental no ensino formal e não formal, Lei 9.795/1999. Ecodebate cidadania e meio ambiente, 2010. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2010/09/13/educacao-ambiental-no-ensino-formal-e-nao-formal-lei-9-7951999-artigo-de-antonio-silvio-hendges/. Acesso em: 04 abr. 2023.
HERZER, E. et al. Educação Ambiental Informal: uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 4, p. 465-475, 2019.
Disponível em: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n4p465-475. Acesso em: 08 abr. 2023.
LAMIM-GUEDES, V.; MONTEIRO, R. de A. A. Educação Ambiental na Prática: Transversalidade da temática socioambiental. Editora Na Raiz, 2020.
LEITE, T. S. A. et al. Enfermagem na promoção da sustentabilidade ambiental: uma revisão integrativa. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 597-612, 1 out. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p597. Acesso em 04 abr. 2023. LOPES, C. D. da S.; PAPALIA, F. B. G. Desigualdades sociais no âmbito urbano a importância do papel da educação ambiental. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, v. 8, n. 1, p. 01 – 17, Jan/Jul. 2022. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/8680. Acesso em: 04 abr. 2023. MAEYAMA, M. A.; DOLNY, L. L.; KNOLL, R. K. Atenção básica à saúde: aproximando teoria e prática. Itajaí: UNIVALI, 2018. Disponível em: https://www.univali.br/vida-no-campus/editora-univali/e-books/Documents/editora-univali/Aten%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%20%C3%A0%20Sa%C3%BAde%20Aproximando%20Teoria%20e%20Pr%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 08 abr. 2023.
MINAYO, M. C. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.5, n. 7, p. 01-12, abr. 2017. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/ view/82/59. Acesso em: 04 abr. 2023.
NEMES, M. I. B. A prática programática em saúde. In: SCHRAIBER, L. B.; NEMES, M. I. B.; MENDES-GONÇALVES, R. B. (Org.). Saúde do adulto: programas e ações em Unidade Básica. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 47-64. OLIVEIRA, H. M. de; GONÇALVES, M. J. F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, p. 761-763, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000600028. Acesso em: 05 abr. 2023.
OLSHANSKY, E. Nurses and health promotion. Journal of Professional Nursing, v. 23 n. 1, p. 1-2, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2006.12.007. Acesso em: 05 abr. 2023.
OMS. Organização Mundial da Saúde. 1946. Disponível em: https://www.who.int/pt. Acesso em: 04 abr. 2023
OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde. Saúde coletiva. 2005. PAIVA, S. A. de; SILVA, S. C. S. da; LIMA, S. V. Educação ambiental como ferramenta no controle da dengue: Formando multiplicadores ambientais no distrito sanitário noroeste Goiânia Goiás. 2012. III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Goiânia/GO – 19 a 22/11/2012. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2012/VII-020.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
PELEGRINI, L. B. A fauna e os seus desafios diante dos desastres ambientais: uma realidade silenciada. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://desenv.fmp.edu.br/wp-content/uploads/2021/06/Luiza-Beskow-Pelegrini-VERSAO-FINAL-POS-BANCA.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023. PERES, R. R. et al. Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 36, p. 85-93, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.esp.56696. Acesso em: 05 abr. 2023.
ROECKER, S.; NUNES, E. de F. P. de A.; MARCON, S. S. O trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 22, p. 157-165, 2013.Disponível em: Acesso em: 05 abr. 2023.
SANTOS, D. A. S.; SILVA, M. S. da. Atuação do enfermeiro na educação ambiental e a relação com a sua formação acadêmica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 31, n. 2, p. 127-139, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4647. Acesso em: 05 abr. 2023.
SILVA SANTOS, D. A.; SILVA, M. S. da. Atuação do enfermeiro na educação ambiental e a relação com a sua formação acadêmica. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 127–139, 2014. DOI: 10.14295/remea.v31i2.4647. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4647. Acesso em: 5 maio. 2022.
SILVA, L. W. S. da et al. O cuidado na perspectiva de Leonardo Boff, uma personalidade a ser (re) descoberta na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 58, p. 471-475, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672005000400018. Acesso em: 05 abr. 2023.
SILVEIRA, É. L.; SANTANA, W. K. F de. O impacto da ausência e a presença perniciosa: covid-19 e a necessidade de reeducação humana para sobrevivência do meio ambiente. Revista Acta Ambiental Catarinense, v. 17, n. 1, p. 99-110, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24021/raac.v17i1.5451. Acesso em: 01 abr. 2023.
SIQUEIRA, T. D. A. A relação educação ambiental e educação em ciências: reflexões sobre a importância de suas aplicabilidades: BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 11, n. 3, p. 1-11, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/BIUS/article/view/5470. Acesso em: 04 abr. 2023.
SIMAO, A. M. S. et al. Gestão do cuidado de enfermagem pré-natal num Centro de Saúde de Angola. Rev. Bras. Enferm., v. 72, p. 129-136, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0685. Acesso em: 05 abr. 2023.
SPADA, I. P. Desafios da Educação Ambiental no ensino formal. Revista Eletrônica Educação Ambiental em ação, n. 41, 2012. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1312. Acesso em: 04 abr. 2023. UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. UNESDOC Digital Library, n. 1, p.6, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 30 maio 2023. | pt_BR |