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dc.creatorOliveira, Bernadete Maria Campos de
dc.date.accessioned2023-10-18T17:47:01Z
dc.date.available2023-10-18T17:47:01Z
dc.date.issued2023-05-23
dc.identifier.citationOliveira, Bernadete Maria Campos de. Percepção de profissionais da saúde pública brasileira a respeito da educação ambiental.2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1043
dc.description.abstractNurses play a key role in promoting health and improving the living conditions of the population in the Family Health Strategy, and can act as important environmental educators in society, through public health surveillance. It is essential that they are encouraged to seek knowledge about educational strategies and develop an ethical stance in relation to environmental issues. Environmental education at the basic health unit is essential to prevent disease and promote health in the community, and the nursing team must provide instructions to the population. The educator has an active role in forming new relationships between society and the environment, consolidating the ecological commitment. In this context, the objective of this work was to analyze the processes of environmental education in the actions of the family public health service from the perspective of care. The research approach used was qualitative with an exploratory and analytical nature, being characterized as a narrative literature review. The methodological strategy used for the production and analysis of data was the documental one that occurred between the months of September 2022 and March 2023. The data were analyzed through content analysis, described by Bardin. The presented results show the importance of including Environmental Education in the academic training of nurses, as well as its applicability in professional practice. Furthermore, it is important to train nurses to act as environmental educators, aiming to promote awareness and reflection on actions aimed at environmental sustainability.pt_BR
dc.format.extent30f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARANOVICH, C.; KRIEGER, M. da G. T. Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática. Aletheia, v. 53, n. 2, 2020. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/aletheia/article/view/6275. Acesso em: 05 abr. 2023. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. Ed. São Paulo, 2016. BESERRA, E. P. et al. Educação Ambiental E Enfermagem: Uma Integração Necessária. Revista Brasileira De Enfermagem, v. 63, p. 848-852, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000500026. Acesso em: 05 abr. 2023. BESERRA, E. P.; ALVES, M. D. S. Enfermagem e saúde ambiental na escola. Acta Paulista de Enfermagem, v. 25, p. 666-672, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000500004. Acesso em: 04 abr. 2023. BOFF, L. Saber cuidar, ética do humano: compaixão pela terra. Petrópolis, Ed. Vozes, 1999. BRASIL. Lei 8.080 de 19/09/1990. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectUnidade de Saúde Básicapt_BR
dc.titlePercepção de profissionais da saúde pública brasileira a respeito da educação ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1077230580619197pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Renata Maria Campos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312346687923790pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Renata Maria Caminha Mendes de
dc.contributor.referee2Cordeiro, Eugênio de Paula Benício
dc.contributor.referee3Marques, Erika Alves Tavares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4312346687923790pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596954578610486pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6496402766685784pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoequipe de enfermagem tem um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria das condições de vida da população na Estratégia Saúde da Família, podendo atuar como educadores ambientais importantes na sociedade, por meio da vigilância em saúde pública. É essencial que seja estimulada a buscar conhecimentos sobre estratégias educativas e desenvolver uma postura ética em relação às questões ambientais. A educação ambiental na unidade básica de saúde é fundamental para prevenir doenças e promover a saúde na comunidade, e a equipe de enfermagem deve fornecer instruções à população. O educador tem um papel ativo na formação de novas relações entre a sociedade e o meio ambiente, consolidando o compromisso ecológico. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar os processos de educação ambiental nas ações do serviço de saúde pública familiar na perspectiva de cuidado. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa de cunho exploratório e analítico, sendo caracterizada como uma revisão narrativa de literatura. A estratégia metodológica utilizada para a produção e análise de dados foi a documental que ocorreu entre os meses de setembro de 2022 e março de 2023. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, descrito por Bardin. Os resultados apresentados evidenciam a relevância da inserção da educação ambiental na formação acadêmica do profissional de enfermagem, bem como sua aplicabilidade na prática profissional. Ademais, ressalta-se a importância de capacitar a equipe para atuarem como educadores ambientais, visando fomentar a conscientização e reflexão acerca de ações que visem a sustentabilidade ambiental.pt_BR


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