dc.creator | Barros, Jhonatas Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T17:27:17Z | |
dc.date.available | 2023-07-18T17:27:17Z | |
dc.date.issued | 2023-03-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1001 | |
dc.description.abstract | This report aims to describe the design process of a language learning mobileapplication, focused on memorization, in order to help English language students.
The model is built aiming at the spaced memorization technique, through which it
seeks to approach the technique with a mobile application of periodic review of
flashcards (vocabulary cards), which, consequently, activates the content
memorization and learning. In this work, the necessary design concepts are chosen
to meet the need for memorization in a final demonstration of the prototype
application, bringing an experience of navigability and end user experience, who is
the protagonist in their own learning process since they create their own cards and
study trails. It is intended that this application, which should soon be made available
to the public, will be a valuable means of learning, bringing great support in the
development of skills related to the use of the English language at any level of
proficiency. | pt_BR |
dc.format.extent | 12f | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, British Council, n. 1, p.7-29, 2014.
EBBINGHAUS, H. Memory: A Contribution to Experimental Psychology. New York:
Dover. 1962.
FROST, Brad, Design Systems are for user interfaces, Brad Frost, 15 Nov 2021.
Disponível em : https://bradfrost.com/blog/post/design-systems-are-for-user-interfaces. Acesso Em: 26 Jan
2023.
HARTSON, Hex; PYLA, Pardha; The UX Book, Morgan Kaufmann, 2018.
Lopes, P.L; Pimenta, C.P; O uso do celular em sala de aula como ferramenta
pedagógica: Benefícios e desafios, Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na
Educação Básica, n. 1, p.52-66, 2017.
MAYHEW, Deborah ;The Usability Engineering Lifecycle, Elservier, 1999.
Norman, DON, The Definition of User Experience (UX), Nngroup, 20 Mar, 2022.
Disponível em : https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience. Acesso Em: 25 Jan. 2023.
Pernice, Kara, UX vs UI, Nngroup, 18 Dez 2016.
Disponível em : https://www.nngroup.com/articles/ux-prototype-hi-lo-fidelity. Acesso Em: 26 Jan 2023.
https://bradfrost.com/blog/post/design-systems-are-for-user-interfaces. Acesso Em: 26 Jan
2023.
SÃO PAULO, Governo do Estado, FATEC, A IMPORTÂNCIA DA FLUÊNCIA EM LÍNGUA
INGLESA PARA OS PROFISSIONAIS DE COMÉRCIO EXTERIOR, 2021.
Silva, D.S; Carniello, A.C; Carniello, A.C; FLASHCARDS VIRTUAIS - TÉCNICA DE
REPETIÇÃO ESPAÇADA APLICADA AO APOIO NA MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO
ESTUDADO, Revista Sinergia, n. 1, p.1-8, 2015. Disponível em : https://m3.material.io/ Acesso Em : 26 Jan 2023. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Aplicação mobile | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa- aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Flashcards | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Protótipo | pt_BR |
dc.title | Cardery, aplicação mobile para estudo da língua inglesa: relatório de elaboração do design | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7342586582456142 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Ivo Felix Gualberto de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8322686815447411 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sá, Ivo Felix Gualberto de | |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Ranieri Valença de | |
dc.contributor.referee3 | Bandeira, Marcílio de Lima | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8322686815447411 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9211915276537655 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6765334070552285 | pt_BR |
dc.publisher.department | Igarassu | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este relatório tem como objetivo descrever o processo de elaboração do design de
um aplicativo mobile de estudo de línguas, focado em memorização, com o intuito
de ajudar na aprendizagem da língua inglesa. O modelo é construído visando a
técnica de memorização espaçada, através da qual procura abordar a técnica com
um aplicativo móvel de revisão periódica de flashcards (cartões de vocabulário),
que, por consequente, desencadeia a memorização e aprendizagem do conteúdo.
Neste trabalho, são levantados os conceitos necessários do design para atender à
necessidade de memorização em uma demonstração final do aplicativo em
protótipo, trazendo uma experiência de navegabilidade e experiência do usuário
final, que é protagonista ao criar seus próprios cartões e trilhas de estudos.
Pretende-se que esse aplicativo, que deve ser disponibilizado em breve ao público
geral, seja um meio de aprendizagem e de reforço dos estudos, trazendo um apoio
grande no desenvolvimento de habilidades referentes ao uso da língua em qualquer
nível de proficiência. | pt_BR |