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dc.creatorMelo, Marcela Cristina Gonçalves de
dc.date.accessioned2023-06-10T10:50:12Z
dc.date.available2023-06-10T10:50:12Z
dc.date.issued2023-05-16
dc.identifier.citationMelo, Marcela Cristina Gonçalves de. Pernambuco e sua cultura: uma experiência decolonial com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife-PE.2023. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/973
dc.description.abstractThis article is an experience report of an Elective built in the context of the New High School, in a reference school of the state government in Recife, Pernambuco. The NEM, emerges as a possibility in relation to several problems in basic education, mainly school dropout. The subject designed by the teacher was named "Pernambuco and its Culture", also linking environmental aspects of the geography of the city of Recife. A post-colonial perspective was adopted from planning, through execution to its culmination, with rich debates involving issues such as ancestry, origin of the Brazilian people, the value of popular culture, resistance Pernambuco, even Afro Brazilian religions when passing through content about the Manguebeat Movement and the ideas of Chico Science; Rural and nation Maracatu, variations of Coco, Ciranda, Cavalo Marinho, Frevo and contemporary artists from the state. By awakening the reflection and interest of several students in the local culture, the importance of a discipline like this is expressed, mainly as a counter-hegemonic movement to the colonization of ideas and forms of expression.pt_BR
dc.format.extent18f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS. Veja um diagnóstico com os principais problemas enfrentados no ensino médio. 2016. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/499 123-veja-um-diagnostico-com-os- principais problemas-enfrentados-no- ensino-medio/ Acesso em: 20 jan. 2023. BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece asDiretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso 12 nov. 2022. BRASIL. Plano Nacional de Educação(PNE). Lei Federal n.º 13.005/2014, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2014. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 02 jan. 2023. BRASIL. TCU. Diagnóstico da educação. Brasil, 2015. Disponível em https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A15AB 466A1015AB96B58C230EC Acesso em 15 jan.2023. BRASIL. MEC. Novo Ensino Médio – perguntas e respostas. 2016a. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação culturalpt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médio - Novopt_BR
dc.subjectDecolonialismopt_BR
dc.titlePernambuco e sua cultura : uma experiência com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife - PE.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742021478623770pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Nielson da Silva
dc.contributor.referee2Santana, Gabriel Augusto Coêlho de
dc.contributor.referee3Bezerra, Anselmo César Vasconcelos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7271599721542630pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1965016923961354pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a implantação de uma disciplina eletiva, construída no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), em uma escola de referência do governo do estado, em Recife, Pernambuco. O NEM surge como uma resposta curricular a diversos problemas sociais no país, num contexto de repressão aos movimentos sociais e de falta de diálogo entre as universidades e a sociedade civil organizada. A disciplina foi nomeada "Pernambuco e Sua Cultura" e inclui aspectos ambientais da geografia da cidade do Recife. Adotou-se uma perspectiva pós-colonial desde o planejamento, passando pela execução, até a sua culminância, com ricos debates que envolvem questões, como: ancestralidade, origem do povo brasileiro, valor da cultura popular, resistência pernambucana e religiões afro-brasileiras. Conteúdos, como: Movimento Manguebeat e as ideias de Chico Science; maracatu, rural e nação; variações do coco; ciranda; cavalo marinho; frevo; e artistas contemporâneos do estado despertaram a reflexão e o interesse de vários alunos pela cultura local, o que expressa a importância de uma disciplina como essa, principalmente enquanto movimento contra hegemônico à colonização de ideias e formas de expressão.pt_BR


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