dc.creator | Melo, Marcela Cristina Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-10T10:50:12Z | |
dc.date.available | 2023-06-10T10:50:12Z | |
dc.date.issued | 2023-05-16 | |
dc.identifier.citation | Melo, Marcela Cristina Gonçalves de. Pernambuco e sua cultura: uma experiência decolonial com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife-PE.2023. 17f.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização de Educação Ambiental e Cultural) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/973 | |
dc.description.abstract | This article is an experience report of an Elective built in the context of the New High
School, in a reference school of the state government in Recife, Pernambuco. The
NEM, emerges as a possibility in relation to several problems in basic education,
mainly school dropout. The subject designed by the teacher was named "Pernambuco
and its Culture", also linking environmental aspects of the geography of the city of
Recife. A post-colonial perspective was adopted from planning, through execution to
its culmination, with rich debates involving issues such as ancestry, origin of the
Brazilian people, the value of popular culture, resistance Pernambuco, even Afro Brazilian religions when passing through content about the Manguebeat Movement
and the ideas of Chico Science; Rural and nation Maracatu, variations of Coco,
Ciranda, Cavalo Marinho, Frevo and contemporary artists from the state. By
awakening the reflection and interest of several students in the local culture, the
importance of a discipline like this is expressed, mainly as a counter-hegemonic
movement to the colonization of ideas and forms of expression. | pt_BR |
dc.format.extent | 18f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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fev.2023. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação cultural | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Novo | pt_BR |
dc.subject | Decolonialismo | pt_BR |
dc.title | Pernambuco e sua cultura : uma experiência com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife - PE. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8742021478623770 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Nielson da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7271599721542630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Nielson da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Santana, Gabriel Augusto Coêlho de | |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Anselmo César Vasconcelos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7271599721542630 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1965016923961354 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4403057502641157 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute a implantação de uma disciplina eletiva, construída no contexto do
Novo Ensino Médio (NEM), em uma escola de referência do governo do estado, em
Recife, Pernambuco. O NEM surge como uma resposta curricular a diversos
problemas sociais no país, num contexto de repressão aos movimentos sociais e de
falta de diálogo entre as universidades e a sociedade civil organizada. A disciplina foi
nomeada "Pernambuco e Sua Cultura" e inclui aspectos ambientais da geografia da
cidade do Recife. Adotou-se uma perspectiva pós-colonial desde o planejamento,
passando pela execução, até a sua culminância, com ricos debates que envolvem
questões, como: ancestralidade, origem do povo brasileiro, valor da cultura popular,
resistência pernambucana e religiões afro-brasileiras. Conteúdos, como: Movimento
Manguebeat e as ideias de Chico Science; maracatu, rural e nação; variações do coco;
ciranda; cavalo marinho; frevo; e artistas contemporâneos do estado despertaram a
reflexão e o interesse de vários alunos pela cultura local, o que expressa a importância
de uma disciplina como essa, principalmente enquanto movimento contra hegemônico à colonização de ideias e formas de expressão. | pt_BR |