dc.contributor.author | Silva, Aylma Benício da | |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T02:11:24Z | |
dc.date.available | 2023-02-06T02:11:24Z | |
dc.date.issued | 2023-01-05 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Aylma Benício da. Estratégia na qualidade de software: um comparativo sobre as ferramentas gerenciais: jira x alm. 2022. 21 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação, Campus Jaboatão dos Guararapes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/817 | |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho consiste em demonstrar o desenvolvimento de uma
estratégia voltada para o uso de ferramentas de gerenciamento de software, com o intuito de
contribuir com a qualidade, e de maneira mais prática minimizar os riscos em um determinado
projeto. Este processo de qualidade consiste basicamente no cumprimento de etapas pré-definidas
de verificação e validação relacionadas à entrega de um software, de acordo com os critérios de
aceitação da área solicitante. Em meio aos milhares de pedidos que ocorrem diariamente sobre
novos módulos ou sistemas a serem desenvolvidos nas corporações, startups, e outras
instituições, vale salientar a relevância do processo de qualidade de software durante o
desenvolvimento de um produto ou serviço proposto, e quais ferramentas utilizar durante estas
atividades. Para a elaboração deste trabalho utilizamos uma comparação entre duas ferramentas
compostas pelas funções de gerenciamento de defeitos, controle de cenários de teste, controle de
atividades e extração de relatórios. Tendo em vista atingir resultados e conclusões sobre o quão
importante se torna a utilização das ferramentas Jira e ALM dentro da rotina de qualidade de
software, e auxiliando o usuário na escolha sobre qual ferramenta adequada diante de cada
enquadramento corporativo. A intenção é esclarecer todos os itens mais pertinentes que estas
aplicações fornecem, para que a contratação de uma ou de outra se torne mais assertiva possível. | pt_BR |
dc.language.iso | PortuguesBrasil | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta | pt_BR |
dc.title | Estratégia na qualidade de software: um comparativo sobre as ferramentas gerenciais: jira x ALM | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |