dc.creator | Silva, Sonielza da | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T17:18:28Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T17:18:28Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Sonielza da Silva. A formação docente inicial ofertada pelo Curso da graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira: sob o olhar dos egressos. 2022. 16 f. Artigo (Bacharelado em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/598 | |
dc.description.abstract | The present work deals with an analysis of the initial training offered by the
undergraduate course in mathematics at the IFPE/Pesqueira campus from the
perspective of the graduates. Specifically, we sought to analyze the contributions that the institute offers to students of the degree in mathematics, evaluating
considerations about the satisfaction of former students in relation to the course and
with the institution; whether the training offered is in line with the demands of the job
market; and also to locate these graduates and know the current professional
situation of each one. This is a qualitative and quantitative research and has a
hypothetical deductive method. The research had the participation of 48 (forty-eight)
graduates of the institute. To obtain the data, we chose to use an internet
questionnaire. The results of the questionnaire responses show that most of them
evaluated the institution positively in the sense that its teaching is a very broad
structure and of good quality. Regarding the current professional situation, he is
usually also teaching in his area of teacher training and contributing to works and
research in the field. The data show that the institute offers a good structure for the
initial training of students, mainly because of its teaching organization and for having
several programs offered, which makes the training of quality. However, in addition to
satisfaction, future proposals were also observed to be developed so that there are
improvements that further improve this structure, such as expansion of discipline,
programs, among others. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | A famosa DP: como funciona a dependência na faculdade?.Carreira e sucesso, Barueri, 04
fev.2019. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-
sucesso/colunistas/catho_comunicacao/> . Acesso em: 07 jan. 2022.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2004.
Seção 1. p. 3. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 28 dez. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 300 de 30 de janeiro de 2006. Aprova, em
extrato, o instrumento de avaliação externa das Instituições de Educação Superior do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Diário Oficial [da]
República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 jan. 2006. Seção 1. p. 5.
Disponível em: <http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/75>. Acesso em: 21 dez.
2021.
BROFMAN, P. R. A importância das publicações científicas. Cogitare Enfermagem,
Curitiba, v. 3, n. 17, p. 419-421, jul/set. 2012. Disponível em:
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29281/19029. Acesso em: 10 set. 2020.
COELHO, Maria do Socorro Costa. Opinião: Egresso e Universidade. Beira do Rio - Jornal
da Universidade Federal do Pará, Belém, v. 24, n. 72, maio 2009. Disponível em:
<http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2009/3- edicao-72/27-egresso-e-
universidade>. Acesso em: 20 dez. 2012.
.Cursos do campus Pesqueira entre os melhores do Brasil. Revista Guia do
Estudante,Pesqueira, 11 set. 2017. Disponível em:
<https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/cursos-de-fisica-e-matematica-do-
campus-pesqueira-ganham-tres-estrelas-da-revista-guia-do-estudante>. Acesso em: 05 jan.
2022.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de
informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Dimensões do
relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais Tatiana Pereira Queiroz, Cláudio Paixão
Anastácio de Paula
Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 37-66, jan/abr. 2016 | 63
E-ISSN 1808-5245
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de
informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e
Finanças, v.16, n.37, 2005
MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação
segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p.
481-485, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf>
Acesso em: 12 dez. 2021.
QUEIROZ, T. P.; PAULA, C. P. A.; PAULA, C. P. A. Dimensões do relacionamento entre a
universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da universidade federal de
minas gerais. Em Questão, v. 22, n. 1, p. 37-66, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.37-66
Acesso em: 02 dez. 2021
Quem são os egressos do ensino superior. ABMS (Associação Brasileira de
Mantenedoras do Ensino Superior), Brasília, 01 de fev. de 2017. Disponível em:
<https://abms.org.br/noticias/detalhe/2020>. Acesso em 15 de dez. de 2021.
ROLIM. D.C; SOARES.L.K.G. IMPACTOS SOCIAIS DO PROGRAMA BOLSA
PERMANÊNCIA EM UM INSTITUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
AMAZONAS.Maranhão, 20 ago.2013. Disponível em: <
http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo15-
impassesedesafiosdaspoliticasdeeducacao/impactossociaisdoprogramabolsapermanenciae
muminstituto.pdf> . Acesso em: 03 jan.2022
SIMON, Lilian Wrzesinski; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Ações de
acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do
Brasil..Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 94-113, dez.
2017. ISSN 2447-3944. Disponível em:
https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2023. Acesso em: 15 jan. 2022.
SOUZA. Filipe. Qual a importância de uma publicação científica? UNITAC, Araguaína,
17 dez.2019. Disponível em:<https://www.unitpac.com.br/noticias/2019/12/17/qual-a-
importancia-de-uma-publicacao-cientifica>. Acesso em: 07 jan.2022.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ). Gerência de
Assistência e Saúde- GAS do ICSEZ. Parintins, 2011. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Graduação em matemática | pt_BR |
dc.title | A formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0575835355676278 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Erika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da
graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos.
Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece
para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a
satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação
oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar
esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma
pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A
pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto.
Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os
resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou
positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla
e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se
encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos
e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura
para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino
e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo
além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas
para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo,
ampliação de disciplina, programas, entre outros. | pt_BR |