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dc.creatorSilva, Sonielza da
dc.date.accessioned2022-05-17T17:18:28Z
dc.date.available2022-05-17T17:18:28Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationSILVA, Sonielza da Silva. A formação docente inicial ofertada pelo Curso da graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira: sob o olhar dos egressos. 2022. 16 f. Artigo (Bacharelado em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/598
dc.description.abstractThe present work deals with an analysis of the initial training offered by the undergraduate course in mathematics at the IFPE/Pesqueira campus from the perspective of the graduates. Specifically, we sought to analyze the contributions that the institute offers to students of the degree in mathematics, evaluating considerations about the satisfaction of former students in relation to the course and with the institution; whether the training offered is in line with the demands of the job market; and also to locate these graduates and know the current professional situation of each one. This is a qualitative and quantitative research and has a hypothetical deductive method. The research had the participation of 48 (forty-eight) graduates of the institute. To obtain the data, we chose to use an internet questionnaire. The results of the questionnaire responses show that most of them evaluated the institution positively in the sense that its teaching is a very broad structure and of good quality. Regarding the current professional situation, he is usually also teaching in his area of teacher training and contributing to works and research in the field. The data show that the institute offers a good structure for the initial training of students, mainly because of its teaching organization and for having several programs offered, which makes the training of quality. However, in addition to satisfaction, future proposals were also observed to be developed so that there are improvements that further improve this structure, such as expansion of discipline, programs, among others.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationA famosa DP: como funciona a dependência na faculdade?.Carreira e sucesso, Barueri, 04 fev.2019. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira- sucesso/colunistas/catho_comunicacao/> . Acesso em: 07 jan. 2022. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Seção 1. p. 3. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 28 dez. 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 300 de 30 de janeiro de 2006. Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação externa das Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 jan. 2006. Seção 1. p. 5. Disponível em: <http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/75>. Acesso em: 21 dez. 2021. BROFMAN, P. R. A importância das publicações científicas. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 3, n. 17, p. 419-421, jul/set. 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/29281/19029. Acesso em: 10 set. 2020. COELHO, Maria do Socorro Costa. Opinião: Egresso e Universidade. Beira do Rio - Jornal da Universidade Federal do Pará, Belém, v. 24, n. 72, maio 2009. Disponível em: <http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2009/3- edicao-72/27-egresso-e- universidade>. Acesso em: 20 dez. 2012. .Cursos do campus Pesqueira entre os melhores do Brasil. Revista Guia do Estudante,Pesqueira, 11 set. 2017. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/noticias/cursos-de-fisica-e-matematica-do- campus-pesqueira-ganham-tres-estrelas-da-revista-guia-do-estudante>. Acesso em: 05 jan. 2022. LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais Tatiana Pereira Queiroz, Cláudio Paixão Anastácio de Paula Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 37-66, jan/abr. 2016 | 63 E-ISSN 1808-5245 LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças, v.16, n.37, 2005 MEIRA, Maria Dyrce Dias; KURCGANT, Paulina. Avaliação de curso de graduação segundo egressos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 2, p. 481-485, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a31v43n2.pdf> Acesso em: 12 dez. 2021. QUEIROZ, T. P.; PAULA, C. P. A.; PAULA, C. P. A. Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da universidade federal de minas gerais. Em Questão, v. 22, n. 1, p. 37-66, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.37-66 Acesso em: 02 dez. 2021 Quem são os egressos do ensino superior. ABMS (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Brasília, 01 de fev. de 2017. Disponível em: <https://abms.org.br/noticias/detalhe/2020>. Acesso em 15 de dez. de 2021. ROLIM. D.C; SOARES.L.K.G. IMPACTOS SOCIAIS DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA EM UM INSTITUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.Maranhão, 20 ago.2013. Disponível em: < http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2013/JornadaEixo2013/anais-eixo15- impassesedesafiosdaspoliticasdeeducacao/impactossociaisdoprogramabolsapermanenciae muminstituto.pdf> . Acesso em: 03 jan.2022 SIMON, Lilian Wrzesinski; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil..Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 3, n. 2, p. 94-113, dez. 2017. ISSN 2447-3944. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/2023. Acesso em: 15 jan. 2022. SOUZA. Filipe. Qual a importância de uma publicação científica? UNITAC, Araguaína, 17 dez.2019. Disponível em:<https://www.unitpac.com.br/noticias/2019/12/17/qual-a- importancia-de-uma-publicacao-cientifica>. Acesso em: 07 jan.2022. INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ). Gerência de Assistência e Saúde- GAS do ICSEZ. Parintins, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectGraduação em matemáticapt_BR
dc.titleA formação docente inicial ofertada pelo curso de graduação em matemática do IFPE- Campus Pesqueira : sob o olhar dos egressospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575835355676278pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de uma análise da formação inicial ofertada pelo curso da graduação em matemática do IFPE/campus Pesqueira sob o olhar dos egressos. Especificamente, buscou-se analisar quais as contribuições que o instituto oferece para os estudantes da licenciatura em matemática, avaliando considerações sobre a satisfação dos ex-alunos em relação ao curso e com a instituição; se a formação oferecida se adéqua com as exigências do mercado de trabalho; e ainda localizar esses egressos e saber a situação atual profissional de cada um. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualiquantitativa e tem como método hipotético dedutivo. A pesquisa contou com a participação de 48 (quarenta e oito) egressos do instituto. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Os resultados das respostas do questionário mostram que a maioria deles avaliou positivamente a instituição no sentido de seu ensino ser uma estrutura muito ampla e de boa qualidade. Sobre a situação atual profissional, esse geralmente também se encontra lecionando em sua área de formação docente e contribuindo em trabalhos e pesquisas do ramo. Os dados mostram que o instituto oferece uma boa estrutura para a formação inicial de estudantes, principalmente por sua organização de ensino e por ter vários programas ofertados que torna a formação de qualidade. Contudo além das satisfações também se observou propostas futuras a serem desenvolvidas para que haja melhorias que aprimorem mais essa estrutura, como por exemplo, ampliação de disciplina, programas, entre outros.pt_BR


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