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dc.creatorSilva, Nelson Alisson Queiroz da
dc.date.accessioned2022-01-24T13:02:50Z
dc.date.available2022-01-24T13:02:50Z
dc.date.issued2021-04-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/402
dc.description.abstractThis work presents a proposal for teaching quadrilateral content, mediated by the QUIZIZZ application, which is an online quiz (questionnaire), which simulates a game of questions and answers; we specifically deal with formulas and calculations of quadrilateral area measurements: square, rectangle, trapezoid, rhombus and parallelogram in their respective canonical forms. We seek in the national curricular parameters support for the use of new technologies in the teaching process and then we choose the use of games, so it is hoped that teachers, will be able to accept this suggestion and also enrich it with their personal experiences in teaching, since during the research of this work we could verify the potentialities of the platform to support teaching as its wide range of elements that can be incorporated into the activity. We strongly recommend the application of this instrument, since this proposal is able to add a technological artifact to the teaching of mathematics, which will bring many benefits to the teaching practice.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (Ensino de primeira à quarta série). Brasília: MEC/SEF. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. DIOGINIS, Maria Lucineide, CUNHA, José Jailton da, NEVES, Fernando Henrique, CRISTOVAM, Wiilson. As novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Disponível em: <http://www.unoeste.br/site/enepe/2015/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3 %A3o/AS%20NOVAS%20TECNOLOGIAS%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%2 0APRENDIZAGEM.pdf> Acesso em 20 abr. 2021. DOLCE, Oswaldo e POMPEO, Jose Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. Volume 9. 7a ed. São Paulo: Editora Atual, 1997 QUIZ. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Quiz&oldid=60384277>. Acesso em: 4 abr. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria - Quadriláterospt_BR
dc.subjectGeometria - Calculo áreapt_BR
dc.subjectEnsino - Jogospt_BR
dc.subjectEnsino - Aplicativopt_BR
dc.subjectAplicativo - QUIZZIZpt_BR
dc.titleFórmulas e cálculos de medidas de área de quadriláteros: uma proposta de ensino mediada pelo aplicativo quizizzpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951295614133880pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de ensino do conteúdo quadriláteros, mediada pelo aplicativo QUIZIZZ, que é um quiz (questionário) on-line, que simula um jogo de perguntas e respostas; tratamos especificamente de fórmulas e cálculos de medidas de área dos quadriláteros: quadrado, retângulo, trapézio, losango e paralelogramo em suas respectivas formas canônicas. Buscamos nos parâmetros curriculares nacionais apoio ao uso de novas tecnologias no processo de ensino e então escolhemos o uso de jogos, assim espera-se que os professores, possam acolher esta sugestão e também enriquecê-la com suas experiências pessoais na docência, visto que durante a pesquisa deste trabalho pudemos constatar as potencialidades da plataforma para o apoio ao ensino como sua ampla gama de elementos que podem ser incorporados à atividade. Recomendamos piamente a aplicação deste instrumento, visto que esta proposta consegue agregar um artefato tecnológico ao ensino de matemática, o que trará muitos benefícios para a prática docente.pt_BR


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