dc.creator | Lima, Davidson Wilker Matias | |
dc.date.accessioned | 2021-05-29T14:24:55Z | |
dc.date.available | 2021-05-29T14:24:55Z | |
dc.date.issued | 2021-04-06 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Davidson Wilker Matias. Imaginação no processo de composição musical. 2021. 21 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/291 | |
dc.description.abstract | This article is the result of research on the construction of musical meaning in Ivan do Espírito Santo's compositions based on Vygotsky's thought based on the concept of Historical-Cultural Psychology. Making a connection of your musical ideas and their meaning. In this approach, the musical experience not’is only established in a musical construction, it is also built a network of meanings from the social and cultural world. The intention of this research is to contribute to the production of studies on musical composition through this perspective. This article was elaborated through research in the writings of Vygotsky, after the foundation, we evidenced the connection between the Historical-Cultural psychology and the compositions of Ivan do Espírito Santo. A musical analysis was used to identify common characteristics between the compositions, relating them to the representations presented in the work. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | GIL, Antonio Carlos. Metódos e técnicas de pesquisa social. n. 6. São Paulo: Atlas, 1996.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl de; REGO, Teresa Cristina. Contribuições da perspectiva histórico- cultural de Luria para a pesquisa contemporânea. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. especial, p. 107-121, 2010. DOI 10.1590/S1517-97022010000400009. Disponível
em: http://www.scielo.br/j/ep/a/wkC39ktPnbgBdRDc8zR3WWC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jan. 2021.
PEREIRA, Auda. Análise de conteúdo de uma entrevista semiestruturada. Disponível em: http://mpelearning.pbworks.com/f/MICO.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky, uma experiência historico cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SABINI, Maria Aparecida Cória. Psicologia do desenvolvimento. n. 2 . São Paulo: Àtica, 1997.
SLOBODA, John Anthonny. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: Edual, 2008.
SOUZA, Caio Bruno da Silva. A compreensão dos processos composicionais de Raimundo Nonato dos Santos. 2017. Cedido pelo autor.
TOLEDO, Luciano Augusto; SHIAISHI, Guilherme de Farias. Estudo de caso em pesquisas exploratorias qualitativas: um ensaio para a proposta de um estudo de caso. Revista da FAE, Curitiba, v. 12, n. 1. p. 103-119, jan./jun. 2009. Disponível em: https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/288. Acesso em: 20 nov. 2020.
VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Tradução de: Zoia Prestes, Voobrajenie i tvortchestvo v detskom vozraste. São Paulo: Àtica, 2009.
VYGOSTKY, Lev Semionovitch. A imaginação faz parte do desenvolvimento. Obras escolhidas III. Madri: Visor, 2000.
VYGOSTKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. n. 6. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VYGOSTKY, Lev Semionovitch. A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio D' Água editores, 2009.
VYGOTSKY, L. S. A imaginação e seu desenvolvimento na infância In: O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOSTKY, Lev Semionovitch. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOSTKY, Lev Semionovitch. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Composição (Música) | pt_BR |
dc.subject | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Ivan do Espírito Santo | pt_BR |
dc.title | Imaginação no processo de composição musical | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102979933679165 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lira, Aliny Karla Alves de Freitas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8474886371160294 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lira, Aliny Karla Alves de Freitas | |
dc.contributor.referee2 | Valério, Tatiana Alves de Melo | |
dc.contributor.referee3 | Melo, Niraldo Riann de | |
dc.contributor.referee4 | Silva, Jandson Ferreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8474886371160294 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8304188182210970 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8807068531104735 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1652218909815500 | pt_BR |
dc.publisher.department | Belo Jardim | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo é o resultado da pesquisa sobre a construção da significação musical nas composições de Ivan do Espírito Santo a partir do pensamento de Vygotsky com base no conceito da Psicologia Histórico-Cultural. Fazendo uma ligação de suas ideias musicais e seu significado. Nessa abordagem a vivência musical não se estabelece em uma construção musical apenas, é construída também uma rede de significados a partir do mundo social e cultural. A intenção dessa pesquisa é contribuir para a produção de estudos sobre composição musical através dessa ótica. Esse artigo foi elaborado através de pesquisa nos escritos de Vygotsky, após a fundamentação, evidenciamos a ligação entre a psicologia Histórico-Cultural e as composições de Ivan do Espirito Santo. Utilizou-se de uma análise musical para identificar características comuns entre as composições, relacionando-as com as representações apresentadas no trabalho. | pt_BR |