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dc.creatorLima, Davidson Wilker Matias
dc.date.accessioned2021-05-29T14:24:55Z
dc.date.available2021-05-29T14:24:55Z
dc.date.issued2021-04-06
dc.identifier.citationLIMA, Davidson Wilker Matias. Imaginação no processo de composição musical. 2021. 21 f. TCC (Graduação de Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Belo Jardim, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/291
dc.description.abstractThis article is the result of research on the construction of musical meaning in Ivan do Espírito Santo's compositions based on Vygotsky's thought based on the concept of Historical-Cultural Psychology. Making a connection of your musical ideas and their meaning. In this approach, the musical experience not’is only established in a musical construction, it is also built a network of meanings from the social and cultural world. The intention of this research is to contribute to the production of studies on musical composition through this perspective. This article was elaborated through research in the writings of Vygotsky, after the foundation, we evidenced the connection between the Historical-Cultural psychology and the compositions of Ivan do Espírito Santo. A musical analysis was used to identify common characteristics between the compositions, relating them to the representations presented in the work.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectIvan do Espírito Santopt_BR
dc.titleImaginação no processo de composição musicalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102979933679165pt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Aliny Karla Alves de Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8474886371160294pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Aliny Karla Alves de Freitas
dc.contributor.referee2Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.referee3Melo, Niraldo Riann de
dc.contributor.referee4Silva, Jandson Ferreira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8474886371160294pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807068531104735pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1652218909815500pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.description.resumoEste artigo é o resultado da pesquisa sobre a construção da significação musical nas composições de Ivan do Espírito Santo a partir do pensamento de Vygotsky com base no conceito da Psicologia Histórico-Cultural. Fazendo uma ligação de suas ideias musicais e seu significado. Nessa abordagem a vivência musical não se estabelece em uma construção musical apenas, é construída também uma rede de significados a partir do mundo social e cultural. A intenção dessa pesquisa é contribuir para a produção de estudos sobre composição musical através dessa ótica. Esse artigo foi elaborado através de pesquisa nos escritos de Vygotsky, após a fundamentação, evidenciamos a ligação entre a psicologia Histórico-Cultural e as composições de Ivan do Espirito Santo. Utilizou-se de uma análise musical para identificar características comuns entre as composições, relacionando-as com as representações apresentadas no trabalho.pt_BR


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