Avaliação diagnóstica como possibilidade metodológica no ensino da Geometria na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Caruaru
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Data
2024-09-18Autor
Lima, Jackson Róbson de
http://lattes.cnpq.br/2407447307611530
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Esta dissertação teve como objetivo verificar como a implementação da avaliação
diagnóstica pode promover significados para o ensino de geometria com o suporte
de práticas metodológicas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O problema de pesquisa teve o propósito de validar uma proposta pedagógica de
avaliação diagnóstica sistematizada, com o suporte de estratégias pedagógicas, a
partir do uso ou não de tecnologias a serem implementadas na prática do docente,
no ensino da geometria para promover a identificação dos conhecimentos prévios e
das operações associadas a esse conhecimento que são necessários na
aprendizagem da geometria. Para condução desse trabalho, foi planejado e
implementado um protocolo de revisão de literatura sistemática para selecionar os
estudos associados com o tema. Com isso, foi possível identificar 4 (quatro) práticas
metodológicas usadas pelos autores para promover o ensino da geometria no
Ensino Médio Integrado (EMI) na EPT. Além dessas práticas, foi possível observar 3
(três) indicativos em relação à importância em utilizar metodologias diferentes para o
ensino da geometria no EMI na EPT. A partir disso, o método planejado e aplicado
consistiu em um estudo exploratório, com abordagem qualitativa que conduziu esta
investigação. Este estudo é composto por 3 (três) etapas, são elas: (i) percepção
dos participantes; (ii) recomendação prática; e (iii) análise de dados. Para coleta de
dados foram utilizados: entrevistas semiestruturadas e questionários
semiestruturados. O universo investigado é o Instituto Federal de Pernambuco
(IFPE), Campus Caruaru, no Curso Técnico Integrado de Nível Médio em
Edificações. A análise de dados foi conduzida seguindo uma classificação em
função dos objetivos definidos para cada bloco temático estabelecido nos
questionários e entrevistas aplicados aos participantes da pesquisa, com ênfase na
interpretação e nos resultados alcançados. Nos resultados, percebe-se que a
avaliação diagnóstica é importante para identificar os conhecimentos prévios e a
criar estratégias para trabalhar essas dificuldades. Por fim, a elaboração e aplicação
do Produto Educacional (PE). O PE foi estruturado em formato de um livro digital
disponibilizado em meio digital com o intuito de contribuir para o processo de ensino
e aprendizagem do ensino da geometria na EPT. A etapa da avaliação do PE foi
realizada por 20 (vinte) estudantes e 06 (seis) docentes que foram envolvidos nesse
processo. Os resultados dessa avaliação mostram uma análise satisfatória do PE
em relação aos critérios que foram propostos pela metodologia. Os pontos de
melhoria indicados pelos avaliadores permitiram realizar sugestões que podem ser
consideradas como referência para trabalhos futuros. O PE está à disponibilização
no repositório do IFPE
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