Análise dos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes em disciplinas práticas
Date
2024-08-27Author
Farias, Kaio Henrique Espindola de
http://lattes.cnpq.br/1733689738475106
Carvalho, Thaynara Florentino Souza de
https://lattes.cnpq.br/4835383381667939
Metadata
Show full item recordAbstract
Nas engenharias, as disciplinas práticas são essenciais para que os alunos sejam pro-
tagonistas do próprio aprendizado, permitindo a aplicação direta dos conceitos teóricos
em situações reais, além de serem ferramentas poderosas para tornar o ensino mais
interessante e relevante, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e cri-
ativos, preparados para a vida profissional e acadêmica. Apesar da relevância das
disciplinas práticas, os alunos do IFPE Campus Pesqueira enfrentam dificuldades e
apresentam notas baixas nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcon-
troladores. O objetivo deste trabalho é selecionar, elaborar e testar ferramentas para
coleta de dados visando entender de forma preliminar o cenário atual do processo de
ensino-aprendizagem nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcontrola-
dores. Para alcançar este objetivo, estudos teóricos foram realizados e três técnicas
foram selecionadas: observação não participante em sala de aula, questionários e en-
trevista com o professor. Uma coleta de dados foi realizada com estas ferramentas
e a observação não participante apresenta seis categorias de elementos que foram
observados: atos, atividades, significados, participação, relacionamentos e situações.
Foram elaborados questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre a utilidade
dos roteiros, a compreensão da teoria, a confiança na realização das práticas, entre
outros. A entrevista com o professor buscou coletar informações que não foram pos-
síveis coletar com os outros métodos selecionados. A coleta de dados foi realizada
durante o semestre letivo 2024.1 e a partir da análise dos dados foi possível sugerir
melhorias nas ferramentas e procedimentos de coletas de dados, bem como verificar
a importância de uma infraestrutura adequada, materiais didáticos eficientes, orienta-
ção adequada para o entendimento e conclusão das atividades práticas, dentre outros.
Por fim, sugerimos melhorias no processo ensino-aprendizagem e fornecemos infor-
mações para tomadas de decisões administrativas.
Collections
The following license files are associated with this item: