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dc.creatorSantos, Eronys Robson Feitosa dos
dc.date.accessioned2024-04-06T03:28:12Z
dc.date.available2024-04-06T03:28:12Z
dc.date.issued2022-02-10
dc.identifier.citationSANTOS, Eronys R. F. dos et al. Aplicativo Vaguinha: uma aplicação para estacionamentos como solução para melhoria da mobilidade urbana. Jaboatão dos Guararapes: Ifpe, 2022. 23 p. Pós-graduação em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1271
dc.description.abstractOne of the most prominent problems that impacts urban mobility is the alarming increase in the volume of vehicles circulating in cities. One of the main challenges of contemporary society is to manage this fleet of vehicles in order to reduce congestion and, consequently, reduce the amount of gases expelled into the atmosphere. Considering that one of the causes that most impact mobility is the time spent by drivers looking for parking spaces, the purpose of this study is to describe a new tool in the form of a software application to intelligently optimize the offer and search process for parking spaces, as a solution to improve urban mobility due to the growing number of vehicles and the limited space in cities.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationDAVIS, S. C.; WILLIAMS, S. E.; BOUNDY, R. G. Transportation Energy Data Book. U.S. DEPARTMENT OF ENERGY, 2016. Disponível em: http://cta.ornl.gov/data/tedb35/Edition35_Full_Doc.pdf. Acesso em: 11 de Outubro 2021. ENGEL, G. T.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS – Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 120, 2009. FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. 2002. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Frota de Veículos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/recife/pesquisa/22/28120. Acesso em 10 de março de 2022. IBOPE, Kantar. TGI: Target Group Index. BR TG 2018 I (2017 1s + 2017 2s). TGI LATINA, Brasil, 2018. KANBAN UNIVERSITY, Guia oficial do método Kanban, Disponível em: https://resources.kanban.university/wp-content/uploads/2021/04/The-Official-Kanban-Guide_Portuguese_A4.pdf. Acesso em: 13 de outubro de 2021. OLIVEIRA, J. Design de Produto: Uma visão Product-Led sobre design de produtos digitais. 2a Edição. 2021. REPOSITORY, G. H. O. data. Registered vehicles - data by country. 2015. Disponível em: http://apps.who.int/gho/data/node.main.A995. Acesso em: 11 de outubro de 2021. RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012. SCRUM GUIDE. O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo, Disponível em: https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v2020/2020-Scrum-Guide-PortugueseBR.pdf. Acesso em: 13 de outubro de 2021. SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE COMPONENTES PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES. Relatório da Frota Circulante. São Paulo: Abipeças, 2020. SHANG, D.; DOULET, J.-F.; KEANE, M. Urban Informatics in China: Exploring the Emergence of the Chinese City 2.0. [S.l.]: Marcus Foth, 2009. TOLEDO, Marcelo. MVP: o que é e como usar na sua startup. Disponível em: http://marcelotoledo.com/mvp-o-que-e-e-como-usar-na-sua-startup. Acesso em: 13 de outubro de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbano sustentávelpt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.titleAplicativo Vaguinha: uma aplicação para estacionamentos como solução para melhoria da mobilidade urbanapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190295955313614pt_BR
dc.contributor.advisor1Alencar, Roberto Luiz Sena de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839735568204936pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Roberto Luiz Sena de
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Nilson Cândido de
dc.contributor.referee3Rodrigues Neto, Josino
dc.contributor.referee4Silva, Diego dos Passos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839735568204936pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/2659562579950192pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/2659562579950192pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4074265134616142pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoUm dos problemas mais proeminentes e que impacta na mobilidade urbana é o alarmante avanço no volume de veículos que circulam nas cidades. Um dos principais desafios da sociedade contemporânea é gerir esta frota de veículos com o objetivo de diminuir o congestionamento e, consequentemente, reduzir a quantidade de gases expelidos na atmosfera. Considerando que uma das causas que mais impactam na mobilidade é o tempo gasto pelos motoristas na procura por vagas para estacionar, a proposta deste estudo é descrever uma nova ferramenta em formato de um aplicativo de software para otimizar de forma inteligente o processo de oferta e busca por vagas de estacionamento, como solução para aprimorar a mobilidade urbana devido ao número crescente de veículos e o espaço limitado das cidades.pt_BR
dc.creator.name2Silva Júnior, Gisomar da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2427518073119415pt_BR
dc.creator.ID3014.386.484-05pt_BR
dc.creator.ID4034.569.524-06pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/5136441661887958pt_BR
dc.creator.Lattes4http://lattes.cnpq.br/4455714883597680pt_BR
dc.creator.name3Menezes, Phelipe Rafael Alves de
dc.creator.name4França Neto, Samuel Francisco de


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