O uso do álcool e o ensino de Ciências: uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-06Autor
Silva, Paulo Henrique Lins
http://lattes.cnpq.br
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo, conscientizar os jovens sobre o consumo de bebidas alcoólicas e suas consequências. Sabemos que esse número vem crescendo com o decorrer dos anos, e que grande parte desse público são adolescentes com idade entre 12 e 15 anos e isso apresenta graves consequências tanto na área da saúde, como também no convívio social. A venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é terminantemente proibida, em alguns casos, os adolescentes ao ingerir bebidas fazem de maneira excessiva. Com as falhas nos processos de fiscalização tornam mais viáveis o acesso não só as bebidas como a outros tipos de drogas. A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa. O questionário foi aplicado em uma turma de 8o ano do ensino fundamental da Escola Emilio Geraldo Pereira, localizado na Mata Sul de Pernambuco, no município de Barreiros. Através da investigação foi possível analisar os adolescentes que fazem o consumo inapropriado de bebidas alcóolicas e a faixa etária dos estudantes que fazem o consumo. Como observado nos resultados, a maioria dos alunos tem contato e facilidade de adquirir bebidas alcóolicas, e fazem esse uso sem levarem em consideração os efeitos irreparáveis do consumo indevido do álcool. Assim, a aplicação permitiu estimular o senso crítico nos alunos, os fez repensar sobre como é errado o consumo excessivo de bebidas e que essa atitude apresenta consequências irreparáveis. Ressalta-se então que o professor em suas aulas tem um papel fundamental na luta contra as drogas
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: