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dc.creatorMelo Neto, Antonio Jesus Souza
dc.date.accessioned2020-05-18T22:40:14Z
dc.date.available2020-05-18T22:40:14Z
dc.date.issued2019-08-14
dc.identifier.citationMELO NETO, Antonio Jesus Souza. A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado. 2019. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/124
dc.description.abstractThis research aims to understand the textual production based on lines of argumentation as an integrative curricular practice, through the speech of the student of the Technical Course in Informatics Integrated to High School of Hope Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba - IFPB. Specifically, it intends to: identify, from the legal and institutional documents, the discourse on integral formation underlying the referred Course; analyze the identification process with the integral formation of the student subject of this Course; elaborate an educational product of interdisciplinary didactic sequence that uses textual production in lines of argumentation as an integrative curricular practice, aiming at the integral formation of the students of the Integrated High School. This product was tested by students in the third grade of the IFPB Campus Esperança Integrated Informatics Technical High School (CTIIEM-IFPB-Esperança), which is a research field. The validation of the viability of this educational product was made through the portfolio registration of the students participating in the test. The theoretical-methodological approach adopted is the qualitative approach, based on a participant research, which presents as subjects the students of the third grade of the referred course; as a data collection instrument, document analysis; and as a technique of data analysis, the French Discourse Analysis. The results of the data analysis reveal that the discourse of competency building underlies the institutional documents governing IFPB curricula; and allow to affirm that the textual production based on lines of argumentation, when problematizing and reframing the required competences, can function as an integrative practice aiming at the integral formation in the Integrated High School, considering that it allows a more complete and complex perception of the school context and social, through the integration between subjects and knowledge, as revealed by the discourse of the student subject of CTIIEM-IFPB-Esperança. Teachers of Integrated High School who seek integrative practices through argumentative and interdisciplinary textual production will have in the educational product of this research a pedagogical strategy of significant potential.pt_BR
dc.format.extent162 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectPráticas integradoras e interdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectFormação integral e cidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.titleA produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integradopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950459234165489pt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Edilene Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669859112084836pt_BR
dc.contributor.referee1Cordeiro, Eugênia de Paula Benício
dc.contributor.referee2Bezerra, Anna Giovanna Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596954578610486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378610726646094pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOlindapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Especificamente, pretende: identificar, a partir dos documentos jurídicos e institucionais, o discurso sobre formação integral subjacente ao referido Curso; analisar o processo de identificação com a formação integral do sujeito-estudante desse Curso; elaborar um produto educacional de sequência didática interdisciplinar que utilize a produção textual em linhas de argumentação como prática curricular integradora, com vistas à formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado. Esse produto foi testado por estudantes da terceira série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Esperança do IFPB (CTIIEM-IFPB-Esperança), que se configura como campo de pesquisa. A validação quanto à viabilidade desse produto educacional foi feita por meio de registro em portfólio dos estudantes participantes da testagem. O caminho teórico-metodológico adotado é a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa participante, que apresenta como sujeitos os estudantes da terceira série do referido curso; como instrumento de coleta de dados, a análise documental; e como técnica de análise de dados, a Análise do Discurso Francesa. Os resultados da análise dos dados revelam que o discurso da construção de competências subjaz aos documentos institucionais que regem os currículos do IFPB; e permitem afirmar que a produção textual baseada em linhas de argumentação, ao problematizar e ressignificar as competências exigidas, pode funcionar como prática integradora com vistas à formação integral no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que possibilita uma percepção mais completa e complexa do contexto escolar e social, por meio da integração entre sujeitos e saberes, conforme revela o discurso do sujeito-estudante do CTIIEM-IFPB-Esperança. Professores do Ensino Médio Integrado que buscam práticas integradoras através da produção textual argumentativa e interdisciplinar terão no produto educacional desta pesquisa uma estratégia pedagógica de significativo potencial.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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