Playlist de Vídeos: demonstração da execução de serviços da construção civil.
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-04Autor
Isabel Ribeiro de Melo Pontes.
Edilene Rocha Guimarães.
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Produto Educacional é parte integrante da dissertação de mestrado com o título “Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado”, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. Com o Produto educacional, pretendemos contribuir para uma formação integral dos estudantes do Curso Técnico em Edificações Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Para isso, foi elaborada uma Playlist de vídeos que demonstra a execução dos serviços mais relevantes de uma obra de construção civil, organizada de forma cronológica, para os estudantes visualizarem a execução
dos serviços, com vista a promover a articulação dos conteúdos teóricos dados em sala de aula com as atividades práticas, no contexto da prática dos canteiros de obras. Os vídeos foram selecionados do YouTube, utilizando rigorosos critérios em atendimento as normas técnicas, em um total de 60 vídeos para compor a Playlist, com o
objetivo de apresentar aos estudantes o passo a passo dos serviços de uma obra desde a limpeza do terreno, topografia, fundações, estruturas, alvenarias, cobertas, até a pintura que é o acabamento da obra e que finaliza a Playlist. Também foi elaborado um vídeo de apresentação da Playlist com as informações sobre os objetivos dos vídeos selecionados, sendo este o primeiro vídeo da Playlist. O Produto Educacional foi elaborado com vistas à incorporação dessa metodologia de ensino ao Projeto Pedagógica do Curso (PPC), contribuindo com a integração entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem do Curso Técnico em Edificações Integrado do IFPE – Campus Recife.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: