dc.identifier.citation | LUCENA, Rodrigo Oliveira de. Os sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusiva. 2022. 24 f. Produto Educacional: Material Didático Curso (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Produto Educacional sob a forma de Material Didático é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Vibrações do Silêncio na “CASA inclusiva”: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com surdez". A pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda. Para tanto, Produto Educacional deve materializar-se a partir de questionamentos oriundos da atividade no campo de pesquisa, para respondê-los. Sendo a Educação um processo, portanto em transformação contínua (SAVIANI, 1999), concebe-se que os produtos gerados em seu decorrer igualmente sofrem processos de transformação à medida que são usados nos
diversos contextos, portanto não estando totalmente concluídos, havendo a possibilidade de reuso, revisão, adaptação, tradução, compartilhamento etc. (ibid.) Sob a compreensão do Método CASA Inclusiva, destinado ao ensino de música a pessoas com surdez por meio das vibrações, o presente material propõe contribuir com o ensino e aprendizado de música por meio do violão sob a base da Escola de Tárrega, que propõe o
posicionamento da caixa acústica do instrumento em maior proporção de contato junto ao
estudante ao executá-lo (OLIVEIRA, 2020). Pensando na replicabilidade do presente material e necessária metodologia, salienta-se a papel imprescindível da mediação em LIBRAS como recurso principal à mediação das aulas. O Produto Educacional encontra-se dividido em duas breves partes. A primeira trazendo informações técnicas básicas relativas ao violão quanto à sua projeção sonora a respeito de suas vibrações, mantendo relação com o Método CASA Inclusiva, da autoria do professor de música, pedagogo e músico profissional multi-instrumentista Carlos Alberto de Souza Alves. (NASCIMENTO, 2019). A segunda parte traz sugestões de exercícios preparatórios ao estudante, contendo passos a serem seguidos com auxílio de ilustrações, objetivando contribuir
com a prática pedagógica do professor, sob as bases do Método de sua autoria, ao ensino da música instrumental por meio do violão. | pt_BR |