Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodrigo Oliveira de Lucenapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-20T11:32:00Z
dc.date.available2024-03-20T11:32:00Z
dc.date.issued2022-07-19
dc.identifier.citationLUCENA, Rodrigo Oliveira de. Os sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusiva. 2022. 24 f. Produto Educacional: Material Didático Curso (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1242
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherO autor.pt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Surdezpt_BR
dc.subjectEducação – Inclusãopt_BR
dc.subjectInclusão – Pessoas Surdaspt_BR
dc.subjectMúsica – Instrumentospt_BR
dc.subjectAula de violãopt_BR
dc.subjectMétodo Casa Inclusivapt_BR
dc.titleOs sons do silêncio: a aula de violão sob o método Casa Inclusivapt_BR
dc.title.alternativeTHE SOUNDS OF SILENCE: GUITAR CLASS UNDER THE INCLUSIVE CASA/HOUSE METHODpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente Produto Educacional sob a forma de Material Didático é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “Vibrações do Silêncio na “CASA inclusiva”: mediações possíveis no ensino de música para pessoas com surdez". A pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Olinda. Para tanto, Produto Educacional deve materializar-se a partir de questionamentos oriundos da atividade no campo de pesquisa, para respondê-los. Sendo a Educação um processo, portanto em transformação contínua (SAVIANI, 1999), concebe-se que os produtos gerados em seu decorrer igualmente sofrem processos de transformação à medida que são usados nos diversos contextos, portanto não estando totalmente concluídos, havendo a possibilidade de reuso, revisão, adaptação, tradução, compartilhamento etc. (ibid.) Sob a compreensão do Método CASA Inclusiva, destinado ao ensino de música a pessoas com surdez por meio das vibrações, o presente material propõe contribuir com o ensino e aprendizado de música por meio do violão sob a base da Escola de Tárrega, que propõe o posicionamento da caixa acústica do instrumento em maior proporção de contato junto ao estudante ao executá-lo (OLIVEIRA, 2020). Pensando na replicabilidade do presente material e necessária metodologia, salienta-se a papel imprescindível da mediação em LIBRAS como recurso principal à mediação das aulas. O Produto Educacional encontra-se dividido em duas breves partes. A primeira trazendo informações técnicas básicas relativas ao violão quanto à sua projeção sonora a respeito de suas vibrações, mantendo relação com o Método CASA Inclusiva, da autoria do professor de música, pedagogo e músico profissional multi-instrumentista Carlos Alberto de Souza Alves. (NASCIMENTO, 2019). A segunda parte traz sugestões de exercícios preparatórios ao estudante, contendo passos a serem seguidos com auxílio de ilustrações, objetivando contribuir com a prática pedagógica do professor, sob as bases do Método de sua autoria, ao ensino da música instrumental por meio do violão.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples