dc.creator | Almeida, Simone Maria Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T21:28:23Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T21:28:23Z | |
dc.date.issued | 2024-02-02 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Simone Maria Ribeiro ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. A Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° ano. 12 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1223 | |
dc.description.abstract | The present work aims to investigate whether the metaphor of the balance is an introductory
topic to the study of the 1st degree equation and how it is approached in textbooks of the 7th
year. Considering that this study has a qualitative character with an interpretive approach,
three didactic works were chosen only for the 7th year approved in the PNLD 2020, they are:
“The Conquest of Mathematics” by the authors José Ruy Giovanni Junior and Benedito
Castruci, “Teláris” by Luiz Roberto Dante and “Trilha da Matemática” by the author Fausto
Arnaud Sampaio. The mathematical content equation of the 1st degree is one of the
primordial subjects in this phase of basic education, as it is through it that the student has
one of the first contacts with elements of algebra, that is, the letters will represent, from now
on, unknown numbers. In our analysis, it is noticed that the method is in fact used in the three
books analyzed and yes, the metaphor of the balance is a great choice for the initial
understanding of the notion of equation of the 1st degree, as the idea of balance helps in the
understanding of the equivalence of both members of an equation. | pt_BR |
dc.format.extent | 12 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMEIDA, Giovana Justino; QUEIROZ E. F. ; TELES, R.A.M. Um estudo sobre a
metáfora da balança em livros didáticos. In:VI Encontro Pernambucano de Educação
Matemática, 2006, Caruaru.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação – Secretaria de
Educação Básica. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos/
Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2019.
DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2018.
GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática. 4ª ed. São
Paulo: FTD, 2018 – (Coleção a conquista da matemática).
KIERAN, C. Duas abordagens diferentes entre os principiantes em álgebra. In:
COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As ideias da álgebra. (Hygino H. Domingues,
trad.). São Paulo: Atual, 1995. 16 p. 104 – 110.
SAMPAIO, Fausto Arnaldo. Trilhas da matemática. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.
SCHULZ, Peter. Balanças, instrumentos do cotidiano, da ciência e contra o
obscurantismo. Jornal da Unicamp, São Paulo, 26 de set. de 2022. Disponível em:
<https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz/balancas-instrumentos-do cotidiano-da-ciencia-e-contra-o-obscurantismo>. Acesso em: 23 de jun. de 2024.
SILVA, M. G. ; IBRAHIM, S. A. ; RESENDE, M. R. . Concepções de álgebra das
questões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB. In: VII
Encontro de Pesquisa em Educação- II Congresso Internacional: Trabalho Docente e Processos Educativos e II Simpósio de Ética em Pesquisa, 2013, Uberaba. Encontro de
Pesquisa em Educação, 2013. p. 118-131.
SILVA, Alexandre de Azevedo; COSTA, Gabriella Marques Pereira da. Equações do
Primeiro Grau: uma proposta de aula baseada na análise de livros. 2014. 64 f.
Dissertação (Mestrado) – Curso de Matemática, PROFMAT. Instituto Nacional de
Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Metáfora da balança | pt_BR |
dc.subject | Equação do 1° grau | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | A Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° ano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9983210585267553 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Evandro Bezerra | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7972765878698380 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar se a metáfora da balança é um tópico
introdutório ao estudo da equação do 1° grau e como é sua abordagem em livros didáticos do 7º
ano. Considerando que este estudo possui caráter qualitativo com abordagem interpretativa,
escolheu-se três obras didáticas só 7º ano aprovadas no PNLD 2020, são elas: “A conquista da
Matemática” dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedito Castruci, “Teláris Matemática” de
Luiz Roberto Dante e “Trilha da Matemática” do autor Fausto Arnaud Sampaio. O conteúdo
matemático equação do 1º grau é um dos assuntos primordiais nesta fase da educação básica,
pois é através dele que o estudante tem um dos primeiros contatos com elementos de álgebra,
ou seja, as letras representarão, a partir de agora, números desconhecidos. Em nossa análise
percebe-se que o método de fato é usado nos três livros analisados e sim, a metáfora da
balança é um ótima escolha para compreensão inicial da noção de equação do 1° grau, pois a
ideia de equilíbrio ajuda na compreensão da equivalência de ambos os membros de uma
equação. | pt_BR |