Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Simone Maria Ribeiro
dc.date.accessioned2024-03-11T21:28:23Z
dc.date.available2024-03-11T21:28:23Z
dc.date.issued2024-02-02
dc.identifier.citationALMEIDA, Simone Maria Ribeiro ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. A Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° ano. 12 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1223
dc.description.abstractThe present work aims to investigate whether the metaphor of the balance is an introductory topic to the study of the 1st degree equation and how it is approached in textbooks of the 7th year. Considering that this study has a qualitative character with an interpretive approach, three didactic works were chosen only for the 7th year approved in the PNLD 2020, they are: “The Conquest of Mathematics” by the authors José Ruy Giovanni Junior and Benedito Castruci, “Teláris” by Luiz Roberto Dante and “Trilha da Matemática” by the author Fausto Arnaud Sampaio. The mathematical content equation of the 1st degree is one of the primordial subjects in this phase of basic education, as it is through it that the student has one of the first contacts with elements of algebra, that is, the letters will represent, from now on, unknown numbers. In our analysis, it is noticed that the method is in fact used in the three books analyzed and yes, the metaphor of the balance is a great choice for the initial understanding of the notion of equation of the 1st degree, as the idea of balance helps in the understanding of the equivalence of both members of an equation.pt_BR
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Giovana Justino; QUEIROZ E. F. ; TELES, R.A.M. Um estudo sobre a metáfora da balança em livros didáticos. In:VI Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 2006, Caruaru. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019. DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática. 3. ed. São Paulo: Editora Ática, 2018. GIOVANNI, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática. 4ª ed. São Paulo: FTD, 2018 – (Coleção a conquista da matemática). KIERAN, C. Duas abordagens diferentes entre os principiantes em álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As ideias da álgebra. (Hygino H. Domingues, trad.). São Paulo: Atual, 1995. 16 p. 104 – 110. SAMPAIO, Fausto Arnaldo. Trilhas da matemática. São Paulo: Editora Saraiva, 2018. SCHULZ, Peter. Balanças, instrumentos do cotidiano, da ciência e contra o obscurantismo. Jornal da Unicamp, São Paulo, 26 de set. de 2022. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/peter-schulz/balancas-instrumentos-do cotidiano-da-ciencia-e-contra-o-obscurantismo>. Acesso em: 23 de jun. de 2024. SILVA, M. G. ; IBRAHIM, S. A. ; RESENDE, M. R. . Concepções de álgebra das questões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica- SAEB. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação- II Congresso Internacional: Trabalho Docente e Processos Educativos e II Simpósio de Ética em Pesquisa, 2013, Uberaba. Encontro de Pesquisa em Educação, 2013. p. 118-131. SILVA, Alexandre de Azevedo; COSTA, Gabriella Marques Pereira da. Equações do Primeiro Grau: uma proposta de aula baseada na análise de livros. 2014. 64 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Matemática, PROFMAT. Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectMetáfora da balançapt_BR
dc.subjectEquação do 1° graupt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA Metáfora da balança na introdução do tema equação do 1° grau: um estudo em livros didáticos do 7° anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9983210585267553pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee2Ferreira, Evandro Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7972765878698380pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar se a metáfora da balança é um tópico introdutório ao estudo da equação do 1° grau e como é sua abordagem em livros didáticos do 7º ano. Considerando que este estudo possui caráter qualitativo com abordagem interpretativa, escolheu-se três obras didáticas só 7º ano aprovadas no PNLD 2020, são elas: “A conquista da Matemática” dos autores José Ruy Giovanni Júnior e Benedito Castruci, “Teláris Matemática” de Luiz Roberto Dante e “Trilha da Matemática” do autor Fausto Arnaud Sampaio. O conteúdo matemático equação do 1º grau é um dos assuntos primordiais nesta fase da educação básica, pois é através dele que o estudante tem um dos primeiros contatos com elementos de álgebra, ou seja, as letras representarão, a partir de agora, números desconhecidos. Em nossa análise percebe-se que o método de fato é usado nos três livros analisados e sim, a metáfora da balança é um ótima escolha para compreensão inicial da noção de equação do 1° grau, pois a ideia de equilíbrio ajuda na compreensão da equivalência de ambos os membros de uma equação.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples