Sentidos da gestão escolar no âmbito do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco
Visualizar/ Abrir
Data
2023-12-18Autor
Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa
http://lattes.cnpq.br/4071524369201404
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa de mestrado teve como principal objetivo compreender os sentidos de educação dos gestores de ensino do Instituto Federal de Pernambuco sobre o ensino médio. Para isso, tivemos como objetivos específicos: conhecer as atribuições dos gestores de ensino que ofertam o ensino médio integrado no IFPE; identificar os conhecimentos e habilidades necessárias aos gestores escolares para o ensino médio integrado; conhecer a formação dos gestores escolares; analisar no discurso dos gestores escolares os sentidos da gestão escolar no IFPE; elaborar um produto educacional que auxilie a apresentar os sentidos de gestão escolar no IFPE. A metodologia empregada nesta pesquisa tem base em uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisas de campo, documental e bibliográfica. Constituída por pesquisa exploratória através da realização de levantamento de informações em documentos institucionais do IFPE e do Ministério da Educação do Brasil, além do levantamento bibliográfico sobre a temática estudada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de ensino dos campi do IFPE que ofertam o ensino médio integrado da 3ª expansão. A análise dos dados foi realizada partindo da teoria do discurso (BURITY, 2014). Analisamos como os sentidos dos gestores escolares são influenciados em relação à sua prática gestora frente ao ensino médio integrado na EPT. Os dados apresentam gestores que não possuem formação em gestão escolar, e não receberam formação inicial para exercerem a função. Indica ainda a necessidade de um maior detalhamento documental acerca das atribuições dos gestores escolares na instituição. Os resultados apontam para a necessidade de maior investimento em recursos para o atendimento das necessidades dos cursos de ensino médio integrado na rede. Destacamos ainda que apesar de sentirem o peso da responsabilidade que a função exige, os pesquisados apresentam suas funções como relevantes e de importância para o desenvolvimento das ações escolares. A partir da análise dos dados foi produzido o produto educacional em formato de cartilha digital que apresenta os sentidos da gestão escolar
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: