Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndréa Cardoso Castropt_BR
dc.contributor.authorIvanildo José de Melo Filhopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T10:41:59Z
dc.date.available2024-02-05T10:41:59Z
dc.date.issued2023-10-06
dc.identifier.citationCASTRO, Andréa Cardoso; MELO FILHO, Ivanildo José de. Biblio-catálogo em Libras: Um instrumento direcionado aos discentes Surdos para acesso ao acervo do curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE - Campus Olinda. 2023. 42 f. Biblio-catálogo em Libras (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1164
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Surdezpt_BR
dc.subjectInclusão – Discentes Surdospt_BR
dc.subjectInclusão - Bibliotecapt_BR
dc.subjectBiblioteca - Serviços Inclusivospt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleBiblio-catálogo em Libras: um instrumento direcionado aos discentes Surdos para acesso ao acervo do curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE - Campus Olindapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO Produto Educacional se configura como uma exigência do PROFEPT, além da dissertação. Para Kaplún (2003), o PE é um objeto que facilita a experiência de aprendizado ou uma experiência mediada para o aprendizado. De acordo com Silva e Souza (2018) o PE deve ser aplicado com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de alguma área específica no ensino. Dessa forma, esse material precisa ser utilizado por profissionais em situações da realidade. Tendo em vista a carência de recursos educacionais destinados aos discentes Surdos no âmbito educacional e, mais especificamente, nas bibliotecas dos IFs que tem suas peculiaridades em relação à variedade de níveis do público atendido. Torna se um desafio planejar serviços que atendam as demandas personalizadas. Considerando o caráter inclusivo das bibliotecas e tendo em vista os resultados oriundos da pesquisa exploratória que tiveram como participantes: bibliotecários, intérpretes e discentes Surdos de alguns campi do IFPE. Nesse intuito, foi concebido e desenvolvido um instrumento constituído pelos livros da bibliografia básica do Curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE Campus Olinda, para de torná-lo uma fonte de consulta para os discentes Surdos nas bibliotecas do IFPE. Seu objetivo é promover o acesso ao acervo do curso, assim como viabilizar a quebra de barreiras de acessibilidade à informação e, sobretudo, promover a autonomia do discente Surdo no que tange ao acesso à biblioteca. Almeja se que esse PE possa ser amplamente utilizado pelos discentes Surdos, como também o seu processo de construção possa ser replicável para os diferentes cursos das demais bibliotecas do IFPE. Além disso, deve servir como modelo ou orientação para ser executado pelos bibliotecários em parceria com os intérpretes, profissionais de Tecnologia da Informação e os discentes Surdos do IFPE.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Diversos
    Recursos Educacionais - Diversos

Mostrar registro simples