dc.contributor.author | Andréa Cardoso Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Ivanildo José de Melo Filho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T10:41:59Z | |
dc.date.available | 2024-02-05T10:41:59Z | |
dc.date.issued | 2023-10-06 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Andréa Cardoso; MELO FILHO, Ivanildo José de. Biblio-catálogo em Libras: Um instrumento direcionado aos discentes Surdos para acesso ao acervo do curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE - Campus Olinda. 2023. 42 f. Biblio-catálogo em Libras (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1164 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Surdez | pt_BR |
dc.subject | Inclusão – Discentes Surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão - Biblioteca | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca - Serviços Inclusivos | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Biblio-catálogo em Libras: um instrumento direcionado aos discentes Surdos para acesso ao acervo do curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE - Campus Olinda | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O Produto Educacional se configura como uma exigência do PROFEPT, além da dissertação. Para Kaplún (2003), o PE é um objeto que facilita a experiência de aprendizado ou uma experiência mediada para o aprendizado. De acordo com Silva e Souza (2018) o PE deve ser aplicado com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento de alguma área específica no ensino. Dessa forma, esse material precisa ser utilizado por profissionais em situações da realidade.
Tendo em vista a carência de recursos educacionais destinados aos discentes Surdos no âmbito educacional e, mais especificamente, nas bibliotecas dos IFs que tem suas peculiaridades em relação à variedade de níveis do público atendido. Torna se um desafio planejar serviços que atendam as demandas personalizadas. Considerando o caráter inclusivo das bibliotecas e tendo em vista os resultados oriundos da pesquisa exploratória que tiveram como participantes: bibliotecários, intérpretes e discentes Surdos de alguns campi do IFPE. Nesse intuito, foi concebido e desenvolvido um instrumento constituído pelos livros da bibliografia básica do Curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE Campus Olinda, para de torná-lo uma fonte de consulta para os discentes Surdos nas bibliotecas do IFPE. Seu objetivo é promover o acesso ao acervo do curso, assim como viabilizar a quebra de barreiras de acessibilidade à informação e, sobretudo, promover a autonomia do discente Surdo no que tange ao acesso à biblioteca.
Almeja se que esse PE possa ser amplamente utilizado pelos discentes Surdos, como também o seu processo de construção possa ser replicável para os
diferentes cursos das demais bibliotecas do IFPE. Além disso, deve servir como modelo ou orientação para ser executado pelos bibliotecários em parceria com os intérpretes, profissionais de Tecnologia da Informação e os discentes Surdos do IFPE. | pt_BR |