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dc.creatorSilva, Adson Barboza da
dc.date.accessioned2023-07-25T12:33:13Z
dc.date.available2023-07-25T12:33:13Z
dc.date.issued2023-03-09
dc.identifier.citationSILVA, Adson Barboza da ; SILVA, Bruno Lopes Oiveira da. O Ábaco de John Napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementares. 22f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1006
dc.description.abstractThis work describes an excerpt from the work Rabdologiae (1617) by Jhon Napier (1550-1617) with the objective of presenting the instrument Abaco de Napier, of his authorship, which, at first, was an object used with the purpose of simplifying basic operations of the elementary arithmetic, but which was published only after his death by his eldest son. We intend, through bibliographic research, to describe and perform basic operations described in his work using this tool. For reference purposes, we rely on works published by Boyer (2012), Havil (2014), Pereira and Martins (2017) and Brandenberg (2019). Through analysis of historical texts of mathematics we were able to identify tools that were important for the development of arithmetic, disseminating relevant practices for teaching mathematics.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBOYER, Carl B. História da matemática. tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2012. BRANDEMBERG, J. C. Métodos históricos: sua importância e aplicações ao ensino de matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2019. HAVIL, J. Jonh Napier: life, logarithmsandlegacy. New Jersey: Princeton University Press, 2014. KOLPAS, Sidney J; TOMASH, Erwin. John Napier’sbinarychessboardcalculator. MAA (MathematicalAssociationOfAmerica), 2018. Disponível em: https://www.maa.org/press/periodicals/convergence/john-napiers-binary chessboard-calculator. Acesso em: 27 de setembro de 2022. PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da régua do cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015. PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. O ensino de aritmética por meio de instrumentos: uma abordagem utilizando do Rabdologiae seu numerations per virgula.São Paulo: Livraria da Física, 2018. PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. Uma primeira descrição da obra: rabdologiae, seu numerationis per virgula... de 1617. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. Volume 5, número 14, 154 – 166 (2018).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - históriapt_BR
dc.subjectÁbaco de Napierpt_BR
dc.subjectOperações Aritméticaspt_BR
dc.titleO Ábaco de john napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8194014832438126pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee2Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve um recorte da obra Rabdologiae (1617) de Jhon Napier (1550- 1617) com objetivo de apresentar o instrumento Ábaco de Napier, de sua autoria, que, a princípio, era um objeto utilizado com a finalidade de simplificar operações básicas da aritmética elementar, mas que fora publicado somente após o seu falecimento por seu filho mais velho. Pretendemos, por meio de pesquisas bibliográficas, descrever e efetuar operações básicas descritas em sua obra utilizando essa ferramenta. Para fins referenciais, contamos com os trabalhos publicados por Boyer (2012), Havil (2014), Pereira e Martins (2017) e Brandenberg (2019). Por meio de análise de textos históricos da matemática conseguimos identificar ferramentas que foram importantes para o desenvolvimento da aritmética, divulgando práticas relevantes para o ensino de matemática.pt_BR


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