dc.creator | Silva, Adson Barboza da | |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T12:33:13Z | |
dc.date.available | 2023-07-25T12:33:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Adson Barboza da ; SILVA, Bruno Lopes Oiveira da. O Ábaco de John Napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementares. 22f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1006 | |
dc.description.abstract | This work describes an excerpt from the work Rabdologiae (1617) by Jhon Napier
(1550-1617) with the objective of presenting the instrument Abaco de Napier, of his
authorship, which, at first, was an object used with the purpose of simplifying basic
operations of the elementary arithmetic, but which was published only after his death
by his eldest son. We intend, through bibliographic research, to describe and perform
basic operations described in his work using this tool. For reference purposes, we rely
on works published by Boyer (2012), Havil (2014), Pereira and Martins (2017) and
Brandenberg (2019). Through analysis of historical texts of mathematics we were able
to identify tools that were important for the development of arithmetic, disseminating
relevant practices for teaching mathematics. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BOYER, Carl B. História da matemática. tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Editora
Edgard Blücher Ltda, 2012.
BRANDEMBERG, J. C. Métodos históricos: sua importância e aplicações ao ensino
de matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2019.
HAVIL, J. Jonh Napier: life, logarithmsandlegacy. New Jersey: Princeton University
Press, 2014.
KOLPAS, Sidney J; TOMASH, Erwin. John Napier’sbinarychessboardcalculator.
MAA (MathematicalAssociationOfAmerica), 2018. Disponível em:
https://www.maa.org/press/periodicals/convergence/john-napiers-binary chessboard-calculator. Acesso em: 27 de setembro de 2022.
PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da régua do cálculo para a construção de
conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. O ensino de aritmética por meio de instrumentos:
uma abordagem utilizando do Rabdologiae seu numerations per virgula.São Paulo:
Livraria da Física, 2018.
PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. Uma primeira descrição da obra: rabdologiae,
seu numerationis per virgula... de 1617. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática. Volume 5, número 14, 154 – 166 (2018). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - história | pt_BR |
dc.subject | Ábaco de Napier | pt_BR |
dc.subject | Operações Aritméticas | pt_BR |
dc.title | O Ábaco de john napier: possibilidades entre a história da matemática e a prática das quatro operações aritméticas elementares | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8194014832438126 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve um recorte da obra Rabdologiae (1617) de Jhon Napier (1550-
1617) com objetivo de apresentar o instrumento Ábaco de Napier, de sua autoria, que,
a princípio, era um objeto utilizado com a finalidade de simplificar operações básicas
da aritmética elementar, mas que fora publicado somente após o seu falecimento por
seu filho mais velho. Pretendemos, por meio de pesquisas bibliográficas, descrever e
efetuar operações básicas descritas em sua obra utilizando essa ferramenta. Para fins
referenciais, contamos com os trabalhos publicados por Boyer (2012), Havil (2014),
Pereira e Martins (2017) e Brandenberg (2019). Por meio de análise de textos
históricos da matemática conseguimos identificar ferramentas que foram importantes
para o desenvolvimento da aritmética, divulgando práticas relevantes para o ensino
de matemática. | pt_BR |