Itens para a visualização no momento 68-87 of 153

    • Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira 

      Araújo, Edclecia Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7637292962064863 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)
      A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ...
    • A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado 

      Formiga, Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/7541734353112165 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-09-25)
      O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ...
    • A ética ambiental na formação cidadã do gestor ambiental 

      Silva, Katiucha Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5182052824391459 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)
      Tendo em vista a importância da ética ambiental para uma formação cidadã e o papel social exercido pelo gestor ambiental no enfrentamento dos dilemas apresentados pelo desenvolvimento econômico sustentável, nessa dissertação ...
    • FATORES ABIÓTICOS E O CRESCIMENTO DE CIANOBACTÉRIAS EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUPERFICIAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO 

      Regis, Andreia Souza; http://lattes.cnpq.br/7825702726685515 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERECIFEMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-02-25)
      A degradação dos corpos hídricos causada pelo lançamento de efluentes domésticos e industriais sem tratamento adequado, ou sem nenhum tipo de tratamento, o assoreamento, processos de salinização e a eutrofização dos ...
    • Ferramenta para avaliação de maturidade dos projetos básicos ambientais (PBAs) de obras industriais e de infraestruturas 

      Nascimento, Daniel Rodrigues do; http://lattes.cnpq.br/6961376890098040 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-16)
      O Projeto Básico Ambiental (PBA) é um importante instrumento de controle ambiental na implantação de obras e instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. A sua execução é realizada durante o processo de Licenciamento ...
    • Ferramentas de gestão de projetos ambientais: uma análise a partir da usabilidade do biovirtua 

      Miranda, Arnaldo Henrique de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9837258595405987 (Instituto Federal de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-06-28)
      A concepção internacional de cidades inteligentes aponta o uso das tecnologias inteligentes para soluções dos desafios socioambientais, econômicos e culturais. Esta estratégia tem como objetivo principal elevar a qualidade ...
    • Formação continuada do professor da educação profissional técnica de nível médio 

      Silva, Cláudia Maria Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/4721357351967525 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-01)
      Este estudo teve como objetivo analisar a concepção e a importância da formação continuada para o trabalho do professor da educação profissional técnica de nível médio. Fundamentado no método dialético e com abordagem de ...
    • Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional 

      Arraes, Matheus de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2337677087128306 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)
      A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe 

      Silva, Verônica Maria Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/8829236278807246 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)
      O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ...
    • Gerenciamento de resíduos de construção e demolição: proposta de RCD Social para Recife - Pernambuco 

      Martins, Bianca Belisa Silva; http://lattes.cnpq.br/1887024015042679 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-24)
      Os resíduos de construção e demolição (RCDs) em Recife-PE vem sendo subutilizados ou mesmo descartados desperdiçando oportunidades de novas utilizações que amenizem os impactos negativos da Construção Civil ao meio ambiente ...
    • Gerenciamento de resíduos sólidos: um estudo desenvolvido no complexo administrativo da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco. 

      Oliveira, G l e i d c e Ta m i r e s A l v e s d e; http://lattes.cnpq.br/9396975488855190 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)
      Em 2017, com intuito de promover um modelo de gestão municipal que propiciassem maior eficiência e produtividade ao serviço público, todas as secretarias municipais e seus respectivos 1000 (mil) servidores da Prefeitura ...
    • Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil 

      Paz, Ubirajara Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9414882995303197 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)
      As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ...
    • A gestão democrática escolar e a contribuição do movimento estudantil 

      Oliveira, Sheila Almeida de; http://lattes.cnpq.br/6790446676041523 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)
      A presente pesquisa tem a Gestão Democrática como temática abordada, tendo como objeto de estudo sua relação com o Movimento Estudantil; em particular, com as ocupações escolares realizadas, no segundo semestre do ano de ...
    • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

      Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
      Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
    • Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado 

      Vidal, Gerciane Rondônia; http://lattes.cnpq.br/3346451140984277 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
      Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ...
    • Gestão participativa nas unidades de conservação: o caso do refugio de vida silvestre Mata do Engenho Uchoa, Pernambuco, Brasil 

      Caldas, Patrícia Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4320480528633949 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-18)
      O trabalho aborda um olhar sobre as novas formas de gestão de Unidades de Conservação, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A pesquisa objetiva analisar a ...
    • Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho 

      Morais, Johana de Angelis Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/4363532061662650 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)
      Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ...
    • Implantação do projeto CRQ verde: a A3P promovendo responsabilidade socioambiental no Conselho Regional de Química da 1a Região (PE - Brasil) 

      Amorim, Ana Catarina Gomes de; http://lattes.cnpq.br/8298102118053011 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-30)
      Assim como outras atividades, os órgãos públicos também são grandes consumidores dos recursos naturais em suas atividades rotineiras, principalmente de papel, cartuchos, lâmpadas e lixo eletrônico. Como forma de minimizar ...