dc.creator | Brito, Tayná Lima de | |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T19:25:48Z | |
dc.date.available | 2022-12-05T19:25:48Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Tayná Lima de ; MORAIS Júnior, Erivaldo Ferreira. As Cônicas e seus diâmetros : construções e problemas. 26 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/762 | |
dc.description.abstract | The present work is a descriptive study on the diameters of conics which has the
descriptive analysis methodology adopted. The main objective is to describe the
diameters of each conic, contributing to the teaching of Analytical Geometry in the
Licentiate or Bachelor's Degree in Mathematics, High School and related areas.
Initially, a brief research was carried out on the history of the emergence of these
curves. With the help of textbooks, we present its definitions, the main elements and
some of its equations. However, in order to explore the diameters of conics and present
their relevance with regard to the teaching of Analytical Geometry within the classroom,
it is using the work of Costa (2019) as the main source, which made it possible to
describe the diameters of each conic and their respective equations and, finally, the
elaboration of an activity proposal focused on solving problems involving the conjugate
diameters. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Orientações curriculares para o ensino médio:
Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação
Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006.
COSTA, Deodorio Souza da et al. Diâmetros de cônicas: Uma proposta de
abordagem no Ensino Médio. 2019.
DOMINGUES, Hygino H. Seções Cônicas: história e ensino. Revista De Educação
Matemática, v. 6, n. 4, p. 43-50, 1998.
GÓMES, J.J.D.; FRENSEL, K.R.; CRISSAFF, L.S. Geometria analítica. 1ª Ed. Rio de
Janeiro: SBM, 2014. Coleção: PROFMAT.
GUIMARÃES, C. S. Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, 1a ed. Fortaleza - CE:
Vestseller, 2013.
IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSAJN, D., PERIGO, R, ALMEIDA, De N., et al.
Matemática - ciências e aplicações, 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
PAIVA, M., et al. Matemática – Paiva, 2 ed. São Paulo: Moderna, 2013.
RODRIGUES, Mariana Catão. Cônicas: Propriedades e Curiosidades. 2014.
SANTOS, Sérgio Leandro dos et al. Uso de cordas paralelas para a resolução gráfica
de problemas de tangência em curvas cônicas: aplicação em geometria descritiva.
Revista educação gráfica. Vol. 16, n. 2 (2012), p. 41-58, 2012.
SILVA, Fabiano da Conceição et al. UM ESTUDO SOBRE CÔNICAS: aspectos
históricos e seu ensino. 2018.
TALAVERA, L.M.B.; BROLEZZI, A.C.. Da história das Cônicas á Geometria
Dinâmica. 2012.
TAHAN, Malba. O homem que calculava. 72. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria Analítica | pt_BR |
dc.subject | Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Diâmetro das Cônicas | pt_BR |
dc.subject | Diâmetros Conjugados | pt_BR |
dc.title | As Cônicas e seus diâmetros: construções e problemas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7279768515277054 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Morais Júnior, Erivaldo Ferreira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4526949870166489 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cleibson José da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288295324787767 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é um estudo descritivo sobre os diâmetros de cônicas que tem
por metodologia adotada a análise descritiva. O objetivo principal é descrever os
diâmetros de cada cônica, colaborando para o ensino da Geometria Analítica na
licenciatura ou bacharelado em matemática, ensino médio e áreas afins. Inicialmente,
foi feito uma breve pesquisa sobre a história do surgimento dessas curvas. Com o
auxílio de livros didáticos apresentamos suas definições, os principais elementos e
algumas de suas equações. Entretanto, para explorar os diâmetros de cônicas e
apresentar sua relevância no que se refere ao ensino da Geometria Analítica dentro
da sala de aula, é usando como principal fonte o trabalho de Costa (2019) que
possibilitou descrever os diâmetros de cada cônica e suas respectivas equações e,
por fim, a elaboração de uma proposta de atividade com foco na resolução de
problemas que envolve os diâmetros conjugados. | pt_BR |