Mostrar registro simples

dc.creatorBrito, Tayná Lima de
dc.date.accessioned2022-12-05T19:25:48Z
dc.date.available2022-12-05T19:25:48Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.identifier.citationBRITO, Tayná Lima de ; MORAIS Júnior, Erivaldo Ferreira. As Cônicas e seus diâmetros : construções e problemas. 26 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/762
dc.description.abstractThe present work is a descriptive study on the diameters of conics which has the descriptive analysis methodology adopted. The main objective is to describe the diameters of each conic, contributing to the teaching of Analytical Geometry in the Licentiate or Bachelor's Degree in Mathematics, High School and related areas. Initially, a brief research was carried out on the history of the emergence of these curves. With the help of textbooks, we present its definitions, the main elements and some of its equations. However, in order to explore the diameters of conics and present their relevance with regard to the teaching of Analytical Geometry within the classroom, it is using the work of Costa (2019) as the main source, which made it possible to describe the diameters of each conic and their respective equations and, finally, the elaboration of an activity proposal focused on solving problems involving the conjugate diameters.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBrasília: MEC/SEF, 1998. ______. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2006. COSTA, Deodorio Souza da et al. Diâmetros de cônicas: Uma proposta de abordagem no Ensino Médio. 2019. DOMINGUES, Hygino H. Seções Cônicas: história e ensino. Revista De Educação Matemática, v. 6, n. 4, p. 43-50, 1998. GÓMES, J.J.D.; FRENSEL, K.R.; CRISSAFF, L.S. Geometria analítica. 1ª Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2014. Coleção: PROFMAT. GUIMARÃES, C. S. Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, 1a ed. Fortaleza - CE: Vestseller, 2013. IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSAJN, D., PERIGO, R, ALMEIDA, De N., et al. Matemática - ciências e aplicações, 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2016. PAIVA, M., et al. Matemática – Paiva, 2 ed. São Paulo: Moderna, 2013. RODRIGUES, Mariana Catão. Cônicas: Propriedades e Curiosidades. 2014. SANTOS, Sérgio Leandro dos et al. Uso de cordas paralelas para a resolução gráfica de problemas de tangência em curvas cônicas: aplicação em geometria descritiva. Revista educação gráfica. Vol. 16, n. 2 (2012), p. 41-58, 2012. SILVA, Fabiano da Conceição et al. UM ESTUDO SOBRE CÔNICAS: aspectos históricos e seu ensino. 2018. TALAVERA, L.M.B.; BROLEZZI, A.C.. Da história das Cônicas á Geometria Dinâmica. 2012. TAHAN, Malba. O homem que calculava. 72. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectGeometria Analíticapt_BR
dc.subjectCônicaspt_BR
dc.subjectDiâmetro das Cônicaspt_BR
dc.subjectDiâmetros Conjugadospt_BR
dc.titleAs Cônicas e seus diâmetros: construções e problemaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279768515277054pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais Júnior, Erivaldo Ferreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526949870166489pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cleibson José da
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288295324787767pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um estudo descritivo sobre os diâmetros de cônicas que tem por metodologia adotada a análise descritiva. O objetivo principal é descrever os diâmetros de cada cônica, colaborando para o ensino da Geometria Analítica na licenciatura ou bacharelado em matemática, ensino médio e áreas afins. Inicialmente, foi feito uma breve pesquisa sobre a história do surgimento dessas curvas. Com o auxílio de livros didáticos apresentamos suas definições, os principais elementos e algumas de suas equações. Entretanto, para explorar os diâmetros de cônicas e apresentar sua relevância no que se refere ao ensino da Geometria Analítica dentro da sala de aula, é usando como principal fonte o trabalho de Costa (2019) que possibilitou descrever os diâmetros de cada cônica e suas respectivas equações e, por fim, a elaboração de uma proposta de atividade com foco na resolução de problemas que envolve os diâmetros conjugados.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples