Itens para a visualização no momento 21-40 of 60

    • Contribuições do Pedagogo para o planejamento curricular do Ensino Médio Integrado 

      Silva, Luciana Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/5737201277638794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-03-01)
      Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições do pedagogo para o processo de planejamento curricular do EMI enquanto elemento constituinte da prática docente. Embasando o referencial teórico, tivemos autores como ...
    • A reestruturação do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e a formação integral: o legado do Decreto nº 5154/2004 

      Araújo, Erika Brito Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/2247023844322124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-22)
      O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implementado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem como princípio a concepção de formação humana integral, fundamentada no trabalho como princípio ...
    • Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado 

      Silva, Vanessa Patrícia Sabino da; http://lattes.cnpq.br/9615440645370745 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)
      No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ...
    • Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico 

      Nunes, Ada Verônica de Novaes; http://lattes.cnpq.br/1742355866452828 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-07)
      Esta dissertação teve como objetivo verificar a contribuição de um Guia Recomendativo visando o fomento ao suporte inclusivo das bibliotecas para os estudantes com deficiência visual no âmbito dos Institutos Federais, em ...
    • Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 

      Lima, Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade; http://lattes.cnpq.br/0083891712704927 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-21)
      Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Segurança do Trabalho no ...
    • As relações entre as concepções de formação integral e seus impactos no desenvolvimento das aulas: um estudo sob a ótica dos docentes de um Campus do Instituto Federal de Pernambuco 

      Nascimento Júnior, José Roberto do; http://lattes.cnpq.br/5520294847732444 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)
      Os Institutos Federais são norteados por pilares como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo na perspectiva de oferecer uma formação omnilateral, pautada na indissociabilidade do ensino, da pesquisa ...
    • O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado 

      Silva, Márcio Lima Barros; http://lattes.cnpq.br/4516815309061454 (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS OLINDAIFPECampus OlindaPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2021-08-29)
      A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse ...
    • Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio 

      Santos, Priscylla Kelly Pereira dos; http://lattes.cnpq.br/7501804177344218 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-08-31)
      Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet ...
    • Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde 

      Lanes, Marilene Davis; http://lattes.cnpq.br/4850551671357535 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-12-17)
      Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a ...
    • Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional 

      Arraes, Matheus de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/2337677087128306 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)
      A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ...
    • Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira 

      Araújo, Edclecia Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7637292962064863 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)
      A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ...
    • Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado 

      Pontes, Isabel Ribeiro de Melo; http://lattes.cnpq.br/0157592366056922 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ...
    • Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez 

      Lucena, Rodrigo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/0106522126876794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-19)
      Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das possibilidades de aproximação ...
    • Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares 

      Silva, Claubério Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2478839037050631 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)
      Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ...
    • As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação 

      Freitas, Tatiana Lira de; http://lattes.cnpq.br/2895800024820707 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)
      Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ...
    • Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife 

      Santos, José Carlos Amaral Silva dos; https://lattes.cnpq.brI6724024471340682 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)
      Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ...
    • Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista 

      Botelho, Cristian do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/4102472997321355 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)
      Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa ...
    • Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho 

      Barbosa, Quelsen Teixeira; http://lattes.cnpq.br/4094584404711849 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)
      Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. ...
    • Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 

      Tenório, Ricardo de Paiva; http://lattes.cnpq.br/4360515995310487 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)
      Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ...
    • A Educação Profissional e Tecnológica de jovens e adolescentes em medida socioeducativa: iniciativas no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco 

      Santos, Gidair Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/9049031307035763 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-23)
      A pesquisa versa sobre a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o público de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência ...