Itens para a visualização no momento 39-58 of 60

    • Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil 

      Santos, Sandra Maria dos; https://lattes.cnpq.br/2168401616437575 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)
      O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ...
    • Narrativas de mulheres-engenheiras sobre formação profissional e mundo do trabalho: reflexões e contribuições para o curso de Engenharia Civil de um Instituto Federal 

      Nunes, Denise Valéria Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4934664168415593 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-10)
      Apesar das conquistas femininas, no âmbito de sua inserção na academia e no mundo do trabalho, percebe-se uma maior ocupação de mulheres em cursos e postos de trabalho que remetem à extensão de atribuições construídas ...
    • O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

      Lima Júnior, Ivanildo Alves de; http://lattes.cnpq.br/6070800540838764 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)
      Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ...
    • Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares 

      Silva, Claubério Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/2478839037050631 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)
      Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ...
    • As percepções de alunos do ensino médio integrado sobre a avaliação da aprendizagem 

      Oliveira, Maria Luana Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7357614164715805 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-09-11)
      O objetivo principal dessa pesquisa foi compreender as percepções de estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, sobre a avaliação da aprendizagem. Para isso, no referencial ...
    • Percepções de estudantes com deficiência sobre integração, acessibilidade e inclusão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – Campus Recife 

      Abreu, Juliane Marques Santiago de; http://lattes.cnpq.br/3304735635887507 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-21)
      Esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as condições de acessibilidade e o processo de integração e/ou inclusão materializado no IFPE - Campus Recife, a partir das percepções de estudantes com deficiência. ...
    • As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação 

      Freitas, Tatiana Lira de; http://lattes.cnpq.br/2895800024820707 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)
      Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ...
    • Permanência escolar de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: o que revelam os documentos e os sujeitos? 

      Beserra, Jane D’arc Feitosa de Carvalho Alves; http://lattes.cnpq.br/6327179977664808 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
      Essa pesquisa analisa os fatores que favorecem a permanência dos estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). O tema da ...
    • Personalização de serviço de acesso ao acervo da biblioteca direcionado aos estudantes Surdos na Educação Profissional e Tecnológica: uma experiência no Curso Técnico Computação Gráfica 

      Castro, Andréa Cardoso; http://lattes.cnpq.br/5394931355989454 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-06)
      Esta dissertação teve como propósito verificar como um Catálogo em Libras direcionado aos discentes Surdos, pode contribuir para viabilizar o atendimento ou a oferta de serviços da biblioteca de forma a facilitar o acesso ...
    • Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral 

      Cavalcanti, Giselli Kézia Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3515878698366382 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)
      Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à ...
    • Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado 

      Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)
      O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...
    • Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado 

      Silva, Vanessa Patrícia Sabino da; http://lattes.cnpq.br/9615440645370745 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)
      No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ...
    • Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes 

      Oliveira, Ana Laura Barbosa de; https://lattes.cnpq.br/3213722169124573 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
      Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem ...
    • Práticas docentes de enfermeiras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica 

      Santos, Taciana da Silva; http://lattes.cnpq.br/3807700591596659 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-29)
      Ao considerar que os enfermeiros são os principais responsáveis pelo processo de formação dos profissionais de Enfermagem de nível médio e que essa formação deve superar as dificuldades e os desafios que surgem ao longo ...
    • As práticas docentes vinculadas à diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado à formação técnica em Segurança do Trabalho 

      Severo, Monick Alves de Moura; https://lattes.cnpq.br/8326269262224451 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-30)
      A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo analisar as práticas docentes para a diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco ...
    • A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado 

      Melo Neto, Antonio Jesus Souza; http://lattes.cnpq.br/2950459234165489 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-14)
      Esta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do ...
    • A reestruturação do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e a formação integral: o legado do Decreto nº 5154/2004 

      Araújo, Erika Brito Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/2247023844322124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-22)
      O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implementado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem como princípio a concepção de formação humana integral, fundamentada no trabalho como princípio ...
    • Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado 

      Pontes, Isabel Ribeiro de Melo; http://lattes.cnpq.br/0157592366056922 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ...
    • As relações entre as concepções de formação integral e seus impactos no desenvolvimento das aulas: um estudo sob a ótica dos docentes de um Campus do Instituto Federal de Pernambuco 

      Nascimento Júnior, José Roberto do; http://lattes.cnpq.br/5520294847732444 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)
      Os Institutos Federais são norteados por pilares como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo na perspectiva de oferecer uma formação omnilateral, pautada na indissociabilidade do ensino, da pesquisa ...
    • Sentidos da gestão escolar no âmbito do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Pernambuco 

      Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa; http://lattes.cnpq.br/4071524369201404 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-12-18)
      A pesquisa de mestrado teve como principal objetivo compreender os sentidos de educação dos gestores de ensino do Instituto Federal de Pernambuco sobre o ensino médio. Para isso, tivemos como objetivos específicos: conhecer ...