Mostrar registro simples

dc.creatorFarias, Kaio Henrique Espindola de
dc.date.accessioned2024-09-16T18:39:08Z
dc.date.available2024-09-16T18:39:08Z
dc.date.issued2024-08-27
dc.identifier.citationFARIAS, Kaio Henrique Espindola de ; CARVALHO, Thaynara Florentino Souza de ; BATISTA, Ygo Neto. Análise dos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes em disciplinas práticas. 40 f. Artigo (Bacharelado em Engenharia Elétrica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1356
dc.description.abstractIn engineering, practical disciplines are essential for students to become protagonists of their own learning, allowing for the direct application of theoretical concepts in real situations. They are also powerful tools to make education more interesting and re- levant, contributing to the formation of more critical and creative citizens, prepared for professional and academic life. Despite the importance of practical disciplines, students at IFPE Campus Pesqueira face difficulties and present low grades in the subjects of Electronics Laboratory II and Microcontrollers. The objective of this work is to select, develop, and test tools for data collection to preliminarily understand the current scena- rio of the teaching-learning process in the Electronics Laboratory II and Microcontrollers subjects. To achieve this objective, theoretical studies were conducted and three techni- ques were selected: non-participant observation in the classroom, questionnaires, and an interview with the teacher. Data collection was carried out using these tools, and the non-participant observation presents six categories of elements that were observed: acts, activities, meanings, participation, relationships, and situations. Questionnaires were developed to evaluate students’ perceptions of the usefulness of the guides, un- derstanding of the theory, confidence in performing the practical tasks, among others. The interview with the teacher aimed to collect information that could not be gathe- red through the other selected methods. Data collection took place during the 2024.1 academic semester, and from the data analysis, it was possible to suggest improve- ments in data collection tools and procedures, as well as to verify the importance of adequate infrastructure, efficient teaching materials, and proper guidance for the un- derstanding and completion of practical activities, among others. Finally, we suggest improvements in the teaching-learning process and provide information for administra- tive decision-making.pt_BR
dc.format.extent40 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARETTA, Giulia et al. O senhor Feynman não estava brincando: A educação tecnológica brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA-COBENGE, XXXIX. [S.l.: s.n.], 2011. CARRAHER. Caminhos e Descaminhos no Ensino de Ciências, 1986. CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012. CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa cientı́fica. Administração on line, v. 1, n. 1, p. 25, 2000. FRANÇA TONHÃO, Simone de; ANDRESSA DE SOUZA, S Medeiros; PRATES, Jorge Marques. Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o ensino de Engenharia de Software. In: SBC. ANAIS do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. [S.l.: s.n.], 2021. P. 143–151. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. [S.l.]: 6. ed. Editora Atlas SA, 2008. GONÇALVES, Francisca Helen Cardoso; SILVA, Ana Carolina Araújo da; ALMEIDA VILARDI, Luisa Gomes de. Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 274–291, 2020. LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n. 107, p. 187–206, 1999. MARCONI, M de A; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientı́fica. São Paulo, editora Atlas, 2003. MASINI, Elcie F Salzano; MOREIRA, Marcos Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. [S.l.]: Vetor Editora, 2023. NUNES, Heberval Moreira et al. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO. Universidade Federal do Maranhão, 2018. RICHARDSON, John TE. Instruments for obtaining student feedback: A review of the literature. Assessment & evaluation in higher education, Taylor & Francis, v. 30, n. 4, p. 387–415, 2005. SILVA, João Batista da. Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 374–390, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectDisciplinas práticas - engenhariaspt_BR
dc.subjectEnsino- aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes - Engenhariapt_BR
dc.subjectLaboratório de Eletrônica - disciplinapt_BR
dc.subjectMicrocontroladores - disciplinapt_BR
dc.titleAnálise dos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes em disciplinas práticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1733689738475106pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Ygo Neto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634712936192571pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Farias, Alexandre Manoel de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509389951374383pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Ygo Neto
dc.contributor.referee2Farias, Alexandre Manoel de
dc.contributor.referee3Oliveira, Monique Maria Batista de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634712936192571pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509389951374383pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391604393524760pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.description.resumoNas engenharias, as disciplinas práticas são essenciais para que os alunos sejam pro- tagonistas do próprio aprendizado, permitindo a aplicação direta dos conceitos teóricos em situações reais, além de serem ferramentas poderosas para tornar o ensino mais interessante e relevante, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e cri- ativos, preparados para a vida profissional e acadêmica. Apesar da relevância das disciplinas práticas, os alunos do IFPE Campus Pesqueira enfrentam dificuldades e apresentam notas baixas nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcon- troladores. O objetivo deste trabalho é selecionar, elaborar e testar ferramentas para coleta de dados visando entender de forma preliminar o cenário atual do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcontrola- dores. Para alcançar este objetivo, estudos teóricos foram realizados e três técnicas foram selecionadas: observação não participante em sala de aula, questionários e en- trevista com o professor. Uma coleta de dados foi realizada com estas ferramentas e a observação não participante apresenta seis categorias de elementos que foram observados: atos, atividades, significados, participação, relacionamentos e situações. Foram elaborados questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre a utilidade dos roteiros, a compreensão da teoria, a confiança na realização das práticas, entre outros. A entrevista com o professor buscou coletar informações que não foram pos- síveis coletar com os outros métodos selecionados. A coleta de dados foi realizada durante o semestre letivo 2024.1 e a partir da análise dos dados foi possível sugerir melhorias nas ferramentas e procedimentos de coletas de dados, bem como verificar a importância de uma infraestrutura adequada, materiais didáticos eficientes, orienta- ção adequada para o entendimento e conclusão das atividades práticas, dentre outros. Por fim, sugerimos melhorias no processo ensino-aprendizagem e fornecemos infor- mações para tomadas de decisões administrativas.pt_BR
dc.creator.name2Carvalho, Thaynara Florentino Souza de
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/4835383381667939pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples