dc.creator | Farias, Kaio Henrique Espindola de | |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T18:39:08Z | |
dc.date.available | 2024-09-16T18:39:08Z | |
dc.date.issued | 2024-08-27 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Kaio Henrique Espindola de ; CARVALHO, Thaynara Florentino Souza de ; BATISTA, Ygo Neto. Análise dos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes em disciplinas práticas. 40 f. Artigo (Bacharelado em Engenharia Elétrica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1356 | |
dc.description.abstract | In engineering, practical disciplines are essential for students to become protagonists
of their own learning, allowing for the direct application of theoretical concepts in real
situations. They are also powerful tools to make education more interesting and re-
levant, contributing to the formation of more critical and creative citizens, prepared for
professional and academic life. Despite the importance of practical disciplines, students
at IFPE Campus Pesqueira face difficulties and present low grades in the subjects of
Electronics Laboratory II and Microcontrollers. The objective of this work is to select,
develop, and test tools for data collection to preliminarily understand the current scena-
rio of the teaching-learning process in the Electronics Laboratory II and Microcontrollers
subjects. To achieve this objective, theoretical studies were conducted and three techni-
ques were selected: non-participant observation in the classroom, questionnaires, and
an interview with the teacher. Data collection was carried out using these tools, and
the non-participant observation presents six categories of elements that were observed:
acts, activities, meanings, participation, relationships, and situations. Questionnaires
were developed to evaluate students’ perceptions of the usefulness of the guides, un-
derstanding of the theory, confidence in performing the practical tasks, among others.
The interview with the teacher aimed to collect information that could not be gathe-
red through the other selected methods. Data collection took place during the 2024.1
academic semester, and from the data analysis, it was possible to suggest improve-
ments in data collection tools and procedures, as well as to verify the importance of
adequate infrastructure, efficient teaching materials, and proper guidance for the un-
derstanding and completion of practical activities, among others. Finally, we suggest
improvements in the teaching-learning process and provide information for administra-
tive decision-making. | pt_BR |
dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARETTA, Giulia et al. O senhor Feynman não estava brincando: A educação
tecnológica brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM
ENGENHARIA-COBENGE, XXXIX. [S.l.: s.n.], 2011.
CARRAHER. Caminhos e Descaminhos no Ensino de Ciências, 1986.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do
questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.
CHAGAS, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa cientı́fica.
Administração on line, v. 1, n. 1, p. 25, 2000.
FRANÇA TONHÃO, Simone de; ANDRESSA DE SOUZA, S Medeiros;
PRATES, Jorge Marques. Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem
baseada em projetos e gamificação para o ensino de Engenharia de Software. In:
SBC. ANAIS do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. [S.l.: s.n.], 2021.
P. 143–151.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. [S.l.]: 6. ed. Editora
Atlas SA, 2008.
GONÇALVES, Francisca Helen Cardoso; SILVA, Ana Carolina Araújo da;
ALMEIDA VILARDI, Luisa Gomes de. Os Desafios na Utilização do Laboratório de
Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza. Revista Insignare
Scientia-RIS, v. 3, n. 2, p. 274–291, 2020.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola
tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, Fundação Carlos Chagas,
n. 107, p. 187–206, 1999.
MARCONI, M de A; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientı́fica.
São Paulo, editora Atlas, 2003.
MASINI, Elcie F Salzano; MOREIRA, Marcos Antonio. Aprendizagem significativa:
condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. [S.l.]:
Vetor Editora, 2023.
NUNES, Heberval Moreira et al. DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM KIT
EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO.
Universidade Federal do Maranhão, 2018.
RICHARDSON, John TE. Instruments for obtaining student feedback: A review of the
literature. Assessment & evaluation in higher education, Taylor & Francis, v. 30,
n. 4, p. 387–415, 2005.
SILVA, João Batista da. Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação
utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 374–390,
2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas práticas - engenharias | pt_BR |
dc.subject | Ensino- aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de Eletrônica - disciplina | pt_BR |
dc.subject | Microcontroladores - disciplina | pt_BR |
dc.title | Análise dos fatores que influenciam no desempenho dos estudantes em disciplinas práticas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1733689738475106 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Ygo Neto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634712936192571 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Farias, Alexandre Manoel de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509389951374383 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Ygo Neto | |
dc.contributor.referee2 | Farias, Alexandre Manoel de | |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Monique Maria Batista de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8634712936192571 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3509389951374383 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4391604393524760 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas engenharias, as disciplinas práticas são essenciais para que os alunos sejam pro-
tagonistas do próprio aprendizado, permitindo a aplicação direta dos conceitos teóricos
em situações reais, além de serem ferramentas poderosas para tornar o ensino mais
interessante e relevante, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e cri-
ativos, preparados para a vida profissional e acadêmica. Apesar da relevância das
disciplinas práticas, os alunos do IFPE Campus Pesqueira enfrentam dificuldades e
apresentam notas baixas nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcon-
troladores. O objetivo deste trabalho é selecionar, elaborar e testar ferramentas para
coleta de dados visando entender de forma preliminar o cenário atual do processo de
ensino-aprendizagem nas disciplinas de Laboratório de Eletrônica II e Microcontrola-
dores. Para alcançar este objetivo, estudos teóricos foram realizados e três técnicas
foram selecionadas: observação não participante em sala de aula, questionários e en-
trevista com o professor. Uma coleta de dados foi realizada com estas ferramentas
e a observação não participante apresenta seis categorias de elementos que foram
observados: atos, atividades, significados, participação, relacionamentos e situações.
Foram elaborados questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre a utilidade
dos roteiros, a compreensão da teoria, a confiança na realização das práticas, entre
outros. A entrevista com o professor buscou coletar informações que não foram pos-
síveis coletar com os outros métodos selecionados. A coleta de dados foi realizada
durante o semestre letivo 2024.1 e a partir da análise dos dados foi possível sugerir
melhorias nas ferramentas e procedimentos de coletas de dados, bem como verificar
a importância de uma infraestrutura adequada, materiais didáticos eficientes, orienta-
ção adequada para o entendimento e conclusão das atividades práticas, dentre outros.
Por fim, sugerimos melhorias no processo ensino-aprendizagem e fornecemos infor-
mações para tomadas de decisões administrativas. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Carvalho, Thaynara Florentino Souza de | |
dc.creator.Lattes2 | https://lattes.cnpq.br/4835383381667939 | pt_BR |