Mostrar registro simples

dc.creatorDias, Karina Teixeira
dc.date.accessioned2024-07-29T14:08:59Z
dc.date.available2024-07-29T14:08:59Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.identifier.citationDIAS, Karina Teixeira; MARTINS, Jonathan C. A.; SOUZA, Marcos P. 30 Réis: rede social educacional como foco na orientação vocacional. Jaboatão dos Guararapes, 2023. 25p. (Artigo - Trabalho de conclusão de curso da Especialização em Desenvolvimento, inovação e tecnologias emergentes)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1305
dc.description.abstractThis article discusses the development of the educational social network 30 RÉIS. The MVP of 30 RÉIS and this article are partial requirements for obtaining the title of Specialist in Development, Innovation and Emerging Technologies. Social networks are virtual spaces where the users interact by sending messages and sharing content. There are several social networks on the market, each with a specific purpose and target audience. The 30 RÉIS social network is focused on sharing information about courses, especially undergraduate courses, and educational institutions. In addition to offering its users a vocational guidance service. This service will enable personalized vocational guidance, focused on the contractor's profile. In a second moment, 30 RÉIS will offer the professional guidance service, this being intermediated by professionals with of expertise in the subject that the contractor intends to invest in. In addition to personalized services, 30 RÉIS offers several functionalities that allow the user to make a more assertive choice about which course to take and at which institution. Access to this type of information culminates in a more assertive choice of course and career to invest in, reducing frustrations and dropouts. Through 30 RÉIS, risks are minimized and, consequently, there is a greater possibility of professional success, personal satisfaction and a decrease in university dropouts.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDIFES. MEC e universidades estudam planos para combater a evasão. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=12901. Acessado em 12/05/2023. COSTA, Maria Inês Corte; VITÓRIA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico: aportes para os processos de avaliação da educação superior. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PUCPR, 2017. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26956_13785.pdf> Acesso em: 06/11/2022. GUIMARÃES, Augusto. CRM Educacional. Evasão no ensino superior – Por que e como acontece? (2018). Disponível em https://crmeducacional.com/evasao-no-ensino-superior/. Acesso em 05/07/2023. INEP. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior. Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/201 7/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Acessado em 13/12/2022. INEP. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior (2016). Disponível em: https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/201 7/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Acessado em 13/03/2023. NASCIMENTO, Jade. Quais são as causas da evasão no ensino superior. Disponível em: https://crmeducacional.com/quais-sao-as-causas-da-evasao/. Acessado em: 10/03/2023. SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 11o Edição. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/. Acessado em: 13/03/2023. SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 12o Edição. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-12/brasil/. Acessado em: 13/03/2023. TEIXEIRA, Rita; MENTGES, Manuir; KAMPFF, Adriana. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. Disponível em https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Sup erior_um_Estudo_Sistematico.pdfpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectOrientação vocacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.title30 Réis: rede social educacional com foco na orientação vocacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3720969574339252pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.advisor2Aureliano, Viviane Cristina Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683834339342079pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543043549166010pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.referee2Aureliano, Viviane Cristina Oliveira
dc.contributor.referee3Silva, Carlos José Pereira da
dc.contributor.referee4Oliveira Júnior, Nilson Cândido de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683834339342079pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543043549166010pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp:// lattes.cnpq.br/ 8274251851605510pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttps:// lattes.cnpq.br/ 2659562579950192pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda o desenvolvimento da rede social educacional 30 RÉIS. O mínimo produto viável (MVP) do 30 RÉIS e este artigo são requisitos parciais para obtenção do título de especialista em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes do IFPE. As redes sociais são espaços virtuais onde usuários se relacionam através do envio de mensagens e compartilhamento de conteúdo. Existem diversas redes sociais no mercado, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. A rede social 30 RÉIS é focada no compartilhamento de informação sobre cursos, em especial de graduação, e instituições de ensino. Tem como propósito também, oferecer a seus usuários o serviço de orientação vocacional. Este serviço, possibilitará a orientação vocacional personalizada, focada no perfil do contratante. No futuro breve, o 30 RÉIS oferecerá o serviço de orientação profissional, sendo este serviço intermediado por profissionais da área de atuação que o contratante pretende investir. Além dos serviços personalizados, o 30 RÉIS disponibiliza várias funcionalidades que possibilitam que o usuário faça uma escolha mais assertiva sobre qual curso fazer e em qual instituição. O acesso a esse tipo de informação culmina numa escolha mais acertada de curso e carreira, diminuindo frustrações e desistência. Através do 30 RÉIS, os riscos são minimizados e, como consequência, há maior possibilidade de sucesso profissional, satisfação pessoal e diminuição da evasão universitária.pt_BR
dc.creator.name2Souza, Marcos Paulo de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9996958595470351pt_BR
dc.creator.ID30009-0005-6275-2202pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/9996958595470351pt_BR
dc.creator.name3Martins, Jonathan Castro Alves


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples