dc.creator | Dias, Karina Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T14:08:59Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T14:08:59Z | |
dc.date.issued | 2023-07-10 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Karina Teixeira; MARTINS, Jonathan C. A.; SOUZA, Marcos P. 30 Réis: rede social educacional como foco na orientação vocacional. Jaboatão dos Guararapes, 2023. 25p. (Artigo - Trabalho de conclusão de curso da Especialização em Desenvolvimento, inovação e tecnologias emergentes) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1305 | |
dc.description.abstract | This article discusses the development of the educational social network 30 RÉIS. The
MVP of 30 RÉIS and this article are partial requirements for obtaining the title of
Specialist in Development, Innovation and Emerging Technologies. Social networks
are virtual spaces where the users interact by sending messages and sharing content.
There are several social networks on the market, each with a specific purpose and
target audience. The 30 RÉIS social network is focused on sharing information about
courses, especially undergraduate courses, and educational institutions. In addition to
offering its users a vocational guidance service. This service will enable personalized
vocational guidance, focused on the contractor's profile. In a second moment, 30 RÉIS
will offer the professional guidance service, this being intermediated by professionals
with of expertise in the subject that the contractor intends to invest in. In addition to
personalized services, 30 RÉIS offers several functionalities that allow the user to
make a more assertive choice about which course to take and at which institution.
Access to this type of information culminates in a more assertive choice of course and
career to invest in, reducing frustrations and dropouts. Through 30 RÉIS, risks are
minimized and, consequently, there is a greater possibility of professional success,
personal satisfaction and a decrease in university dropouts. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANDIFES. MEC e universidades estudam planos para combater a evasão. Disponível
em: https://www.andifes.org.br/?p=12901. Acessado em 12/05/2023.
COSTA, Maria Inês Corte; VITÓRIA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico:
aportes para os processos de avaliação da educação superior. In: XII CONGRESSO
NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PUCPR, 2017. Disponível em:
<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26956_13785.pdf> Acesso em:
06/11/2022.
GUIMARÃES, Augusto. CRM Educacional. Evasão no ensino superior – Por que e como acontece? (2018). Disponível em https://crmeducacional.com/evasao-no-ensino-superior/. Acesso em 05/07/2023.
INEP. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior.
Disponível em:
https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/201
7/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Acessado em 13/12/2022.
INEP. Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior (2016).
Disponível em:
https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/201
7/metodologia_indicadores_trajetoria_curso.pdf. Acessado em 13/03/2023.
NASCIMENTO, Jade. Quais são as causas da evasão no ensino superior. Disponível
em: https://crmeducacional.com/quais-sao-as-causas-da-evasao/. Acessado em:
10/03/2023.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 11o Edição. Disponível em:
https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/brasil/. Acessado em: 13/03/2023.
SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil 12o Edição. Disponível em:
https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-12/brasil/. Acessado em: 13/03/2023.
TEIXEIRA, Rita; MENTGES, Manuir; KAMPFF, Adriana. Evasão no ensino superior:
um estudo sistemático. Disponível em
https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Sup
erior_um_Estudo_Sistematico.pdf | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject | Orientação vocacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.title | 30 Réis: rede social educacional com foco na orientação vocacional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3720969574339252 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento Júnior, Francisco do | |
dc.contributor.advisor2 | Aureliano, Viviane Cristina Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683834339342079 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7543043549166010 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento Júnior, Francisco do | |
dc.contributor.referee2 | Aureliano, Viviane Cristina Oliveira | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Carlos José Pereira da | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira Júnior, Nilson Cândido de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683834339342079 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7543043549166010 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http:// lattes.cnpq.br/ 8274251851605510 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | https:// lattes.cnpq.br/ 2659562579950192 | pt_BR |
dc.publisher.department | Jaboatão dos Guararapes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo aborda o desenvolvimento da rede social educacional 30 RÉIS. O mínimo
produto viável (MVP) do 30 RÉIS e este artigo são requisitos parciais para obtenção
do título de especialista em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes do
IFPE. As redes sociais são espaços virtuais onde usuários se relacionam através do
envio de mensagens e compartilhamento de conteúdo. Existem diversas redes sociais
no mercado, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. A rede social
30 RÉIS é focada no compartilhamento de informação sobre cursos, em especial de
graduação, e instituições de ensino. Tem como propósito também, oferecer a seus
usuários o serviço de orientação vocacional. Este serviço, possibilitará a orientação
vocacional personalizada, focada no perfil do contratante. No futuro breve, o 30 RÉIS
oferecerá o serviço de orientação profissional, sendo este serviço intermediado por
profissionais da área de atuação que o contratante pretende investir. Além dos
serviços personalizados, o 30 RÉIS disponibiliza várias funcionalidades que
possibilitam que o usuário faça uma escolha mais assertiva sobre qual curso fazer e
em qual instituição. O acesso a esse tipo de informação culmina numa escolha mais
acertada de curso e carreira, diminuindo frustrações e desistência. Através do 30
RÉIS, os riscos são minimizados e, como consequência, há maior possibilidade de
sucesso profissional, satisfação pessoal e diminuição da evasão universitária. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Souza, Marcos Paulo de | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/9996958595470351 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 0009-0005-6275-2202 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/9996958595470351 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Martins, Jonathan Castro Alves | |