dc.relation | ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância: conceitos e história no Brasil
e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. Disponível em:
http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf. Acesso
em: 11 Jan de 2023.
ALMEIDA, L.A.A.; MENDES, S.A.O.; AZEVEDO, A.P.L.A. O estágio supervisionado
na formação de professores como espaço-tempo de reflexão sobre e na prática.
págs. 108-120
ARAUJO, G. T. G. Estágio supervisionado: espaço e tempo de formação do
pedagogo para a atuação profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em educação) -
Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora,
Juiz de Fora, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2692.
Acesso em: 22 de Out 2022.
AZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo. O estágio supervisionado na formação de
professores como espaço-tempo de reflexão sobre e na prática. Laplage em Revista
(Sorocaba), vol. 5, n. 1, jan.- abr. 2019, p. 108-120. Disponível em:
https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/435/394. Acesso
em: 23 Out. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Disponível em: (16)
BARDlN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa edições, 70, 225. | Renan Silva -
Academia.edu. Acesso em: 02 Fev. 2023.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de
ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp
Editora, 2006.
BENITES, Larissa C. Identidade do professor de Educação Física: um estudo sobre
saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência
da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio
Claro-SP, 2007.
CHAER, G; DINIZ, R. R. P; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa
educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
Comissão bicameral de formação de professores ministério da educação conselho
nacional de educação projeto de resolução de 2015. Parecer CNE/CP no 2, de 9 de
junho de 2015. homologado por Despacho do Ministro de Estado da Educação
publicado no Diário Oficial da União, 2015.
Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. de M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO
NA PANDEMIA DA COVID-19. EDUCAÇÃO, 8(3), 200–217. Disponível em:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Acesso em: 22 Out de 2022.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 17/06/2020 | Edição: 114 | Seção: 1 |
Página: 62 Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro PORTARIA No 544,
DE 16 DE JUNHO DE 2020.
FIA BUSINESS SCHOOL. Impactos da pandemia na educação: quais foram e como
reverter? Disponível em:
https://fia.com.br/blog/impactos-da-pandemia-na-educacao/. Acesso em 11 Jan de
2023.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos
da pandemia. Rio de Janeiro, 19 jul. 2023. Disponível em:
https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemi
a. Acesso em: 03 jul. 2023.
FRANCO, Maria Amélia do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez,
2012.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança.12. ed. São Paulo: Paz e Terra.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
GOMES DA SILVA ARAÚJO, E.; ALVES DA SILVA, H. O Estágio Supervisionado em
Geografia e as possibilidades/dificuldades no uso das TIC. Cadernos de Estágio, [S.
l.], v. 3, n. 2, 2021. Disponível em:
https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/27565. Acesso em: 06 ago.
2022.
HENRIQUE, T. Covid-19 e a Internet (ou Estou em isolamento social físico). Revista
Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, V.8 • N.3 • 2020. Disponível
em:<https://periodicos.set.edu.br/index.php/humanas/article/view/8713>. Acesso em:
22 Out 2022.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança
e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia.
Recife, 2019. Disponível em:
https://portal.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/proj
eto-pedagogico/ppc-licenciatura-em-geografia-recife_revisado_28_12_2018.pdf/view
. Acesso em: 08 Nov. 2022.
LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. (1997) Educação a distância:
algumas considerações. Rio de Janeiro.
LIBÂNEO, J. C. e PIMENTA, S. G. “Formação dos profissionais da educação: visão
drítica e perspectivas de mudança”. In: Educação & Sociedade. Campinas: Cedes no
68, pp.239-277, 1999.
LUGLE, Andreia M. Cavaminami. MAGALHÃES, C. O papel do estágio na formação
do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA ELETRÔNICA
PRO-DOCÊNCIA/UEL. Edição No. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume4/TEXTO%2012%
20-%20p.%20119%20a%20128.pdf.
MARCELO, Carlos G. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro.
Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n.08, p.7-22, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia
Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. DESLANDES, Suely Ferreira. GOMES, Romeu.
Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e
criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E
TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DE PERNAMBUCO PORTARIA No 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teórica e
prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, Selma G. “A Didática como mediação na construção da identidade do
professor: uma experiência de ensino e pesquisa”. In: ANDRÉ, M. e OLIVEIRA, M.
R. (orgs.). Alternativas do Ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.
PIMENTA, Selma G. & LIMA, Maria Socorro L. Estágio e Docência. São Paulo.
Cortez Editora. 2004.
PIMENTA, S. G, GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2o grau: propondo a
formação de professores. São Paulo: Cortez, 1990.
PIMENTA, S. G, LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento
profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, no 34, jan./abr. 2007, p. 94-103.
REDAÇÃO OPERA MUNDI. A OMS decidiu chamar de COVID-19 doença causada
pelo novo coronavírus. Disponível em: Opera Mundi: OMS decide chamar de
COVID-19 doença causada pelo novo coronavírus (uol.com.br). Acesso em 12 Ago
de 2022.
RIGGS, S. Student-centered remote teaching: Lessons learned from online
education. EDUCAUSE Review, 15 de abril, 2020. Disponível em:
https://er.educause.edu/blogs/2020/4/student-centered-remoteteaching-lessons-learn
ed-from-online-education. Acesso em: 15 Abril 2023.
Sputnik. Moscou (Rússia). Opera Mundi. OMS decide chamar de COVID-19 doença
causada pelo novo coronavírus. Publicado em 11 Fev de 2020. Disponível em:
Opera Mundi: OMS decide chamar de COVID-19 doença causada pelo novo
coronavírus (uol.com.br). Acesso em: 13 Ago de 2022.
UNESCO, 2020. COVID-19: impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.
org/covid19/educationresponse. Acesso em: 15 Abril. 2023.
Unicesumar Educação a Distância. Conheça a diferença entre ensino remoto e EAD.
Publicado em: 30 de abril de 2020. Disponível em:
https://www.unicesumar.edu.br/blog/diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead/. Acesso
em: 05 de Julho de 2021.
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a
potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde –
Manguinhos, Rio de Janeiro, v.28, n.4, out.-dez. 2021, p.1263-1267. Acesso em: 12
Ago de 2022.
MOCKLER, Nicole. Beyond ‘what works’: understanding teacher identity as a
practical and political tool. Teachers and Teaching: Theory and Practice, v.17, n.5,
p.517-528. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/254346780_Beyond_%27what_works%27_
Understanding_teacher_identity_as_a_practical_and_political_tool. Acesso em: 21
Out de 2022. | pt_BR |